HOJE
Mais uma decisão
Por Liga Nacional de Basquete
Finalistas da última temporada, Brasília e São José fazem novo confronto de “tudo ou nada” nesta quinta-feira; duelo vale vaga nas semifinais do NBB 2012/2013
O contexto é diferente, mas a situação é a mesma: tudo ou nada. Depois de decidirem o título da última temporada do NBB, Uniceub/BRB/Brasília e São José/Unimed voltarão a se encontrar em uma partida de “vida ou morte”. Nesta quinta-feira, às 19 horas (de Brasília), no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), as equipes duelarão por uma vaga nas semifinais da atual edição do maior campeonato de basquete do país, com transmissão ao vivo do canal SporTV.
Com o fator casa sendo fundamental na série de quartas de final, candangos e joseenses farão o quinto jogo do confronto. Nas quatro partidas anteriores, quem jogou em casa venceu. Na abertura e no quarto duelo, os representantes do interior paulista levaram a melhor, jogando no “caldeirão” Ginásio Lineu de Moura. Enquanto isso, os comandados do técnico José Vidal triunfaram nos embates de números dois e três, ambos realizados no Nilson Nelson.
Além das vitórias como mandante, ambas as equipes mostraram muita autoridade nos resultados. Em todos os jogos da série até agora, a menor diferença foi de 14 pontos – nas duas vitórias de São José (90 a 76 e 84 a 70). O esquadrão da capital federal também venceu seus compromissos no confronto com boas vantagens no placar: 21 pontos (100 a 79) e 15 pontos (91 a 76).
“Para este jogo, precisamos entrar com a mesma postura que entramos nos outros jogos que ganhamos. Tivemos uma boa temporada e vamos jogar em casa agora. Mas isso não quer dizer nada se não fizermos um bom papel em quadra”, disse o armador Nezinho, principal destaque do Brasília na série, com média de 21,5 pontos por jogo.
Depois de uma atuação pouco inspirada no quarto jogo da série, os candangos sabem que precisam melhorar para a partida desta quinta-feira. No duelo realizado na última segunda-feira, o esquadrão da região centro-oeste do país anotou apenas 70 pontos, com baixos aproveitamentos de 27% (6/22) nos tiros de três pontos e 50% (22/44) nos arremessos de dois pontos.
“Precisamos ser mais confiantes. Somos capazes de melhorar nosso aproveitamento. Nossa campanha prova isso e vamos aproveitar que estamos em casa”, afirma Giovannoni, ao lembrar que na fase de classificação a equipe somou 88,95 pontos por jogo em média, com aproveitamentos de 38,95% nos três pontos e 55,8% nos dois pontos.
Enquanto isso, o time da cidade de São José do Campos aponta a defesa como principal fator para a equipe sair com a vitória. Em suas duas vitórias, a agremiação do Vale do Paraíba reduziu os rivais a pontuações de 76 e 70 pontos, respectivamente.
“A gente sabe da força de Brasília jogando em casa. Eles são favoritos, já que fizeram melhor campanha na fase de classificação. Porém, se apresentarmos o que fizemos na defesa nos jogos que vencemos na série, temos chances de sair com a vitória. Até agora todos os mandantes saíram vencedores na série, mas nosso time tem totais condições de reverter este cenário. Este ano, já tivemos uma situação parecida no Campeonato Paulista e fomos a Bauru para um quinto jogo e saímos com a vitória. Vamos a Brasília com o intuito de sair com a vitórias e estamos confiantes, disse o treinador joseense Régis Marrelli.
Confira o calendário completo da série:
Uniceub/BRB/Brasília (2º) 2 x 2 São José/Unimed (7º)
29/04 – São José 90 x 76 Brasília
01/05 – Brasília 100 x 79 São José
03/05 – Brasília 91 x 76 São José
06/05 – São José 84 x 70 Brasília
09/05 – Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), às 19 horas (transmissão ao vivo do SporTV)