HOJE
Maré desorrisos
Por Liga Nacional de Basquete
NBA lança núcleo de basquete jr. nba no Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, e projeto irá atender jovens e crianças em aulas no contraturno escolar
A NBA (National Basketball Association) inaugurou nesta quarta-feira (06/09) um núcleo jr. nba no Complexo da Maré, localizado na zona Norte do Rio de Janeiro (RJ), integrando o projeto ‘Maré que Transforma’, liderado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Subsecretaria de Esportes e Lazer do Município do Rio de Janeiro.

Núcleo jr. nba no Complexo da Maré já conta com 200 jovens inscritos, entre 10 e 19 anos (Gustavo Schlittler/NBA)
“Estamos muito felizes em levar a NBA para a Maré, uma comunidade que nos recebeu de braços abertos e mostrou o quanto é apaixonada pelo basquete. Tivemos um número muito expressivo de inscrições e isso é o começo de uma história bonita que vamos escrever junto com a comunidade. O jr. nba é uma plataforma global, uma ferramenta para mudar vidas, e quero agradecer a todos os parceiros que estão junto com a NBA nessa iniciativa, com o objetivo de oferecer valores que só o esporte pode transmitir”, afirmou Arnon de Mello Neto, Vice-Presidente da NBA para a América Latina.
O núcleo jr. nba da Maré já conta com 200 jovens e crianças inscritos (de 10 a 19 anos), com aulas gratuitas, e também tem por objetivo agregar menores que estão fora da escola como forma de reintegrá-los ao sistema por meio do esporte. Para o projeto, a NBA recuperou duas quadras com pintura e marcações novas, instalação de dois pares de tabelas e entrega de material esportivo (bolas, colete, uniformes e equipamentos) para alunos e instrutores. Além disso, outras duas tabelas portáteis estarão disponíveis para ações em escolas da comunidade.

Projeto tem como propósito a inclusão social de jovens através do esporte (Gustavo Schlittler/NBA)
“A relevância que a NBA tem no cenário do esporte mundial vai agregar um valor inestimável de autoconfiança e integração social para a comunidade e para os jovens impactados pelo projeto ‘Maré que Transforma’. O BID está muito satisfeito com a parceria e estamos certos de que os resultados se somarão aos esforços que estão sendo feitos para garantir a sustentabilidade desta iniciativa”, disse Hugo Florez, representante do BID no Brasil.
A plataforma jr. nba está em mais de 30 países pelo mundo, como Espanha, Itália, Vietnã, Filipinas, África do Sul e México, entre outros. Em 2016, o programa atingiu mais de 6,5 milhões de jovens atletas ao redor do mundo.
“O esporte é uma ferramenta fundamental de socialização, de educação e de bem-estar. O jr. nba é uma plataforma que combina diversos valores agregados ao basquete, como disciplina e trabalho em equipe, ajudando a formar cidadãos. Estamos muito felizes em ver o projeto nascer na Maré e, especialmente, no interesse desses jovens, que é carente de oportunidades”, declarou Daniel Soares, Diretor de Operações de Basquete NBA LatAm.
O núcleo jr. nba é resultado da parceria entre NBA e BID, e tem como propósito promover a inclusão social através de atividades esportivas nas vilas olímpicas do Rio de Janeiro. No complexo da Maré, o programa ‘Maré Que Transforma’ desenvolve o esporte como ferramenta de construção de valores e de cidadania para o dia a dia da comunidade, minimizando conflitos, aumentando o envolvimento dos pais com seus filhos e, claro, potencializando a prática esportiva para promoção da saúde, amizade e transformação social.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca