#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Mais um capítulo

29-01-2014 | 05:40
Por Liga Nacional de Basquete

Pela 21ª rodada, Flamengo e Palmeiras voltam a protagonizar o “clássico de camisa” do NBB; na liderança, rubro-negros tentam estender sequência vitoriosa

Palmeiras e Flamengo se enfrentarão pela quarta vez na história do NBB (Fábio Menotti/Ag. Palmeiras)

Palmeiras e Flamengo se enfrentarão pela quarta vez na história do NBB (Fábio Menotti/Ag. Palmeiras)

Flamengo e Palmeiras/Meltex voltarão a protagonizar o “clássico de camisa do NBB”. Nesta quinta-feira, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), os tradicionais clubes se enfrentarão em duelo válido pela 21ª rodada da temporada 2013/2014 do maior campeonato de basquete do país.

Esta será a quarta vez que o esquadrão rubro-negro e a agremiação alviverde irão se enfrentar pela competição nacional e até o momento o domínio é total do time carioca, que venceu todos os encontros entre as equipes. Na última edição do NBB, os atuais campeões triunfaram nas duas partidas válidas pela fase de classificação. Enquanto isso, na atual temporada, o Flamengo superou a pressão da torcida palmeirense e levou a melhor no duelo realizado no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo.

“Flamengo e Palmeiras é um clássico. Tivemos uma partida dura, em São Paulo, contra eles. Temos que jogar duro e fazer prevalecer o mando de quadra. A equipe precisa estar preparada para suportar a pressão do adversário”, disse o técnico flamenguista José Neto.

Dono da primeira posição da tabela de classificação, com uma campanha de 16 vitórias e apenas três derrotas (84,2% de aproveitamento), o clube da Gávea colocará em jogo diante do Palmeiras uma sequência de dez triunfos consecutivos. Em ótimo momento no maior campeonato de basquete do país, a equipe teve seu último revés há mais de um mês, no dia 14 de dezembro, para o São José/Unimed.

Marcelinho é o cestinha do Flamengo no NBB, com média de 18,9 pontos (Brito Júnior/Divulgação)

Marcelinho é o cestinha do Flamengo no NBB, com média de 18,9 pontos (Brito Júnior/Divulgação)

Para elevar sua série vitoriosa para 11 jogos, o Flamengo terá pela quarta vez seguida o ala Marquinhos em ação. Recuperado de uma lesão no joelho esquerdo, que o afastou de todo o primeiro turno da competição, o MVP da última edição do NBB teve atuações discretas em suas duas primeiras partidas na atual temporada, contra Universo/Goiânia e UniCEUB/BRB/Brasília. Mas no último compromisso da equipe, diante do Espírito Santo Basquete, o camisa 11 melhorou seu rendimento e deixou a quadra com 15 pontos.

“Estou bastante otimista. Nosso time vem jogando bem e conseguimos essa sequência de dez vitórias. Espero que, no próximo jogo, a gente consiga vencer de novo. É preciso entrar forte, defender forte e atacar com consciência”, explicou Marquinhos.

Do outro lado, o Palmeiras tentará triunfar sobre o Flamengo pela primeira vez na história do NBB e também buscará reencontrar o caminho das vitórias na atual temporada da competição. Na última rodada, a equipe do Palestra Itália acabou derrotada pelo Winner/Kabum/Limeira, fora de casa. Então, o time, que atualmente ocupa a oitava colocação, com 50% de aproveitamento (nove vitórias e nove derrotas) está focado em conquistar um resultado positivo, mesmo atuando em solo carioca.

“Estudamos o posicionamento defensivo e também o ofensivo do Flamengo. Analisamos o jogo do primeiro turno, disputado no Palestra Italia, e passamos vídeos para os jogadores assistirem várias vezes, até para eles conhecerem os atletas adversários e suas características. Tudo está sendo feito para que a gente consiga voltar do Rio de Janeiro com um resultado positivo”, disse o técnico do Palmeiras, Betão.

“O Flamengo estará jogando em casa, é o atual campeão do NBB e tem um grupo fortíssimo. Mas cada jogo tem uma história e temos de cumprir na partida o que está sendo programado. Costumo dizer que, se tivermos chances de chegar ao fim do duelo em condições de igualdade ou em vantagem, a partida de basquete vira um jogo de xadrez. Então, se fizer o que precisa ser feito para vencer, teremos êxito”, completou o treinador alviverde.

Depois de perder para o Limeira na última rodada, Palmeiras, do armador Stanic, tentará se reabilitar no NBB (JB Anthero/Divulgação)

Depois de perder para o Limeira na última rodada, Palmeiras, do armador Stanic, tentará se reabilitar no NBB (JB Anthero/Divulgação)