HOJE
Maré desorrisos
Por Liga Nacional de Basquete
NBA lança núcleo de basquete jr. nba no Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, e projeto irá atender jovens e crianças em aulas no contraturno escolar
A NBA (National Basketball Association) inaugurou nesta quarta-feira (06/09) um núcleo jr. nba no Complexo da Maré, localizado na zona Norte do Rio de Janeiro (RJ), integrando o projeto ‘Maré que Transforma’, liderado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Subsecretaria de Esportes e Lazer do Município do Rio de Janeiro.
“Estamos muito felizes em levar a NBA para a Maré, uma comunidade que nos recebeu de braços abertos e mostrou o quanto é apaixonada pelo basquete. Tivemos um número muito expressivo de inscrições e isso é o começo de uma história bonita que vamos escrever junto com a comunidade. O jr. nba é uma plataforma global, uma ferramenta para mudar vidas, e quero agradecer a todos os parceiros que estão junto com a NBA nessa iniciativa, com o objetivo de oferecer valores que só o esporte pode transmitir”, afirmou Arnon de Mello Neto, Vice-Presidente da NBA para a América Latina.
O núcleo jr. nba da Maré já conta com 200 jovens e crianças inscritos (de 10 a 19 anos), com aulas gratuitas, e também tem por objetivo agregar menores que estão fora da escola como forma de reintegrá-los ao sistema por meio do esporte. Para o projeto, a NBA recuperou duas quadras com pintura e marcações novas, instalação de dois pares de tabelas e entrega de material esportivo (bolas, colete, uniformes e equipamentos) para alunos e instrutores. Além disso, outras duas tabelas portáteis estarão disponíveis para ações em escolas da comunidade.
“A relevância que a NBA tem no cenário do esporte mundial vai agregar um valor inestimável de autoconfiança e integração social para a comunidade e para os jovens impactados pelo projeto ‘Maré que Transforma’. O BID está muito satisfeito com a parceria e estamos certos de que os resultados se somarão aos esforços que estão sendo feitos para garantir a sustentabilidade desta iniciativa”, disse Hugo Florez, representante do BID no Brasil.
A plataforma jr. nba está em mais de 30 países pelo mundo, como Espanha, Itália, Vietnã, Filipinas, África do Sul e México, entre outros. Em 2016, o programa atingiu mais de 6,5 milhões de jovens atletas ao redor do mundo.
“O esporte é uma ferramenta fundamental de socialização, de educação e de bem-estar. O jr. nba é uma plataforma que combina diversos valores agregados ao basquete, como disciplina e trabalho em equipe, ajudando a formar cidadãos. Estamos muito felizes em ver o projeto nascer na Maré e, especialmente, no interesse desses jovens, que é carente de oportunidades”, declarou Daniel Soares, Diretor de Operações de Basquete NBA LatAm.
O núcleo jr. nba é resultado da parceria entre NBA e BID, e tem como propósito promover a inclusão social através de atividades esportivas nas vilas olímpicas do Rio de Janeiro. No complexo da Maré, o programa ‘Maré Que Transforma’ desenvolve o esporte como ferramenta de construção de valores e de cidadania para o dia a dia da comunidade, minimizando conflitos, aumentando o envolvimento dos pais com seus filhos e, claro, potencializando a prática esportiva para promoção da saúde, amizade e transformação social.