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LNB

Mais experiência

11-08-2015 | 06:10
Por Liga Nacional de Basquete

Na sequência do NBB MKT Meeting, patrocinadores de equipes do NBB participam de encontro e trocam experiências sobre evolução do basquete brasileiro

Não foram só as palestras do NBB Marketing Meeting que agitaram os bastidores do NBB. Logo em seguida do pioneiro evento realizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em conjunto com a NBA, os patrocinadores das equipes que disputam o maior campeonato de basquete do país se reuniram para um troca de experiências e puderam adquirir ainda mais conhecimento, em outra ação inédita realizada nesta terça-feira (11/08), em São Paulo (SP).

“Ao longo desses mais de sete anos de existência a LNB mostrou algo novo para o esporte brasileira e no NBB quem toma as decisões são os próprios clubes. Hoje demos um grande passo para tornar o campeonato como um produto cada vez melhor. As pessoas que estiveram nesta reunião são as que realmente investem nas equipes, então nada melhor do que saber a opinião deles sobre o que esta acontecendo e o que está por vir. Foi uma troca de experiências muito proveitosa e que trará muitos ganhos para a próxima temporada”, comentou Sérgio Domenici, superintendente da LNB.

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Dirigentes e patrocinadores de equipes do NBB participaram de nova série de palestras na tarde desta terça-feira (Renato Oliveira/Divulgação)

Mantendo o foco no assunto da publicidade e marketing, os donos das equipes do NBB tiveram a oportunidade de ouvir outras três palestras sobre assuntos diretamente ligados ao desenvolvimento do produto basquete como um todo.

“Na parte da manhã tivemos um verdadeiro overview do que o basquete pode oferecer em termos de plataforma de comunicação, marketing, vendas e relacionamento. Na parte da tarde a gente afunilou questões para a realidade de quem investe. Em tempos difíceis, as empresas se questionam a respeito de seus investimentos e, hoje, tivemos a oportunidade de debater esse tema. Pudemos ver que quem está investindo, está recolhendo os louros e a tendência é recolher muito mais no futuro. Nós tivemos uma visão clara do que podemos aperfeiçoar, do que podemos explorar mais, foi discutido muito a respeito da importância do trabalho das mídias sociais”, comentou Rodrigo Costa, diretor de comunicação e marketing do UniCEUB, patrocinadora máster da equipe Brasília.

“A própria discussão dos clubes em um planejamento que envolva não só o aspecto do jogo em quadra, mas também o aspecto promocional fora da quadra, como por exemplo mascote, site,  mídias sociais e atividades promocionais durante os intervalos, é muito importante. Creio que temos muito a crescer e as empresas que vieram aqui se sentiram mais seguras a respeito do seu investimento. As que ainda não investem ativamente e que participaram durante a manhã se sentiram atraídas pelo negócio”, finalizou Rodrigo, que também é diretor de marketing da LNB.

Gerente de parcerias esportivas do Grupo Globo, Thiago Meirelles foi um dos palestrantes do período da tarde e mostrou a importância e os resultados do trabalho das assessorias de imprensa no sentido da criação de conteúdo envolvendo as equipes do NBB.  José Colagrossi, diretor-executivo do Ibope Repucom, focou sua apresentação nos assuntos de patrocínio esportivo, força do esporte e também a importância e o retorno de um bom trabalho com mídias sociais.

“É possível ver a realidade de outros times e não só ter foco no próprio time. Mesmo com as rivalidades dentro de quadra é proveitoso compartilhar ideias em um evento como esse. É bom para a liga, para o país e para modalidade se desenvolver ainda mais. O exemplo da NBA de pensar primeiro no coletivo e depois no individual é uma prova viva disso”, Lohran Paschoalotto, um dos donos do patrocinador máster do Bauru Basket.

Hélio Rubens, Helinho e Lula Ferreira

Evento contou com a ilustre presença das mais importantes personalidades do basquete brasileiro (João Pires/LNB)

Vice-presidente sênior de marketing estratégia, planejamento e integração da NBA, e um dos palestrantes do NBB Marketing Meeting, Gustavo de Mello voltou a passar seus conhecimentos e mostrou alguns dos cases de mais sucessos das franquias da NBA. O brasileiro que trabalha no escritório da maior campeonato de basquete do mundo também mostrou futuras estratégias de comunicação e marketing da liga norte-americana.

Já no final das atividades, profissionais das mais diversas áreas da Liga Nacional de Basquete responderam questões sobre o tão falado crescimento do basquete brasileiro e também a respeito de melhorias para a próxima temporada do NBB, seja assuntos dentro da quadra como também fora das quatro linhas.

“Eu vejo essa tarde como um momento extremamente valioso para todas as equipes. Compartilhamos dos mesmos problemas e sonhos, lógico que cada um com sua proporção, mas queremos o melhor para nossas equipes e para a Liga Nacional de Basquete. Ter a oportunidade de interagir com profissionais da NBA, adquirir muito conteúdo novo para absorver e poder ter conhecimento de algumas situações mais detalhadas, é muito importante. O NBB e os clubes só têm a ganhar com iniciativas como essa, Thalis Braga, do Solar Cearense.