HOJE
Técnicodo ano
Por Liga Nacional de Basquete
Guerrinha conquista o Troféu Ary Vidal, de Técnico do Ano do NBB, pela primeira vez na carreira
A superação de Guerrinha não foi algo exclusivo da temporada passada. Quem acompanha o NBB já está acostumado a ver o Mogi surpreendendo ano após ano e o que todas essas campanhas têm em comum é o homem que está à beira da quadra. Na última sexta-feira (10/07), a recompensa por seu grande trabalho veio em forma do Troféu Ary Vidal, apresentado por UNISAL, que coroou Guerrinha o Técnico do Ano do NBB 2019/2020.
“Entregar esse prêmio ao Guerrinha é uma satisfação enorme para o UNISAL, pela pessoa que o Guerrinha é e a sua carreira vitoriosa, seja como jogador e técnico. Ele é um exemplo para os nossos jovens, pela sua força, suas diretrizes e humildade. Principalmente nesse ano, ele superou dificuldades enormes”, disse Nilson Leis, Pró-Reitor Administrativo do UNISAL.

Técnico mais vencedor da história do NBB, com 223 vitórias, Guerrinha conquistou o prêmio inédito ao conduzir o Mogi ao quinto lugar do campeonato. Mesmo sem poder contar com Alexey, João Pedro, Gruber e Fúlvio por boa parte da temporada, por conta de lesões, a equipe mogiana manteve um basquete de altíssimo nível, batendo de frente com todos os times da liga.
“Foi uma temporada fantástica. Tivemos muitas dificuldades desde o início, mas sempre tive um respaldo muito grande de Deus, da minha família e da equipe, dentro e fora da quadra. Nossa comissão técnica é muito unida e a liderança do Fúlvio e do André (Góes) nos ajudaram muito”, afirmou Guerrinha.
🎙 @JGuerrinha10: “Eu, como disse o Guilherme, sou educador, professor. Sou o líder que tem que resolver o problema e não reclamar dele. Esse é o grande legado do treinador, do líder. Não reclamar, e sim criar soluções”.#MelhoresNBB pic.twitter.com/HRjFEuEMHV
— NBB (@NBB) July 10, 2020
Na Festa de Melhores do Ano, realizada de forma online com transmissão do Facebook, Guerrinha aproveitou o espaço para homenagear um técnico em especial: Pedro Murilo Fuentes, que dá o nome ao ginásio do Sesi Franca Basquete.
“Aprendi muito há 40 anos com o maior treinador que eu tive, Pedro Murilo Fuentes, o Pedroca. Foi um cara fantástico. Punha o time no lugar e se doava. Era um educador. Um mestre que veio da USP e formou a filosofia do basquete francano. Dentro da humildade e desprendimento dele, ele só ajudava as pessoas”, lembrou.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos e VivaGol.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca