#JOGAJUNTO

NBB Caixa

O garrafão é dele!

14-06-2024 | 10:24
Por Juvenal Dias

Márcio, ala-pivô do Sesi Franca, sai do banco na temporada passada para ser um dos principais astros da conquista do tricampeonato seguido em um ano de autoafirmação

Para quem passou dessa idade, lembra o que conquistou com 21 anos? Pois bem, Márcio, pivô do Sesi Franca, pode se vangloriar de muitas conquistas. A mais recente delas foi o tricampeonato seguido do NBB CAIXA com o time do interior paulista, na última quinta-feira (13/06), no Maracanãzinho, diante do Flamengo. Curiosamente, o “cara” do garrafão na temporada 2023/24 teve um jogo 4 das Finais com mais pontos fora do perímetro do que dentro.

Márcio, com a rede da cesta e o troféu de campeão do NBB CAIXA pelo terceiro ano com o Sesi Franca. Foto: Maurício Almeida/ LNB

Imagina a situação quando começou a temporada: um atleta, que já tinha cinco temporadas pelo Sesi Franca, tendo conquistado os dois primeiros títulos de NBB CAIXA da história do clube com atuações vindas do banco. Passa a ser titular incontestável dentro do garrafão, uma peça fundamental para o jogo físico e um grande parceiro de atuação de Lucas Dias.

Como se não bastasse ter ganho a BCLA e o Mundial Interclubes na temporada passada, Márcio assumiu um grande protagonismo em um time de grandes estrelas e calejadas de tantas conquistas: David Jackson, Lucas Dias, Jhonatan Luz, Wesley. Ele bateu no peito para dominar o garrafão francano tanto na defesa como no ataque. Passou a ter os melhores números de sua carreira. Sua média de 16,6 minutos por jogo subiu para 21,8 minutos em 50 jogos na temporada 2023/24. Subiu em mais de cinco pontos sua média de pontuação, que era de 8 para 13,1 e com 6,4 rebotes. Passou para uma eficiência de 15,3, subindo a média da carreira para dois dígitos.

No meio da temporada, foi o capitão do time Jovens Estrelas do Jogo das Estrelas, perdendo a final para o Time André Góes por um ponto. É bem verdade que ficou pelo caminho na Copa Super 8 e na BCLA, mas cresceu nos momentos de playoffs do NBB CAIXA. Foi justamente quando o time precisou do jogo físico, Márcio estava lá para corresponder às expectativas. Foi líder do time no quesito rebotes. Além disso, concorre entre os melhores pivôs e destaques jovens do campeonato.

“Não sei dizer se essa é a temporada mais especial, porque nos últimos anos ganhamos tudo. Em termos de títulos, nos outros anos tivemos mais destaques, mas essa temporada foi a que mais evolui, que mais tive oportunidade de mostrar o que sei fazer. Então, ao mesmo tempo que foi muito especial, foi tanto como as outras. Foi uma temporada diferente de todas as outras, mas com experiências surreais”, analisou Márcio.

Ao fazer um balanço de sua carreira até o momento, mostrou pés no chão. “É só agradecer, agradecer ao time, à comissão técnica, que dá todo o suporte. Sempre estou fazendo meu trabalho, sempre tentando melhorar, dando meu máximo, e agradecer a Deus, sem ele, nós não conseguiríamos nada. Sobre o futuro, é buscar o melhor, o máximo, mas não sei o que aguarda para frente.”

Definitivamente a temporada 2023/24 foi um ano de afirmação na carreira de Márcio. Agora, resta saber que voos mais altos esse gigante de 2,04m vai alçar. Um jogador que é tímido com as palavras, porém se transforma em um ser feroz dentro de quadra e, com suas enterradas e imposição física, tem um mundo inteiro para conquistar.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.