#JOGAJUNTO

NBA

Made in NBB

27-01-2016 | 09:25
Por Liga Nacional de Basquete

Revelado no NBB, armador Raulzinho, do Utah Jazz, é convocado para o All Star Weekend da NBA logo em seu primeiro ano na liga norte-americana

Com 3 temporadas do NBB pelo Minas na bagagem, Raulzinho foi convocado para o Rising Stars do All Star Weekend logo em seu 1º ano na NBA (Getty Images/NBA)

Raulzinho foi convocado para o Rising Stars do All Star Weekend logo em seu 1º ano na NBA (Getty Images/NBA)

Um atleta criado no NBB marcará presença no All-Star Weekend da NBA: o armador Raul Neto, o nosso “Raulzinho”, do Utah Jazz, foi selecionado para a disputa do ‘BBVA Compass Rising Stars Challenge’, partida que reúne ‘rookies’ (calouros) e sophomores (‘segundo-anistas’) americanos e estrangeiros da liga. O evento acontece no dia 12 de fevereiro, abrindo o fim de semana do All-Star Game. Pela primeira vez, uma edição do evento acontece fora dos Estados Unidos e Toronto (Canadá) foi a cidade escolhida.

Revelado pelo Minas Tênis Clube, o atleta de 23 anos, que disputou três edições do NBB pelo clube mineiro, será o terceiro brasileiro na História a participar do All Star Weekend – Nenê foi convocado em 2003, em seu primeiro ano, e também atuou em 2004, em sua segunda temporada, quando atuava pelo Denver Nuggets, e Leandrinho Barbosa participou do Shooting Stars (torneio de trios) em 2009, quando atuava pelo Phoenix Suns.

“Eu não esperava e ainda está difícil de acreditar. Algumas pessoas comentaram comigo que estavam torcendo para que eu fosse chamado, que eu merecia, mas eu não sabia se acreditava ou não. Muitas coisas bacanas estão acontecendo comigo desde que cheguei à NBA: fui muito bem recebido na cidade, estou tendo minutos para jogar, nossa equipe está fazendo uma boa campanha, e agora recebo essa notícia de que fui selecionado. Vai ser um orgulho enorme de representar o Jazz e o Brasil, um momento muito especial pra mim”, disse Raulzinho.

Agora jogador de NBA, Raulzinho disputou 3 edições do NBB pelo Minas (Luiz Doro/Divulgação)

Agora entre os principais calouros da NBA, Raulzinho disputou 3 edições do NBB pelo Minas (Luiz Doro/Divulgação)

Nascido em Belo Horizonte (MG), Raul Neto é um dos quatro atletas da NBA que saíram do NBB. Os outros três são Leandrinho Barbosa (Golden State Warriors), que atuou pelo Flamengo (NBB 2011/2012) e Pinheiros (NBB 2013/2014) em suas idas e vindas da liga norte-americana, Bruno Caboclo (Toronto Raptors), outro que disputou a sexta edição do NBB com o Pinheiros antes de embarcar para o melhor basquete do mundo, e Cristiano Felício, bicampeão do NBB, campeão da Liga das Américas e do Mundial de Clubes 2014 pelo Flamengo.

Raulzinho, que é filho do ex-armador e ex-técnico Raul Togni, se destacou na Copa América Sub-18 de 2010, mas foi na Seleção Brasileira Adulta que ele apareceu para o mundo do basquete. Apesar da pouca idade, o armador já defendeu o Brasil em duas Copas do Mundo, em 2010 na Turquia e em 2014 na Espanha, e nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Confira abaixo os dez nomes que estarão em quadra pelo Time Mundo (World Team):

– Bojan Bogdanovic (Brooklyn Nets)
– Clint Capela (Houston Rockets)
– Mario Hezonja (Orlando Magic)
– Nikola Jokic (Denver Nuggets)
– Nikola Mirotic (Chicago Bulls)
– Emmanuel Mudiay (Denver Nuggets)
– Kristaps Porzingis (New York Knicks)
Raulzinho Neto (Utah Jazz)
– Dwight Powell (Dallas Mavericks)
– Andrew Wiggins (Minnesota Timberwolves)

Pela ‘seleção americana’, foram chamados os seguintes jogadores:

– Jordan Clarkson (Los Angeles Lakers)
– Rodney Hood (Utah Jazz)
– Zach LaVine (Minnesota Timberwolves)
– Nerlens Noels (Philadelphia 76ers)
– Jahlil Okafor (Philadelphia 76ers)
– Jabari Parker (Milwaukee Bucks)
– Elfrid Payton (Orlando Magic)
– D’Angelo Russell (Los Angeles Lakers)
– Marcus Smart (Boston Celtics)
– Karl-Anthony Towns (Minnesota Timberwolves)