#JOGAJUNTO

NBA

Mais Brasil na NBA

20-03-2024 | 04:06
Por Gustavo Marinheiro

Destaque do Corinthians na temporada passada, ala-pivô Mãozinha assina contrato com o Memphis Grizzlies será o 20° brasileiro da história da NBA

Na madrugada desta quarta-feira (20/03), o Memphis Grizzlies anunciou oficialmente a contratação do atleta brasileiro João Marcelo Pereira, carinhosamente conhecido como Mãozinha. O contrato estabelecido tem duração de 10 dias, um período crucial para que o ala-pivô exiba suas habilidades em quadra, especialmente considerando as lesões que têm afetado o elenco principal da equipe da NBA.

Mãozinha será o 20° jogador brasileiro da história da NBA (LNB)

O ala-pivô começou a sua carreira em competições da Liga Nacional de Basquete (LNB) pelo Maringá, quando disputou a LDB de 2018 e logo de cara chamou a atenção do Pinheiros. No ano seguinte, foi contratado pelo time da capital paulista e se estabeleceu como um dos destaques da equipe, campeã invicto do campeonato sub-23. Após o título, Mãozinha conseguiu uma vaga para jogar na Macêdonia do Norte, onde ficou por mais de um ano evoluindo o seu jogo.

Com sua volta ao Brasil em dezembro de 2021, Mãozinha retomou o seu posto como um dos principais prospectos do basquete brasileiro. Ele teve uma grande temporada com a camisa do Fortaleza Basquete Cearense e foi eleito Destaque Jovem do NBB 2021/22. Na última temporada, o ala-pivô surgiu como uma das grandes contratações do Corinthians, time semifinalista da Copa Super 8, no qual assumiu um papel de protagonismo e liderança dentro do elenco. Mãozinha se tornou o maior reboteiro do NBB 2022/23 (9,8), líder em tocos (1,2) e segundo jogador mais eficiente da competição (19.9). O ala-pivô era presença garantida em todos os Tops semanais e continua sendo até hoje uma verdadeira maquina de highlights (não à toa foi convocado para o Torneio de Enterradas de 2022), além de bombar nas redes sociais com seu carisma e suas jogadas.

No inicio da temporada 2023/24, Mãozinha assinou um contrato com o Mexico City Capitanes, da G-League, a Liga de Desenvolvimento da NBA. Na equipe mexicana, logo de cara o ala-pivô chamou muita atenção por sua capacidade atlética e alto domínio no garrafão, alcançando boas médias em pontuação (10.5) e rebotes (8.4), mesmo jogando apenas 23 minutos por jogo. Durante esse período, diversas jogadas do brasileiro viralizaram nas redes sociais, chamando a atenção do fã de basquete, o que o credenciou inclusive a ser convocado para o Dunk Contest da G-League neste ano.

Novo time de Mãozinha, o Memphis Grizzlies é 13º colocado na Conferência Oeste. No jogo contra o Sacramento Kings, na última segunda-feira (18/03), 10 atletas desfalcaram a equipe por lesão. O ala-pivô será o 20° brasileiro da história da NBA.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.