#JOGAJUNTO

NBA / NBB Caixa

Mais Brasil, mais NBB!

10-07-2015 | 02:12
Por Liga Nacional de Basquete

Draftado em 2013, Raulzinho assina com o Utah Jazz e se torna o 16º brasileiro a ir para a NBA, o 3º a passar pelo NBB antes de ir para a liga norte-americana

Raulzinho assinou contrato "multi-year" com o Utah, com uma temporada garantida e as seguintes com opção da franquia (Bill Lea/UtahJazz.com)

Raulzinho assinou contrato “multi-year” com o Utah, tendo a 1ª temporada garantida e as seguintes por opção da franquia (Bill Lea/UtahJazz.com)

No final de junho de 2013, Raulzinho Neto foi selecionado na 47ª posição pelo Atlanta Haws no Draft da NBA, ao lado do também brasileiro Lucas “Bebê” Nogueira, que foi escolhido pelo Boston Celtics na 16ª posição da loteria. No entanto, nenhum dos dois atletas chegou a atuar por suas franquias naquela temporada. Bebê assinou com o Toronto Raptors e foi para a liga norte-americana um ano depois. Agora, em 2015, chegou a vez de Raulzinho.

Dois anos após de ter sido draftado, o armador, que estava no Múrcia (ESP), teve sua ida para a liga norte-americana oficializada, nesta quinta-feira, ao assinar com o Utah Jazz, que o pegou na noite de seu Draft em uma troca com o Atlanta envolvendo também o Brooklyn Nets e optou por deixá-lo ganhando experiência na Espanha por dois anos. Para 2015/2016, a franquia decidiu contar com o jogador, de 23 anos, que se tornou o 16º verde-amarelo a ir para a NBA.

+Saiba mais: veja todas as movimentações dos times do NBB 2015/2016 no “Vai e Vem”

Revelado pelo Minas Tênis Clube e com passagem pelas categorias de base do Bauru (SP), o armador disputou três edições do NBB pelo clube mineiro. Desta forma, Raulzinho se tornou o terceiro atleta a sair do NBB e ir para a NBA, se juntando a Leandrinho Barbosa (Golden State Warriors), que atuou pelo Flamengo (NBB 2011/2012) e Pinheiros (NBB 2013/2014) em suas idas e vindas da liga norte-americana, e Bruno Caboclo (Toronto Raptors), outro que disputou a sexta edição do NBB com o Pinheiros antes de embarcar para o melhor basquete do mundo.

Nascido em Belo Horizonte (MG), Raul Neto, que é filho do ex-armador e ex-técnico Raul Togni, se destacou na Copa América Sub-18 de 2010, mas foi na Seleção Brasileira adulta que ele apareceu para o mundo do basquete. Apesar da pouca idade, o armador já defendeu o Brasil em duas Copas do Mundo, em 2010 na Turquia e em 2014 na Espanha, e nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Agora jogador de NBA, Raulzinho disputou 3 edições do NBB pelo Minas (Luiz Doro/Divulgação)

Agora jogador de NBA, “nosso” Raulzinho disputou 3 edições do NBB pelo Minas (Luiz Doro/Divulgação)