HOJE
VOANDO NAESPANHA
Por Liga Nacional de Basquete
Em grande fase pelo Tenerife, Marcelinho Huertas vence prêmio de Melhor Jogador Latino-Americano da Liga ACB pela segunda vez consecutiva
A Liga ACB anunciou nesta quinta-feira (13/05) que Marcelinho Huertas venceu, de forma antecipada, o prêmio de Melhor Jogador Latino-Americano da temporada 2020/2021. Defendendo as cores do Tenerife, que está em terceiro lugar na classificação do campeonato espanhol, o brasileiro está com médias de 14,2 pontos, 6,2 assistências e 2,0 rebotes por jogo.
Ver essa foto no Instagram
Ao final de cada rodada da Liga ACB, um júri formado por jornalistas, jogadores e/ou treinadores do basquete latino-americano votam no Melhor Jogador Latino-Americano da Rodada. Os três mais votados acumulam pontos em um ranking da temporada entre os jogadores da América Latina. Quem terminar em primeiro lugar ao final da temporada, recebe o prêmio.
Líder isolado do ranking com 152 pontos, Marcelinho Huertas ganhou o prêmio antecipadamente pois já não pode ser ultrapassado, mesmo com quatro rodadas para o final da temporada regular. Ele recebeu o prêmio de Melhor Jogador Latino-Americano da Rodada em cinco oportunidades. Os brasileiros Vitor Benite (3) e Léo Meindl (1) também já ganharam.
Entre as suas melhores atuações, vale destacar os dois jogos seguidos que Huertas fez contra o San Pablo Burgos, de Benite, e o Murcia, de Augusto Lima. Na primeira partida, o armador anotou 23 pontos, cinco assistências e três rebotes. Dias depois, ele fez 26 pontos e seis assistências. Esses foram os melhores desempenhos de Huertas na temporada na estatística de “valoración”, com 31 e 27, respectivamente.
Essa é a segunda vez que Marcelinho Huertas é eleito o Melhor Jogador Latino-Americano da Liga ACB, já que também venceu a categoria na temporada passada. Criado em 2018/2019, o prêmio teve como primeiro vencedor Nico Laprovittola, argentino que fez história com a camisa do Flamengo.