HOJE
FúlvioLike wine
Por Vanderson Pimentel
Com melhores médias na carreira, armador fala sobre grande fase aos 39 anos, acolhimento da cidade e seus vinhos prediletos

“Quanto mais velho, melhor”: Fúlvio foi eleito o King of The Week do NBB (Wilian Oliveira/Foto Atleta)
Caxias do Sul é uma das principais cidades da Serra Gaúcha, local onde mais se colhe uvas e se produz vinhos no Brasil. Entretanto, no NBB, a equipe do RS que abriga o KTO/Caxias do Sul bebeu do próprio suco e foi uma das vítimas de um armador pertencente à “safra” 1981. Esse vem tendo suas maiores médias na história do campeonato e mostrando que, assim como um bom vinho, evolui conforme os anos passam: Fúlvio Chiantia.
Autor de 17 pontos e 12 assistências na vitória do Mogi sobre o Caxias no último domingo (10/01), Fúlvio chegou ao seu quinto duplo-duplo na temporada 2020/2021. De quebra, o armador foi eleito pelos comentarista do NBB como o King of The Week (oferecido pela Budweiser) da última semana, em que teve médias de 13,0 pontos, 10,0 assistências e 5,0 rebotes por jogo.
View this post on Instagram
Na atual temporada, Fúlvio lidera o ranking de assistências, com média de 9,23 (sua melhor marca na história do NBB) e também está com sua maior média de pontos na competição (14,5). Com isso, o atleta de 39 anos usou seus números para ajudar a equipe paulista a garantir sua vaga no Super 8.
Para ele, sua grande temporada não é somente obra do que acontece nos treinos. “Muito do que venho fazendo em quadra tem a ver com a minha felicidade de estar com essa equipe, como a comissão técnica me deixa muito à vontade e como eu me sinto fora da quadra. Estou muito feliz na cidade de Mogi, a família da minha esposa é de lá e tenho muitos amigos lá”.
“Quando você se sente bem, se sente em casa e bem recebido, as coisas acontecem naturalmente dentro de quadra, fora a carta branca que o Guerrinha me dá. É lógico a gente também toma uns puxões de orelha porque com ele não tem acomodação. Acho que é um casamento que deu certo”, afirmou o armador.
Da equipe mogiana que disputou a última edição do NBB, apenas Fabrício, Gui Lessa, Colina, Gruber e Felipe permaneceram com Fúlvio para esta temporada, além da comissão técnica. Mesmo assim, o camisa 2 fez questão de exaltar os novos e velhos companheiros que estão colaborando diretamente para o seu grande momento no torneio nacional.
“No ano passado tínhamos mais protagonistas, a atenção dos adversários era mais dividida. Hoje eu estou tendo que centralizar mais, mas o Gruber e o Coleman estão voltando bem de lesão, o Fabrício virou um dos protagonistas da equipe após mudar para a posição 3, o Wesley voltando a fazer aquela temporada que ele fez no Minas ou melhor, o Lessa vem sendo fundamental também na defesa, mas o mais importante é o trabalho da comissão junto com os jogadores, é isso que nos dá tranquilidade”, disse.
“A gente trabalha muito, dia após dia. Quando você trabalha assim, se sente à vontade para desempenhar em quadra. Às vezes não acontece, mas tem uma hora que vem e estamos sendo coroados com a classificação ao Super 8. Mas a gente espera seguir nesta toada para continuarmos vencendo”, ressaltou.
Foco no Super 8
Com a vitória frente aos gaúchos, o Mogi assegurou a oitava posição do Super 8, em que enfrentará o líder Minas, em busca de um título inédito. Para a disputa da competição, que ocorrerá entre os dias 15 e 23 de janeiro, Fúlvio afirmou que mesmo com a derrota no primeiro turno por 80 a 74 para os belorizontinos, o time mogiano mostrou força para ganhar.
“Contra o Minas tivemos uma partida brilhante que não vencemos por pouco. A gente sabe que pode jogar de igual para igual e esse torneio é de tiro curto. De repente num dia o nosso time está bem e o deles num dia ruim. A gente tem chance, vamos trabalhar para isso, temos uns dias de preparação, mas o mais importante são as vitórias em sequência que nos dá tranquilidade para irmos ao segundo turno”, completou.
Os vinhos preferidos
Se a temporada de Fúlvio em 2019/2020 já vinha sendo excelente com médias de 13,1 pontos e 6,1 assistências, na atual ele mostrou que a movimentação, a velocidade, os passes e a qualidade estão ainda melhores, alcançando suas melhores médias na carreira e duplos-duplos contra Cerrado, Unifacisa, Fortaleza Basquete Cearense, Pato Basquete e Caxias do Sul.
O seu desempenho fez com que torcedores, fãs e até atletas comparassem o armador, que fará 40 anos em agosto deste ano, a um bom vinho, por melhorar a cada ano que passa. O famoso “quanto mais velho, melhor”.
View this post on Instagram
Sendo também um apreciador da bebida nas horas de lazer, Fúlvio não deixou de indicar o seu tipo preferido. “Tem vários que eu gosto (risos), principalmente os argentinos. Gosto muito do tipo malbec. Eu e minha esposa gostamos de tomar um vinho à noite, um Angelica Zapata, um Malbec Malbec e mais alguns outros”, finalizou.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, Betmotion, IMG Arena e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
