HOJE
Mais do que merecido
Por Liga Nacional de Basquete
Após ficar de fora de toda a última temporada com uma grave lesão, Marcelinho brilha na inédita conquista do Flamengo e é eleito MVP da Liga das Américas 2014
O título de MVP da Liga das Américas 2014 não poderia ficar em outras mãos. Aos 38 anos, o ala Marcelinho Machado brilhou na conquista invicta e inétida do Flamengo e foi eleito o jogador mais valioso da sétima edição do principal torneio interclubes do continente.
Depois de ficar de fora de praticamente toda a última temporada, por conta de uma grave lesão no joelho sofrida logo na primeira rodada do NBB 2012/2013, Marcelinho voltou às quadras “voando”. Destaque da conquista flamenguista no Campeonato Carioca 2013 e também na grande campanha da equipe na atual temporada do NBB, o experiente jogador também brilhou na Liga das Américas.
“É Muita emoção, Fica até difícil falar qualquer coisa em um momento como esse. Passar pelo que eu passei, na idade em que estou, não é fácil. Estou muito feliz e não tenho palavras para descrever o que estou sentindo nesse momento”, disse Marcelinho, visivelmente emocionado após o término da decisão frente ao Pinheiros.
Logo na segunda partida do Flamengo na Liga das Américas 2014, Marcelinho mostrou que era um dos principais jogadores da competição. Na sofrida vitória carioca sobre o Mavort (ECU), o camisa 4 anotou 29 pontos e foi crucial para o importante triunfo rubro-negro, em partida que poderia complicar a sequência da equipe no torneio.
Quarto maior pontuador de todo o campeonato, com média de 17,6 pontos por jogo, Marcelinho consagrou sua brilhante campanha na Liga das Américas com uma atuação de gala no Final Four. Em casa, no Ginásio do Maracanãzinho, o jogador foi o grande destaque do Flamengo nas duas partidas que coroaram a campanha vitoriosa da equipe.
Primeiro, diante do Aguada, Marcelinho foi o cestinha da equipe, com 26 pontos, e foi fundamental para a classificação rubro-negra à decisão. Depois, diante do Pinheiros, na grande final do torneio, o ala repetiu a dose e foi o cestinha flamenguista na partida, desta vez com 24 pontos – o ala norte-americano Shamell, do clube paulista, foi o maior pontuador do jogo, com 25 pontos.
“O Marcelinho é nosso líder. Ele é o nosso capitão e sou fã dele. Tenho o maior orgulho de poder atuar ao lado dele e a volta dele nos ajudou muito. Sentimos a falta dele no ano passado e esse ano ele foi reforço gigantesco para nós. Quando ele voltou, ele próprio não sabia em que nível estaria, mas eles está jogando muito e o MVP foi merecido”, exaltou o ala/pivô flamenguista Olivinha.
Com a conquista, Marcelinho se tornou apenas o segundo brasileiro a ser eleito MVP da Liga das Américas. O primeiro foi Alex Garcia, que recebeu o prêmio após ser o grande protagonista do título do do UniCEUB/BRB/Brasília na edição de 2009 do principal torneio interclubes do continente.