#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Mais um capítulo

30-04-2013 | 06:09
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de vitória do São José sobre Brasília na abertura da série de quartas de final do NBB, equipes voltam à quadra nesta quarta-feira

Na primeira partida da série, São José levou a melhor sobre Brasília: história se repetirá ou mudará nesta quarta? (Claudio Capucho/PMSJC)

Sem tempo para refletir sobre o resultado da abertura da série quartas de final do NBB 2012/2013, realizada na última segunda-feira, Uniceub/BRB/Brasília e São José/Unimed voltarão à quadra nesta quarta-feira.  Os finalistas da última temporada do NBB farão mais um capítulo na briga por uma vaga nas semifinais da atual edição do maior campeonato de basquete do país, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), às 17 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.

No primeiro duelo do confronto que será decidido em melhor de cinco jogos, o esquadrão joseense aproveitou o fator casa e saiu vencedor. Com um ótimo segundo tempo, vencido por 54 a 33, o time comandado pelo técnico Régis Marrelli reverteu a vantagem construída pela equipe candanga na primeira metade da partida (43 a 36) e venceu o jogo com tranquilidade, pelo placar de 90 a 76, para alegria de sua fanática torcida que compareceu em peso ao Ginásio Lineu de Moura, no interior paulista.

“No início do jogo, o Brasília se aproveitou de nossa defesa. Daí nós reagimos, compactamos a defesa, fizemos um plano de quadra e então nos recuperamos. Nossa torcida nos apoiando também foi um fator chave”, explicou o pivô Murilo, cestinha da partida, com 21 pontos.

O triunfo na partida que inaugurou as disputas por um lugar entre os quatro melhores da atual temporada do campeonato nacional trouxe confiança. Apesar de ter ficado apenas na sétima colocação na fase de classificação, enquanto que os representantes da capital federal terminaram a etapa inicial na vice-liderança, a equipe joseense espera repetir a dose e conquistar uma vitória sobre os atuais tricampeões do NBB, mesmo atuando fora de casa.

“Precisamos marcar bastante e não forçar a bola. Vai ser difícil, como sempre é contra o Brasília , ainda mais com a torcida a favor deles. Mas é só levar o jogo, como levamos em São José, corrigindo nossos erros durante a partida para conseguirmos aumentar nossa vantagem na série”, completou Murilo.

Depois de ficar 13 dias sem disputar uma partida oficial – o último compromisso dos atuais tricampeões do NBB havia sido no dia 16 de abril, diante do Vila Velha/Garoto/UVV, ainda pela fase de classificação –, o time do Centro-Oeste do país reconheceu a superioridade dos joseenses na partida da última segunda-feira, e descartaram apontar a falta de ritmo como um dos fatores que causaram a derrota no interior paulista.

“Sentimos um pouco pela falta de ritmo, mas isso não foi um fator que comprometeu o resultado. O São José jogou melhor e soube aproveitar as chances no último quarto”, comentou o ala/pivô Guilherme Giovannoni, atleta mais efetivo do Brasília no jogo, ao anotar 19 pontos.

Agora, a equipe jogará em seus domínios e terá a chance de igualar a série ao lado de sua fervorosa torcida, no Ginásio Nilson Nelson. Até o momento, no NBB 2012/2013,  a equipe dirigida pelo treinador José Vidal atuou 17 vezes como mandante e saiu vencedora em 15 oportunidades (88.2% de aproveitamento).

“Óbvio que jogar em casa é melhor, já que conhecemos nossa quadra, além do forte apoio da torcida. São fatores que auxiliam em nosso desempenho. Além disso, estamos treinando e sabemos que precisamos fazer ajustes, criar um plano diferente para conseguir o empate, mas acredito que estamos no caminho certo”, projetou o camisa 12 do time candango.

Confira todas as partidas da série:

Uniceub/BRB/Brasília (2º) 0 x 1 São José/Unimed (7º)
29/04 – São José 90 x 76 Brasília
01/05 – Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), às 17 horas (transmissão ao vivo do SporTV)
03/05 – Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), às 21 horas (transmissão ao vivo do SporTV)
06/05* – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 20 horas
09/05* – Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), às 20 horas

*Se necessário