#JOGAJUNTO

NBB Caixa

O melhor título

19-06-2025 | 01:35
Por Marcius Azevedo

Após conquistar o tetra pelo Sesi Franca e o quinto título do NBB CAIXA na história, Lucas Dias desabafa: "Em termos de história assim, é o melhor título da minha carreira"

A história de uma lenda se escreve com conquistas e Lucas Dias gravou mais um capítulo inesquecível na sua. Ele chegou ao quinto título do NBB CAIXA ao ser campeão com o Sesi Franca na temporada 2024/25 e entrou para um seleto grupo, agora ao lado de Marcelinho Machado e Gegê. Jhonatan Luz, Marquinhos e Olivinha, com seis conquistas, ainda são os maiores vencedores.

A conquista do quinto título, sendo o primeiro com o Paulistano/CORPe, na temporada 2017/18, porém, vai muito além de um novo status entre os maiores vencedores do NBB CAIXA. Para Lucas Dias, o título desta temporada é o mais especial por todos os desafios que ele superou até erguer o troféu como capitão da equipe francana ao superar o KTO Minas.

Lucas Dias foi mais uma vez importante na conquista do Sesi Franca no NBB CAIXA. Foto: João Pires/LNB

“Sempre falo que cada playoff, cada título, é uma história que vem sendo escrita, que eu quero, sempre sonhei, sempre é um objetivo. Penso muito na minha família. Foi um ano desafiador, foi o pior ano para mim disparado, da minha lesão, da perda de um cara especial, que era meu sogro. Foi muito difícil. Pessoas mandando mensagens negativas, falando que o nosso time era ruim”, desabafou.

“Perdemos dois títulos em que o time do Flamengo foi muito superior ao nosso, jogaram demais, passaram por cima da gente. Aquilo fez com que colocássemos o pé no chão, que treinássemos mais, que quiséssemos mais. Ainda não estou no meu 100%, mas não tem nada melhor do que terminar uma temporada com um título que, para mim, é o melhor título, em termos de história assim, da minha carreira”, acrescentou.

Lucas Dias revelou que chegou a duvidar se iria voltar às quadras em alto nível. Foram três meses afastado do que mais gosta de fazer por causa de uma lesão no púbis. “Foi minha primeira lesão em que eu não conseguia jogar. Todo ano eu machucava, torcia o pé, machucava alguma coisa, mas eu sempre jogava. E no momento em que tentei voltar e não consegui, achei que poderia acontecer alguma coisa. A maioria das pessoas falava para mim que era uma lesão muito complicada, era uma lesão que não sei se eu voltaria a jogar em alto nível, aquilo ficou na minha cabeça”, contou.

“Recebi muitas mensagens negativas falando que eu não ia ser o mesmo, que o nosso time não merece estar nas finais, tudo mais e, mais uma vez, elas morderam a língua e sabemos que esse título vai ficar gravado na história”, finalizou.

Mas os títulos contam apenas parte da história. Lucas Dias coleciona também prêmios individuais que refletem sua dominância no NBB CAIXA. Ele foi duas vezes MVP da Temporada em 2022/23 e 2023/24, e repetiu o feito nas Finais, sendo eleito o jogador mais valioso em 2021/22 e 2023/24, além de ser o recordista do prêmio de MVP no Jogo das Estrelas, além de ser presença constante nos quintetos ideais.

O impacto na quadra rendeu também uma homenagem bastante significativa. O tradicional fadeaway, sua marca característica, estampa o logo da Liga de Desenvolvimento de Basquete desde o ano passado. Um ícone que, com o tempo, só se tornou mais simbólico. Da promessa ao protagonismo, ele cumpriu a expectativa e foi além.

Hoje, aos 29 anos, Lucas Dias é muito mais do que um campeão. É uma referência. Um líder técnico e emocional. Com muitas temporadas pela frente, o ala-pivô, sem dúvida, será lembrado como um dos maiores nomes da história do NBB CAIXA.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.