HOJE
Longevidade
Por Marcius Azevedo
Há 19 anos no Caxias do Sul Basquete, Rodrigo Barbosa vai para sua oitava temporada de NBB CAIXA e aposta em Shamell para liderar sua jovem equipe
A história do Caxias do Sul Basquete não existe sem o técnico Rodrigo Barbosa. O treinador está no clube gaúcho desde sua fundação, em 2006, e vai para sua oitava temporada do NBB CAIXA em 2024/25. São 230 jogos no comando da equipe apenas no maior campeonato de basquete do País.
“Hoje, no esporte brasileiro, pegando todas as modalidades, é difícil encontrar um técnico há 19 anos comandando uma equipe. Fico muito feliz por isso e espero que possamos conseguir fazer um grande trabalho e levar o Caxias aos playoffs, ao lugar mais longe na competição, mesmo sabendo das nossas limitações, dificuldades, mas é importante termos consciência de que estarmos trabalhando da melhor forma, com os pés no chão e sempre buscando o melhor para o clube”, afirmou Rodrigo Barbosa.

Rodrigo Barbosa vai comandar o Caxias do Sul em sua oitava temporada no NBB CAIXA. Foto: Matheus Magnani
Vale ressaltar que o treinador foi campeão da Liga Ouro em 2015, torneio de acesso ao NBB CAIXA. A primeira temporada do Caxias do Sul Basquete na elite do basquete nacional aconteceu em 2015/16. O melhor desempenho aconteceu em 2017/2018, quando o time gaúcho se garantiu nos playoffs com o quinto lugar na fase de classificação. Depois passou pelo Botafogo nas oitavas de final e caiu no mata-mata seguinte, diante do Mogi Basquete.
+ Isaac Gonçalves e Raul Caldas são reforços do Caxias do Sul Basquete
Depois disso, o time gaúcho ficou fora de duas edições, voltando na retomada do NBB CAIXA após o período da pandemia da covid-19. Na temporada passada, o Caxias do Sul Basquete conquistou oito vitórias em 36 jogos e não conseguiu se classificar para os playoffs. Cenário que Rodrigo Barbosa pretende mudar em 2024/25 e, para isso, alterou um pouco o planejamento.
“Depois da pandemia (da covid-19) vamos para a quinta temporada seguida e isso é bem positivo para o clube. Estamos adotando uma estratégia muito parecida com a do ano passado em função de ter uma boa base de atletas da LDB. A diferença é que esse ano estamos trazendo alguns jogadores com mais experiência no mercado nacional”, afirmou o treinador.
A tal experiência citada pelo treinador atende pelo nome de Shamell, maior cestinha da história do NBB CAIXA com 8,935 pontos. Aos 44 anos, o americano aceitou o convite do Caxias do Sul Basquete e vai disputar sua 17ª temporada. São 519 jogos, com médias de 17,2 pontos, 3,9 rebotes e 3,1 assistências para 16,1 de eficiência.
+ Shamell chega para dar experiência ao elenco do Caxias do Sul Basquete
Além de Shamell, o time gaúcho contratou Isaac Gonçalves, 34 anos, com 14 temporadas de NBB CAIXA no currículo. O restante do elenco, como disse Rodrigo Barbosa, será formado por jogadores jovens e promissores, como Raul Caldas, Vini Chagas e Léo Craveiro. “É um desafio grande. Uma mescla de jovens com jogadores experientes. Com o trabalho podemos buscar um equilíbrio para que a equipe tenha uma boa participação no NBB CAIXA”, finalizou o treinador.
A temporada 2024/25 do NBB CAIXA começa no dia 12 de outubro, com o clássico entre R10 Score Vasco da Gama e Flamengo, e o Caxias do Sul Basquete entra em quadra pela primeira vez três dias depois para enfrentar o Fortaleza BC/CFO, fora de casa.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca