HOJE
Malas prontas
Por Liga Nacional de Basquete
Com grupo 100% NBB CAIXA pela primeira vez, Seleção Brasileira embarca nesta sexta-feira para a Venezuela em busca do título do Campeonato Sul-Americano 2016
A Seleção Brasileira está de malas prontas para a Venezuela. Na última terça-feira, o técnico Gustavo De Conti definiu o grupo que disputará o Sul-Americano 2016, que acontecerá entre os dias 26 de junho e 02 de julho, em Caracas. E com uma novidade. Todos os 12 selecionados atuam nas quadras do NBB CAIXA, algo que nunca aconteceu na história.
“Isso mostra que o basquete brasileiro está crescendo muito e que o NBB CAIXA tem tudo para ser uma das principais ligas do planeta. O crescimento foi muito grande. Uma das provas é o número de jogadores que temos na NBA, alguns deles vindos do próprio NBB CAIXA. Isso mostra a qualidade da nossa liga e dos jogadores que atuam por aqui”, comentou Léo Meindl, do Bauru.
A equipe verde-amarela embarcará nesta sexta-feira (24/06) e iniciará sua trajetória no torneio que dá aos cinco primeiros colocados uma vaga no FIBA Américas 2017, novo sistema classificatório para a Copa do Mundo. A estreia do Brasil será na próxima segunda-feira (27/06), contra o Equador, às 14h45 (de Brasília).
Mesclando experiência e juventude, o grupo conta com algumas novidades, como os jovens Henrique Coelho (Decisão Engenharia/Minas) e Lucas Mariano (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília), além de Jimmy (Mogi das Cruzes/Helbor), todos que disputarão uma competição oficial pela Seleção pela primeira vez.
Também confirmados entre os 12, Gui Deodato (Rio Claro Basquete) e Davi Rossetto (Solar Cearense) voltarão a participar de um torneio com a camisa verde-amarela depois de um longo tempo fora. O primeiro disputou o Sul-Americano de 2011, e o segundo atuou nos Jogos Pan-Americanos de 2011, quando ainda era Sub-19.
“O time está muito bem montado, com jogadores experientes e jovens talentos que estão surgindo, que também já têm uma rodagem em seus clubes. Sempre tentamos passar nossa experiência para os jovens, conversando bastante durante os treinos, mesmo com pouco tempo de preparação. São garotos talentosos que absorvem rápido as coisas boas. Estamos numa boa crescente e esperamos fazer um grande Sul-Americano”, declarou Jefferson, do Bauru.
Quem também está de volta à Seleção é o experiente armador Fúlvio (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília). Aos 34 anos, o atleta líder em assistências da temporada 2015/2016 do NBB CAIXA, com média de 7,3 servidas por partida, vestiu a camisa do Brasil pela última vez no Sul-Americano de 2010, quando foi campeão em Neiva, na Colômbia.
Outros nomes experientes do grupo são os finalistas da edição passada do maior campeonato do basquete brasileiro: Olivinha (33 anos) e JP Batista (34 anos), do Flamengo, e Jefferson William (33 anos), do Paschoalotto/Bauru. Completam a lista Rafael Mineiro, que também disputou o NBB CAIXA pela equipe campeã, e Léo Meindl, do Bauru, além de Marcus Toledo, do Solar Cearense.
O Brasil está no Grupo A do Sul-Americano e irá enfrentar na fase de classificação as seleções do Equador (27 de junho, às 14h45 de Brasília), Paraguai (28, às 18h15), Bolívia (29, às 14h45) e Venezuela (30, às 20h30). A chave “B” é formada por Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai.
Confira a lista completa dos convocados da Seleção Brasileira para o Sul-Americano 2016:
Armadores:
Davi Rossetto (Solar Cearense) – 23 anos
Fúlvio (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília) – 34 anos
Henrique Coelho (Decisão Engenharia/Minas) – 23 anos
Alas:
Gui Deodato (Rio Claro Basquete) – 24 anos
Jimmy (Mogi das Cruzes/Helbor) – 26 anos
Léo Meindl (Paschoalotto/Bauru) – 23 anos
Marcus Toledo (Solar Cearense) – 29 anos
Pivôs:
Olivinha (Flamengo) – 33 anos
Jefferson William (Paschoalotto/Bauru) – 33 anos
Lucas Mariano (Mogi das Cruzes/Helbor) – 22 anos
Rafael Mineiro (Flamengo) – 27 anos
JP Batista (Flamengo) – 34 anos