HOJE
"Vai serdiferente"
Por Liga Nacional de Basquete
Em busca do título inédito do Super 8, Helinho e Lucas Dias falam sobre foco para enfrentar o Flamengo
Mais uma final no basquete nacional, mais um confronto entre Flamengo e Sesi Franca Basquete. Na temporada passada, a equipe carioca foi ao Pedrocão e levantou os troféus da Copa Super 8 e do NBB CAIXA. Agora, o jogo é no Rio de Janeiro e o time da Capital do Basquete tem se preparado para não bater não ficar no quase mais uma vez. Band e Fox Sports transmitem a decisão da segunda edição do Super 8 neste sábado a partir de 12h50.
“As duas equipes mantiveram uma coluna vertebral em comparação aos elencos da última temporada. As peças que entraram se adequaram bem, tanto para o Franca quanto para o Flamengo e isso mostra um equilíbrio enorme que tem acontecido”, disse Helinho.

Helinho vibrando no Jogo 4 das Finais de 2018/2019 do NBB CAIXA (Fotojump/LNB)
As derrotas nas finais ainda estão na memória dos jogadores de Franca. Lucas Dias sabe que a partida deste sábado é mais um capítulo importante da história dessa rivalidade que cresceu tanto nos últimos anos:
“O Flamengo é uma grande equipe, todos os jogadores deles são de qualidade. Na temporada passada eles foram ao Pedrocão e ganharam da gente duas vezes, mas nessa temporada vai ser diferente. Estaremos bastante focados para fazer um grande jogo e ser campeões”, declarou o ala/pivô.
Esse duelo no garrafão promete bastante, hein 🔥🔥🔥
Quem vai levar a melhor no jogo: Hettsheimeir ou Scott? 👀
Não perca nada desse jogão ao vivo no Facebook do #NBBCAIXA.#Super8 #FRAxMIN #NBBnoFacebook #VcNuncaViuNadaIgual pic.twitter.com/g5Lj5MI0wi
— NBB CAIXA (@NBB) January 7, 2020
Nas quartas de final, Franca venceu a Unifacisa em uma partida decidida nos últimos minutos. Contra o Minas, nas semifinais, os comandados de Helinho tiveram que segurar uma forte reação no último quarto e terminaram vencendo por 83 a 79. Os momentos decisivos foram importantes para o crescimento e a preparação da equipe para a final, segundo o técnico francano:
“Trabalhamos não só a parte física técnica e tática, mas também a mental. A equipe demonstrou em várias situações dentro do Super 8 um crescimento incrível para chegar nessa grande final. Os jogadores estão super motivados e estamos trabalhando a parte tática e de se comunicar mais dentro de quadra. Isso tem feito com que a equipe tenha crescido bastante e esperamos fazer um grande jogo lá no Rio. Sem dúvida nenhuma uma das coisas que mais temos que fazer é ter uma consistência defensiva, que vai ser importante, assim como garantir o rebote de defesa para produzirmos no ataque o que planejamos”, afirmou.

Na sua segunda temporada em Franca, Lucas Dias está acostumado com o clima de final (Marcos Limonti/Franca Basquete)
“Desde que o projeto foi montado, sempre sonhamos em disputar títulos e sabíamos que a pressão aumentaria a cada ano que passasse. Mas a gente tem maturidade suficiente para lidar com isso e estamos mostrando para a torcida que estamos sempre lutando e dando o nosso máximo para ganhar a maior quantidade de títulos possível. Nossa torcida sempre vai querer ser campeão, já que aqui é uma cidade que respira basquete”, disse Lucas Dias.
Franca disputou cinco finais nos últimos dois anos e foi campeão do Campeonato Paulista em 2018 e 2019, e da Liga Sul-Americana 2018. Para Helinho, o ótimo histórico ajuda no foco do elenco para a disputa das próximas competições:
“Fico muito feliz e orgulhoso. Isso nos dá a credibilidade de que o trabalho está sendo bem feito, já que chegamos nos últimos sete campeonatos em seis finais, com os títulos que já conquistamos. Mas isso que aconteceu passou. É claro que isso nos dá credibilidade para fazermos as coisas com a maior motivação possível, mas isso serve para que coloquemos um foco ainda maior. Sabemos das nossas possibilidades e por isso temos que estar ainda mais fortes em busca do título do Super 8”, declarou.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca