HOJE
Mais uma história
Por Liga Nacional de Basquete
Após partida de abertura da série na última terça, Paulistano e São José voltam a se enfrentar na capital paulista, nesta quinta, para o Jogo 2 da semifinal do NBB

Com boa atuação de Dawkins, o Paulistano abriu 1 a 0 da série semifinal contra o São José (João Pires/LNB)
O Paulistano/Unimed começou a série semifinal do NBB6 com resultado positivo sobre o São José/Unimed, jogando em casa, pelo placar de 88 a 71. Agora, nesta quinta-feira, as equipes estarão frente a frente novamente no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), às 19h30, para o segundo jogo da disputa por uma vaga na Final do maior campeonato do país.
Para sair com a vitória, o time da capital do Estado de São Paulo enfrentou um primeiro tempo acirrado e disputado ponto a ponto, mas na segunda metade do confronto, a equipe alvirrubra contou com a estrela do armador norte-americano Kenny Dawkins, que encerrou a partida com 25 pontos, sendo 13 deles no terceiro quarto, para se distanciar e consolidar sua vitória na abertura da série semifinal.
“Conseguimos isolar o Kenny (Dawkins) para o jogo de um contra um, que é o forte dele, e isso funcionou muito bem. Mas a importância dele é a mesma de todos os jogadores. Se não tivessem jogadores para defender para ele, pegar rebote para ele, ele não teria feito os pontos. Todos os fundamentos são importantes. É claro que ponto aparece muito mais que os outros, mas os outros fundamentos são importantes também e os outros jogadores os fizeram muito bem”, declarou o técnico Gustavo De Conti, do Paulistano.
Já o São José, que chegou à semifinal depois de uma imponente “varrida” sobre o UniCEUB/BRB/Brasília nas quartas (3 a 0), lamenta a queda de rendimento apresentada no segundo tempo da partida de abertura da série semifinal contra o Paulistano, porém, prefere virar a página e já pensar na mudança de postura para o segundo jogo do confronto que decidirá um dos finalistas do NBB 2013/2014.
“Poderíamos jogar a noite inteira que não íamos vencer. Tivemos um início como a gente queria, mas depois caímos muito, perdemos a qualidade do jogo e agressividade na defesa. Acabamos nos desconcentrando no segundo tempo, e isso nos prejudicou muito. Mas agora já passou, está 1 a 0 para eles, e só passa para a Final quem tiver três vitórias”, comentou o técnico do São José, Luiz Augusto Zanon.
“É difícil falar e imaginar algumas situações. Prefiro pensar jogo a jogo. O primeiro jogo foi deles, espero que o próximo jogo possa ser nosso. Não precisamos reverter o mando, e sim reverter nossa postura dentro de quadra, cada jogo será uma história. A postura terá que ser diferente”, completou Zanon.

Após derrota, São José espera por mudança de postura para o Jogo 2 da série semifinal (João Pires/LNB)
E não é só Zanon que espera uma mudança de comportamento por parte da equipe do São José para o Jogo 2. O comandante do Paulistano Gustavo De Conti, já se prepara para um duelo completamente diferente e até citou a série quartas de final contra o Vivo/Franca para exemplificar a importância de fazer valer o mando de quadra – a série terminou 3 a 2 para o Paulistano.
“O time que perde vem sempre diferente. A derrota ensina muito mais que a vitória, infelizmente. Eles (São José) virão muito mais bem preparados, com certeza, os jogadores, individualmente e coletivamente. Mas se a gente quiser ganhar, temos que melhorar. Playoff é assim, tem que melhorar jogo a jogo, senão o outro time te engole”, comentou Gustavo De Conti.
“A gente vem de uma série muito complicada com Franca, onde a gente venceu o primeiro jogo mas fomos derrotados no segundo, e sabemos a dificuldade de vencer fora de casa em um playoff. No Jogo 1 dessa série aprendemos que não podemos tomar uma sequência de pontos tão grande como foi no início do jogo, e como São José tomou no terceiro quarto. Os dois times têm qualidade e tirar uma diferença grande como essa fica muito complicado em um jogo tão igual”, finalizou o técnico do Paulistano.
Confira o calendário completo da série semifinal do NBB entre Paulistano e São José:
Paulistano Unimed (2º) 1 x 0 São José/Unimed (6º)
Jogo 1 – Paulistano 88 x 72 São José
Jogo 2 – 15/05 (quinta-feira), às 19h30 – Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (transmissão do SporTV)
Jogo 3 – 18/05 (domingo), às 16 horas – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (transmissão do SporTV)
Jogo 4* – 20/05 (terça-feira), às 21 horas – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (transmissão do SporTV)
Jogo 5* – 23/05 (sexta-feira), às 21 horas – Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (transmissão do SporTV)
*Se necessário

Ginásio Antonio Prado Jr recebeu grande público na partida de abertura da série semifinal entre Paulistano e São José (João Pires/LNB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca