HOJE
Manhãhistórica
Por Douglas Carraretto
Com mais de 800 alunos presentes, escola no extremo leste de SP recebe astros do Jogo das Estrelas na maior ação social da história do NBB CAIXA
A manhã desta sexta-feira (17/03) pode ser considerada histórica. Em ação promovida pela CAIXA, 19 astros do basquete nacional foram à Escola Estadual Jardim Iguatemi, no bairro de São Matheus, extremo leste de São Paulo (SP), e se depararam com uma legião de mais de 800 alunos de 11 a 17 anos, que fizeram da ação a maior da história do NBB CAIXA.
Estiveram na ação os atletas Davi Rossetto e Duda Machado (Solar Cearense), Gui Deodato (Gocil/Bauru Basket), Deryk e Lucas Mariano (UniCEUB/BRBCARD/Brasília), Arthur Bernardi (Banrisul/Caxias Basquete), Betinho (Campo Mourão), Marquinhos e Olivinha (Flamengo), Alexey (Franca Basquete), Enzo Cafferata (LSB/Uniso), Kendall Anthony (Macaé Basquete), Danilo Siqueira, Scott Rodgers e Drew Maynard (Minas Tênis Clube), Daniel Hure e Jhonatan (Paulistano/Corpore), Bennett (EC Pinheiros) e Kenny Dawkins (Universo/Vitória).
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte. O Jogo das Estrelas é também um evento viabilizado através da Lei de Incentivo ao Esporte e tem a Starbucks como seu Café Oficial.
As mais de 800 crianças tomaram a quadra da escola para interagir e bater uma bola com os atletas, que se dividiram em algumas estações para ensinar os fundamentos do basquete para os presentes (passe, arremesso, controle de bola, defesa e até 1×1). Sob o comando do MC Max, a ação ainda contou com presença de um DJ e de um grupo de cheerleaders.
“Já fiz algumas ações sociais com o Franca Basquete, mas nenhuma deste tamanho, nada comparado. É muito legal poder ensinar a elas um pouco de tudo que já aprendi e também aprender muito com elas. Certamente foi uma experiência inesquecível para todos nós”, comentou Alexey, de 21 anos, do Franca, que disputará o Desafio de Habilidades.
Além de ensinarem os alunos a jogar basquete, os atletas dançaram hip hop e samba, brincaram e se divertiram à beça/. Os participantes do Torneio de Enterradas (Gui Deodato, Danilo, Bennett e Jhonatan) deram demonstrações de suas cravadas e levaram o público à loucura.
“É sempre uma experiência bacana, bem diferente do que estamos acostumados no dia a dia. Aproximar a criança do ídolo é muito especial. Já fui criança e sei como é ver um atleta profissional e tirar uma foto, sei o que significa isso. É muito gratificante ver um sorriso no rosto de uma criança quando faz uma cesta ou tira uma foto faz tudo isso valer muito a pena”, comentou Duda Machado, atual campeão do Torneio de 3 Pontos.
Depois das cravadas, as crianças e adolescentes foram liberadas para “abusar” dos atletas presentes, tirando inúmeras fotos e pedindo autógrafos. As estrelas passaram um longo tempo atendendo aos alunos, que não deixaram de registrar a presença de nenhum dos astros do Jogo das Estrelas. Foi alegria pura.
“Foi uma experiência incrível. Foi muito bom estar aqui interagindo, jogando basquete e vendo o sorriso no rosto dessas crianças. É a primeira vez que participo de uma ação social em minha carreira profissional e fiquei encantado com tudo isso”, comentou o norte-americano Kendall Anthony, do Macaé Basquete.