HOJE
O MVP DO NBB 15
Por Liga Nacional de Basquete
Após uma grande temporada, o ala/pivô do Sesi Franca, Lucas Dias, foi premiado como o melhor jogador do NBB 15
Grandes campanhas se constroem com grandes jogadores. No caso do Sesi Franca, para conseguir uma marca nunca atingida antes na história do basquete brasileiro, foi necessário que um atleta assumisse o protagonismo de um campeonato que fica para a história. Lucas Dias é a grande referência não somente desse elenco que fica na memória do torcedor francano, mas é também um dos símbolos da renovação do projeto francano, que na última temporada, venceu tudo que era possível. Com muitos méritos, Lucas Dias foi escolhido como MVP da temporada 2022/2023 do NBB.
“Fico muito feliz de dividir a disputa desse prêmio com dois companheiros, isso é merecimento. Eu ficaria muito feliz se fosse o George ou o Lucão que ganhasse, a gente tem uma conexão muito boa, nós já competimos pela premiação quando os dois jogavam pelo São Paulo. Estou muito feliz de ser premiado pelo meu trabalho diário”, afirmou Lucas Dias.
Nascido em Bauru (SP), Lucas Dias veio para a capital paulista cedo para jogar no Pinheiros e, desde o início de sua carreira, já se destacava entre os melhores jogadores na Liga de Desenvolvimento de Basquete. Por falar em LDB, o ala/pivô foi campeão do torneio de base, em 2015, quando o jogador foi nomeado como MVP da final e o atleta que mais evoluiu na competição – nesta mesma LDB, Lucas Dias também anotou um triplo-duplo e um jogo de 51 pontos, o recorde da Liga. Em 2012, “LD” estreou pelo NBB contra o Araraquara vestindo a camisa do Pinheiros e, na temporada 2015-2016, foi eleito o Destaque Jovem da edição. No ano seguinte, Lucas Dias conquistou a Liga das Américas pelo clube da capital paulista.
Após a memorável passagem pelo Pinheiros, Lucas Dias foi para o Paulistano, onde passou por duas temporadas até chegar ao Franca. No CAP, o ala/pivô venceu um campeonato paulista, em 2017, e o título inédito do NBB, na temporada 2017-2018, sob o comando de Gustavo de Conti. No clube do interior paulista, o camisa 9 vem fazendo história. Conquistou uma liga sul-americana (2018), duas Copas Super 8, quatro campeonatos paulistas e duas conquistas do troféu do NBB.
O ala/pivô francano terminou o NBB 15 com médias de 17,3 pontos, 7,4 rebotes, 2,4 assistências e 19,9 de eficiência, além de contar com um estilo de jogo dominante dos dois lados da quadra. Ao longo da temporada, Lucas Dias foi responsável por atuações decisivas com o Sesi Franca, como em clássicos contra o Flamengo, Bauru e São Paulo e, durante os playoffs, foi peça fundamental no bicampeonato francano, mesmo não participando das finais por conta de uma apendicite.
O camisa 9 colecionou diversas atuações de alto nível nesta edição da elite do basquete brasileiro. No dia 23 de março, anotou 17 rebotes em um único jogo, sua maior marca individual na carreira; no dia 03 de novembro, conseguiu 31 pontos, sua maior marca na temporada; mas durante a temporada regular, sua atuação que mais chamou a atenção foi no dia 31 de janeiro, quando enfrentou a jovem e forte equipe do Pato Basquete. Na ocasião, LD se tornou o primeiro pivô da história do NBB a alcançar um triplo-duplo, com 11 pontos, 12 rebotes e 10 assistências, entrando em uma seleta lista da história do basquete brasileiro.
“Foi um sentimento único, qunado soubemos que o triplo-duplo aconteceu, todo o time veio me abraçar, porque foi algo importante pra todos. Por isso a gente é uma família, sempre comprando as ideias uns dos outros e entrar pra história do NBB é incrível pra mim”, afirmou Lucas Dias.
Como comentado anteriormente, Lucas Dias é o símbolo de uma reconstrução no projeto do Sesi Franca. O atleta chegou na temporada 18/19 do NBB, conquistou quatro campeonatos Paulista, duas Copas Super 8, uma BCLA e um bicampeonato do NBB, alcançando além dos troféus, uma simpatia e carinho enorme por parte da torcida francana.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquet/e (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP, Jamef e apoio da Hellmann’s, IMG Arena, Genius Sports e Accor.