HOJE
Mais vivo do que nunca!
Por Liga Nacional de Basquete
Com desempenho decisivo no último quarto, Franca vence anfitrião UTE (EQU), se recupera de derrota e encaminha classificação à próxima fase da Liga Sul-Americana
Depois de perder para o Guaros de Lara (VEN) na primeira rodada do Grupo D da Liga Sul-Americana 2015 (89 a 76), o Franca Basquete se recuperou diante dos donos da casa e deu um importante passo rumo à classificação à próxima fase. Na noite desta quarta-feira, a equipe do técnico Lula Ferreira dominou o último quarto, abriu 21 pontos de vantagem e conquistou sua primeira vitória na chave, por 84 a 63, o que a deixa bem próxima da vaga na etapa seguinte da competição.
O cara: Mortal no garrafão, o pivô Thiago Mathias teve mais uma grande atuação no torneio sul-americano. Com belo aproveitamento de sete arremessos de 2 pontos em dez tentados (70% de aproveitamento), o camisa 12 do time francano registrou 15 pontos e ainda pegou 11 rebotes para completar seu excelente desempenho com um duplo-duplo.
A união faz a força: Além de Thiago Mathias, outros quatro atletas do Franca anotaram mais de dez pontos e contribuíram, e muito, no importante resultado positivo obtido no território adversário. Os alas Bruno Irigoyen (15) e Schneider (12), o ala/armador Matheus Costa (14) e o garoto Pedro Mendonça (11) se sobressaíram na pontuação e foram essenciais para o clube da Capital do Basquete conhecer sua primeira vitória no Grupo D.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Franca e UTE (EQU)
Momento chave: O último quarto foi fundamental para a confirmação do triunfo francano. Depois de uma rápida virada no final do terceiro período, com direito a uma sequência de três bolas de três pontos seguidas, os comandados do técnico Lula Ferreira chegaram para os últimos dez minutos vencendo por 59 a 54 e foram arrasadores nos dez minutos finais. Os brasileiros venceram a parcial final por 25 a 9 e construíram a boa vantagem de 21 pontos para garantir a vitória sobre o UTE.
Números comprovam: Franca se sobressaiu perante os anfitriões da chave nos arremessos de quadra. Em bola de 3 pontos, foram 15 convertidas em 28 tentadas (54% de aproveitamento), enquanto que os equatorianos acertaram somente cinco em 21 chutadas (24% de aproveitamento). Nas bolas de 2 pontos, foram 15 certas em 38 tentadas (39,4 de aproveitamento), contra 18 em 56 do adversário (32,1 % de aproveitamento). Diante deste cenário, os brasileiros dominaram também os rebotes – 45 contra 24.
Põe na conta: Com o resultado, o Franca conheceu sua primeira vitória no Grupo D e agora tem campanha de um triunfo e uma derrota (50% de aproveitamento), mesmo desempenho do UTE, que nesta quinta-feira fecha sua participação na chave diante do Guaros de Lara (VEN), até então invicto com dois êxitos em dois jogos (100% de aproveitamento).
E agora: Depois de garantir sua primeira vitória na chave, Franca pode garantir sua classificação à próxima fase nesta quinta-feira diante do Regatas de Lima (PER), que ainda não venceu nenhuma e sofreu derrotas por 35 e 42 pontos de diferença para UTE e Guaros de Lara, respectivamente. Se vencer os peruanos, o time brasileiro carimbará o passaporte à etapa seguinte, dependendo apenas do resultado do duelo entre Guaros e UTE para conhecer sua posição final do grupo. A partida entre Franca e Regatas de Lima será transmitida ao vivo no canal SporTV 3, às 21 horas (de Brasília).