HOJE
LDB de cara nova
Por Juvenal Dias
Um dos ícones da nova geração do basquete brasileiro, Lucas Dias é homenageado com sua jogada característica na identidade visual da Liga de Desenvolvimento de Basquete
A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) está de cara nova. Com inspiração no novo logo do NBB CAIXA, a competição das jovens promessas do basquete brasileiro terá sua identidade reformulada e Lucas Dias é o cara da silhueta da LDB. O ala-pivô segue os passos de Alex Garcia como ídolo do esporte e terá o seu “fadeaway” estampado novo logo da competição.
Atualmente defendendo o Sesi Franca, o ala-pivô competiu nos cinco primeiros anos de LDB pelo Pinheiros, clube com o qual foi campeão na sua última participação, em 2015.
Ao saber da novidade e ver o novo logo, Lucas Dias ficou emocionado: “A cada ano que não ganhava a LDB, me frustrava e eu voltava para tentar no ano seguinte. A LDB é um motivo de inspiração. Estou muito feliz, de coração, não só pelo logo da LDB, mas também pela marca que estão desenvolvendo para mim. É uma coisa surreal, que nunca imaginei para minha vida, só pensava em jogar basquete. Hoje tenho todo o suporte da Liga, do Lula Ferreira. Não só pelo Franca, mas pela minha família, pela Carol (esposa) e pelo meu filho, que, daqui dez ou doze anos, pode ver que eu vou continuar sendo o logo da LDB. Fico feliz mesmo, é uma gratidão que vou levar para minha vida, nunca vou esquecer o que vocês estão fazendo por mim, muito obrigado”, afirmou.
Lucas Dias fez questão de agradecer a muitas pessoas que passaram pelo seu caminho e lembrar toda sua trajetória e esforço daquela época que jogava na LDB. “Queria agradecer a toda a Liga, nunca tive noção da onde isso poderia chegar. Sempre sou um cara muito família, gostaria de agradecer muito a minha esposa por fazer parte de tudo isso, ao meu irmão também e ao meu filho. Muito feliz de ver essa trajetória da LDB. Nunca pensei que chegaria nessa dimensão, sempre trabalhei muito duro. Gostaria de agradecer a algumas pessoas também que fizeram parte dessa trajetória, que é o caso do Shamell, do Helinho, do David Jackson, são pessoas que sempre estarão na minha vida. Queria agradecer também a minha mãe por todo o suporte, tudo começou quando saí de casa com 14 anos e ela sempre acreditou que poderia ser uma pessoa diferente, que poderia mudar as condições de vida da minha família.”
Ver essa foto no Instagram
“Hoje sou muito realizado por ter dado uma casa para minha mãe. Espero que meu filho, daqui dez anos, quando crescer, possa ver essa homenagem que vocês fizeram para mim e possa guardar com todo o carinho. Quero ser uma fonte de inspiração para todas as crianças, para todas as pessoas que sonham em ter uma condição boa de vida. Sempre acreditar e trabalhar duro, que o sucesso vai aparecer. Não só falar, mas ter a atitude e demonstrar para as outras pessoas. Sempre me espelhei no meu pai, que trabalhava muito, deixava de comer para deixar comida para nós, foi algo que sempre mexeu comigo. Meu irmão, quando saiu de Minas, dava o salário dele para comprar um tênis de basquete para mim. Então só posso agradecer a todos eles por esse suporte e fazer com que eu chegasse até aqui”, continuou.
“Nunca imaginei que seria parte de um logo, de uma história tão bonita. A LDB foi algo que mudou minha vida, divisor de águas de categoria de base para o adulto. Tenho muito a agradecer a LDB, porque pude colocar em prática algumas coisas que aprendia no adulto com Shamell e outras pessoas na época. Meu irmão me ensinava muito. Esse símbolo é uma forma de mostrar para as pessoas que, o quanto mais elas sonharem e trabalharem, o esforço vai falar por si só. Não importa o tamanho do sonho, trabalhar e acreditar que pode chegar é o que realiza. Fico feliz de transmitir isso para os moleques e, se depender de mim, quero falar mais vezes”, acrescentou.
Conheça um pouco mais de Lucas Dias
Natural de Bauru (SP), Lucas Dias têm 28 anos e começou a jogar basquete ainda criança por influência do irmão Diego que treinava em uma escola local. Passou pela Associação Luso Brasileira de Bauru antes de ir para o Pinheiros em 2010. Em 2012, aos 16 anos, foi MVP do Jordan Brand Classic, evento internacional com jovens talentos.
Pela LDB, Lucas Dias tem 69 partidas, com 1255 pontos anotados (18,2 de média por partida), 558 rebotes (8,1) e 128 assistências (1,9), para uma média de 19,9 de eficiência.
No adulto, está em sua 13ª temporada do NBB CAIXA, tendo iniciado sua trajetória ainda na temporada 2011/12, com o Pinheiros, mantendo-se no clube pelas cinco primeiras temporadas de sua carreira e conquistando a Liga das Américas de 2013. Foi quando transferiu-se para o Paulistano e emendou uma final na temporada 2016/17 e o título de 2017/18, único do clube, além do Campeonato Paulista de 2017. Em seguida, mudou-se para o Sesi Franca, clube no qual tem construído um grande legado de conquistas e grandes atuações.
Com o Sesi Franca, conquistou as últimas duas edições do NBB CAIXA, duas Copas Super 8, uma BCLA, um Mundial Intercontinental, uma Liga Sul-Americana e quatro campeonatos Paulistas. Dentro do NBB CAIXA, foi o destaque jovem 2015/16, MVP da temporada 2022/23 e MVP das finais da temporada anterior. Além disso, levou por três anos a eleição de melhor pivô e foi o cestinha da temporada 2020/21.
A escolha e desenvolvimento do novo logo da LDB
Nunca é um processo simples criar uma identidade visual nova e um logo traduza todo o conceito que uma marca quer transmitir. A escolha de Lucas Dias, das cores, do formato das letras foi um desenvolvimento de uma ideia que surgiu há um ano e foi executada por três integrantes do time de design da Liga Nacional de Basquete, encabeçada pelo diretor de arte Daniel Gama, além dos dois designers Gabriel Rossi e Yan Pedro.
“A ideia de refazer o logo da LDB veio desde que o logo do NBB CAIXA foi atualizado, vimos a importância de manter uma unidade e familiaridade entre as marcas da Liga Nacional de Basquete, fazendo com que dialoguem entre e si. Então, foi passado para a equipe que a marca tivesse características similares ao do NBB CAIXA, mas com sua própria personalidade. Lucas Dias é um fenômeno desde a base, foi um jogador muito dominante na LDB e essa dominância se estendeu quando chegou ao adulto, empilhando títulos e prêmios individuais e além disso, sendo protagonista. É um jogador que foi lapidado na LDB e hoje é um dos grandes nomes do basquete nacional, é a jornada que esperamos que mais jovens aspirem e se inspirem em suas carreiras”, explicou Daniel Gama, apontando tudo o que foi pensado para a execução do projeto.
“Tínhamos de deixar o mais semelhante possível ao logo do novo NBB CAIXA. Estudei o logo, deixamos as arestas arredondas, a mesma tipografia, e com a inserção do Lucas Dias foi uma maneira de construir essa família de marcas”, explicou Yan Pedro. “Como o azul é algo muito forte na família NBB CAIXA, usamos um azul mais claro do que o do NBB CAIXA para mostrar todo esse desenvolvimento, contar uma história de crescimento”, acrescentou.
Gabriel Rossi viu uma oportunidade de ser mais ousado. “O Yan criou um logo mais pés no chão, parecido com o logo atual do NBB CAIXA, e eu vi uma oportunidade de criar um logo mais ousado, com toda essa fundamentação que estávamos buscando. Um logo jovem, com o D, de desenvolvimento, no centro de tudo. A questão da velocidade, da juventude, da vontade de crescer. Fiz as letras mais próximas, as letras estão invadindo o espaço da outra, até como uma analogia ao jovem que está buscando o seu espaço pela LDB”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
A LDB
Tão logo o NBB CAIXA termine, o amante do basquete nacional não ficará “órfão” de boas disputas pelas quadras dos principais ginásios do País. Isso porque no dia 20 de junho de 2024 (quinta-feira) começa a 13ª edição da LDB, competição para atletas até 23 anos. Dessa vez, o campeonato será o maior da história, com 26 clubes divididos em dois grupos. A LDB começou em 2011 e só não foi realizada em 2020, por causa da pandemia de covid-19.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.