HOJE
POSICIONAMENTO DOS CLUBES
Por Liga Nacional de Basquete
Manifesto redigido por afiliados da LNB reafirma compromisso com o desenvolvimento do basquete
Cientes do papel que exercem no ecossistema do esporte brasileiro e imbuídos em continuar trabalhando juntos e com cada vez mais afinco pelo desenvolvimento da modalidade, os clubes que compõem a Liga Nacional de Basquete tomaram a iniciativa de ratificar, através de manifesto, a união em torno dos princípios que norteiam a entidade desde sua fundação. Confira abaixo o manifesto divulgado pelos clubes:
“Há quinze anos fundamos a Liga Nacional de Basquete. Nos anos que se seguiram, entidades dos mais diversos estados brasileiros se juntaram à causa e passaram a fazer parte do maior movimento de renovação do esporte brasileiro.
As mudanças e os objetivos alcançados foram muitos, entre eles:
- Resgate da imagem da modalidade, passamos de 13ª modalidade na preferência do brasileiro para 3º e em ritmo sustentável de crescimento.
- Tornamos nossas equipes dominantes nas Américas, conquistando inclusive dois mundiais de clubes.
- Transformamos o Jogo das Estrelas no maior evento de entretenimento esportivo do Brasil.
- Firmamos parceria inédita com a NBA de mais de 20 anos, tendo nossas equipes disputado jogos nos EUA contra equipes consagradas desta que é a maior liga de basquete do mundo.
- Resgatamos a credibilidade na gestão, no trato com os stakeholders, na Justiça Disciplinar Desportiva, no sistema de competição e no mérito desportivo.
- Configuramos uma Liga transparente em suas ações e no trato financeiro, equânime e corporativamente responsável.
- Inovamos sempre e nos tornamos referência na maneira de fazer comunicação, no trato com patrocinadores, nas relações com nossos coirmãos e na produção e promoção das nossas competições.
Hoje, mais uma vez, somos instados a reafirmar nossas convicções e crenças e a ratificar nossa opção pela autogestão e de escolher nossos próprios caminhos. Por isso, diante da nossa responsabilidade no desenvolvimento do basquetebol, na formação de atletas, conquista de fãs e resultados das equipes e seleções, vimos por meio deste manifestar nosso compromisso irrestrito em manter a LNB na condução do Campeonato Brasileiro de Basquetebol, hoje intitulado NBB, e demais competições que organizamos com autonomia legal, profissionalismo e transparência.
Acreditamos e reafirmamos nosso compromisso com os preceitos utilizados pela Liga desde sua criação. Entendemos e respeitamos a Confederação Brasileira de Basketball, entidade mãe do basquetebol brasileiro, como instituição de fomento e união da modalidade no Brasil.
Esperamos portanto, da CBB, a reconstrução de uma pauta sinérgica com a LNB e todo o ecossistema do basquetebol, cumprindo o pactuado entre as instituições e trabalhando conjuntamente no intuito da construção de uma modalidade cada vez mais popular e de melhor qualidade para o Brasil.
Na esperança de que continuaremos a fazer o basquetebol crescer no Brasil, FIRMAMOS:
Associação Atlético Unifacisa
Associação Basquetebol Arte de Pato Branco
Associação Esportiva e Recreatica Cerrado
Associação Mourãoense de Basquete
Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura
Bauru Basket
Botafogo de Futebol e Regatas
Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Club Athletico Paulistano
Club de Regatas Vasco da Gama
Esporte Clube Pinheiros
Esporte Clube União Corinthians
Franca Basquete
Fortaleza Basquete Cearense
Minas Tênis Clube
Mogi das Cruzes Basquete
Rio Claro Basquete
São José Basketball
São Paulo Futebol Clube
Sport Club Corinthians Paulista”