HOJE
Los hermanos están preparados
Por Liga Nacional de Basquete
Conheça quem se destaca nos quatro clubes argentinos que serão os adversários das equipes brasileiras no Torneio Interligas.
Os quatro clubes da Liga Nacional de Básquetbol, da Argentina, já estão definidos para disputar o Torneio Interligas, neste mês de abril. Na Argentina, a fase de classificação do campeonato nacional terminou neste último final de semana, com o Peñarol terminando na liderança da competição, com uma campanha de 23 vitórias e sete derrotas; em segundo ficou o Atenas, com 22 vitórias e oito derrotas; em terceiro, o Juventud Sionista, com 17 vitórias e 13 derrotas; mesma campanha do quarto colocado, o Libertad Sunchales.
O líder da Liga Argentina, o Peñarol, pode ser considerado um dos grandes favoritos ao título do Torneio Interligas. O time comandado pelo técnico da seleção da Argentina, Sergio Hernandez, tem a melhor campanha no campeonato nacional, foi campeã da última edição da Liga das Américas e, ainda, jogará em casa, na cidade de Mar Del Plata, um dos quadrangulares da competição. O campeão olímpico em Atenas 2004, o ala/pivô Léo Gutierrez, e o ala norte-americano Kyle Lamonte são os principais nomes do elenco.
Outro forte candidato ao título é o Atenas, um dos times mais tradicionais do basquete argentino e detentor de nove títulos nacionais, alguns deles sob o comando do atual técnico da Seleção Brasileira, Rubén Magnano. Nesta temporada, a equipe possui o segundo cestinha da Liga Argentina, o ala/pivô Diego Lo Grippo, com média de 17,4 pontos por partida. Além disso, conta com uma característica marcante a pontaria nos 3 pontos. O ala Juan Locatelli é o principal arremessador do campeonato, com 45% de aproveitamento (94 arremessos certos em 167 tentativas).
O terceiro colocado, o Juventud Sionista, é o clube que está mais eufórico com essa participação no Torneio Interligas, afinal, nesta temporada, conseguiu chegar à melhor campanha da história no campeonato nacional. Antes da edição 2009/2010, o time só havia chegado à décima colocação na tabela de classificação. O Juventud vem surpreendendo os grandes times na Argentina liderados pelo armador Luís Cequeira, que possui médias de 15 pontos e 4,4 assistências por jogo.
Mais conhecido que o Juventud, o quarto colocado Libertad Sunchales comemora, neste ano, o centenário do clube. Vencer um torneio internacional diante dos rivais brasileiros está, definitivamente, nos objetivos da equipe. O experiente pivô Rubén Wolkowysky, campeão olímpico em Atenas 2004, é o líder do time, assim como o irmão do ala do San Antonio Spurs, Manu Ginóbili, Sebastián Ginóbili. Além dos dois argentinos, o ala norte-americano, Laron Profit, se destaca ofensivamente, com média de 17 pontos por partida, sendo o quarto cestinha da Liga.