#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Socioambiental

M4 nas Escolas

12-02-2019 | 07:28
Por Liga Nacional de Basquete

Lenda do NBB CAIXA, Marcelinho Machado lança projeto social que dará aulas gratuitas para 150 crianças de escolas públicas do RJ

Pentacampeão do NBB CAIXA, Marcelinho levará sua paixão pelo basquete para 150 crianças de escolas públicas do RJ (Bruno Lorenzo/Divulgação)

Era o sonho de um dos maiores ídolos do basquete nacional. E virou realidade. Ex-capitão da Seleção Brasileira e lenda do NBB CAIXA, com mais de 30 anos dedicados ao basquete, Marcelinho Machado vai levar a paixão pela bola laranja para o dia a dia de dezenas de jovens e crianças de escolas públicas do Rio de Janeiro.

O ex-jogador lançou, na manhã desta terça-feira (12/02), no bairro da Penha (zona Norte do Rio de Janeiro), o ‘M4 Nas Escolas’, projeto social que leva a sua marca e que vai oferecer aulas gratuitas da modalidade (quatro vezes por semana) no contra-turno escolar em duas escolas do município fluminense.

A iniciativa, que integra a plataforma de esportes da BV, marca de varejo do Banco Votorantim, conta com os apoios de Estácio e Secretaria Municipal de Educação, e vai atender 150 crianças e adolescentes de 9 a 15 anos das escolas municipais Presidente Eurico Dutra (Penha) e Presidente João Goulart (Andaraí).

Durante a inauguração do projeto, na quadra do núcleo da Penha, espaço que passou por reforma e pintura, além de receber materiais esportivos, Marcelinho pisou pela primeira vez em uma quadra depois da aposentadoria como profissional, em maio de 2018.

Três vezes medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos (Guadalajara-2011/Rio-2007/Winnipeg-1999), o ex-ala vestiu o uniforme e comandou um ‘aulão inaugural’ com os estudantes. No dia anterior, alunos da escola no Andaraí já tinham vivido a mesma experiência.

“Sempre quis devolver para o basquete um pouquinho do que ele me deu. Se hoje sou quem sou, se hoje estou aqui como um homem realizado, foi porque o esporte me ensinou valores que ajudaram na minha educação e na minha formação”, disse Marcelinho.


Para Marcelinho, o ‘M4 Nas Escolas’ é a realização de um sonho de compartilhar um pouco do que aprendeu e viveu para incentivar a prática do esporte.

“Estou muito feliz com tudo isso que está acontecendo, com esse momento da minha vida. É um dia especial e quero participar de tudo. Vou estar presente no dia a dia e nas aulas sempre que possível. Pude ver o brilho nos olhos dos professores durante a capacitação, a maneira como fomos recebidos, a alegria dessa garotada… Isso tudo mexe comigo, mas que também vai mexer com o presente e o futuro deles, seja dentro ou fora das quadras. O esporte é também uma forma de educar e não poderia haver lugar melhor para o projeto do que a escola”, comentou o ex-jogador.

O “aulão inaugural” contou com a participação dos professores, capacitados com a metodologia desenvolvida pela equipe técnica do ‘M4 Nas Escolas’. Familiares e convidados também estiveram presentes, além de Wagner e Fred, ex-companheiros da época de Flamengo. As inscrições começam nesta quarta-feira, dia 13, em ambos os núcleos.

Marcelinho recebeu a visita de Wagner e Fred, ex-companheiros de Flamengo, na unidade da Penha (Bruno Lorenzo/Divulgação)