#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Mais uma história

10-04-2015 | 10:26
Por Liga Nacional de Basquete

Após vitória fora de casa na abertura da série oitavas de final, Brasília volta a enfrentar Pinheiros em São Paulo, neste sábado, com transmissão ao vivo via web

LaMonte, do Brasília

Brasília começou a série oitavas de final com a ‘mão direita’ e venceu o Pinheiros fora de casa (Luiz Pires/LNB)

O playoff oitavas de final entre Pinheiros/SKY e UniCEUB/BRB/Brasília começou em grande estilo e com um grande jogo. Na última quinta-feira, os candangos tiveram grande produção coletiva a venceram, fora de casa, por 95 a 91. Agora, os dois times voltarão a se enfrentar neste sábado (11/04), novamente no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 20h30, com transmissão ao vivo via web (www.lnb.com.br/tempo-real).

Com cinco jogadores anotando mais de dez pontos – Guilherme Giovannoni (23), Ronald (15), Kyle LaMonte (14), Arthur (13) e Cipolini (11), a equipe do Distrito Federal ainda segurou uma grande atuação do ala/armador pinheirense Joe Smith, que bateu seu recorde pessoal da temporada, ao registrar 27 pontos, e ainda distribuiu sete assistências, números, porém, não suficientes para dar a vitória ao clube da capital paulista.

“Não tenha dúvida de que começar vencendo dá uma tranquilidade a mais. Eu vejo mais pelo lado de ‘passar a batata quente’ pro lado deles. Eles têm a vantagem do mando de quadra, agora trocamos essa vantagem. Agora eles precisam vencer pelo menos um jogo para tentar trazer a série de novo para São Paulo. Já beliscamos uma, agora queremos beliscar outra para tentar fechar a série em Brasília”, disse o armador Fúlvio, do Brasília.

+Clique aqui e confira o caminho que as equipes percorrerão até a Final do NBB 7

“Ainda não tem nada decidido, eles somente saíram na frente com uma pequena vantagem. Sábado temos outro jogo e vamos conseguir empatar essa série. Começar perdendo não muda nada, não tem nenhuma estatística que mostre isso. Só fica decidido quando algum dos times ganhar os três jogos”, comentou o ala Marcus Toledo, do Pinheiros, que ficou em quadra por 36 minutos e anotou 12 pontos e quatro rebotes no Jogo 1.

Joe Smith, do Pinheiros, e Fúlvio, do Brasília

Os 27 pontos de Joe Smith não foram suficientes para dar a vitória ao Pinheiros sobre o Brasília na abertura da série (Luiz Pires/LNB)

A disputa intensa da primeira partida da série justificou o rótulo que Pinheiros e Brasília carregam de ser um confronto de muita história e considerado um dos grandes clássicos dos playoffs do NBB. Nas temporadas 2010/2011 e 2011/2012, as duas equipes fizeram duas semifinais, e ambas vencidas pela agremiação do Distrito Federal – a primeira por 3 a 1 e a outra por 3 a 2.

“Brasília e Pinheiros já tem um histórico em playoffs de NBB e esperamos manter essa escrita. É claro que foi só um jogo, ainda tem um playoff inteiro pela frente. O Pinheiros é a equipe mais imprevisível do campeonato devido aos grandes arremessadores que possui, então temos que ter pé no chão e voltar ainda mais focados para o próximo jogo”, completou Fúlvio, do Brasília, responsável por oito pontos no Jogo 1.

+Clique aqui e confira mais informações e curiosidades sobre o confronto entre Pinheiros e Brasília no NBB

E por falar em histórico, o Pinheiros terá que se superar para reverter sua situação na série. Em todas as seis edições anteriores do NBB, foram aplicadas nove viradas em oitavas de final, sendo duas delas vindas do próprio clube pinheirense. A primeira foi na temporada 2011/2012, quando o time paulista perdia para o Joinville por 2 a 0 e conseguiu a incrível virada para 3 a 2. O mesmo aconteceu no ano seguinte, desta vez sobre a Winner/Limeira.

“Nosso time é experiente, todos já jogaram playoffs várias vezes, então sabemos que até se tivéssemos com 2 a 0 não poderíamos relaxar, porque tomar uma virada de 3 a 2 é muito mais fácil do que a gente pensa. Então vamos seguir firmes  até vencer três partidas, independente se vai ser 3 a 0, 3 a 1 ou 3 a 2”, concluiu o ala Arthur, do Brasília.

Marcus Toledo, do Pinheiros, e Arthur, do Brasília

Disputa é o que não vai faltar no clássico entre Pinheiros e Brasília nas oitavas de final do NBB (Luiz Pires/LNB)

Depois do duelo deste sábado, a série entre Pinheiros e Brasília se transfere para a capital do país, onde as equipes farão o Jogo 3 na terça-feira (14/04), às 19h30, no Ginásio da ASCEB, com transmissão ao vivo através dos canais SporTV. Se necessário, o quarto confronto será na quinta-feira (16/04), no mesmo local, às 20 horas.

“O Pinheiros é uma grande equipe, jogando em São Paulo mais ainda, principalmente ofensivamente. Mas nos playoff a gente esquece tudo que ficou para trás e olha só pra frente. Esse primeiro jogo foi ótimo para nós, mas vencemos somente uma batalha, ainda temos uma guerra inteira pela frente”, finalizou o candango Arthur.

Confira o calendário completo da série oitavas de final entre Pinheiros e Brasília:

Pinheiros/SKY (7º) 1 x 0 UniCEUB/BRB/Brasília (10º)
Jogo 1 – Pinheiros 91 x 95 Brasília
Jogo 2 – 11/04 (sábado), às 20h30, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo – ao vivo na WEB
Jogo 3 – 14/04 (terça-feira), às 19h30, no Ginásio da ASCEB, em Brasília – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – 16/04 (quinta-feira), às 20h, no Ginásio da ASCEB, em Brasília
Jogo 5* – 19/04 (domingo), às 16h, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo

*Se necessário