#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Fim da estrada

11-10-2024 | 05:12
Por Juvenal Dias e Marcius Azevedo

A lenda do NBB CAIXA, o ala Marquinhos, do R10 Score Vasco da Gama, anuncia que será sua última temporada como atleta profissional e, logo após, pendura os tênis das quadras

Vem aí mais uma despedida de uma lenda. Então, é hora de aproveitar os últimos momentos de Marquinhos nos ginásios do maior campeonato de basquete do país. Com 15 das 16 temporadas realizadas no NBB CAIXA, o ala do R10 Score Vasco da Gama anunciou às vésperas de começar a temporada 2024/25 que essa será sua última dança em quadra. Após Olivinha (maior reboteiro) ter saído ao final da última temporada, agora será a vez do único 3x MVP e segundo maior cestinha do NBB CAIXA pendurar seus tênis.

Marquinhos pontuando para o R10 Score Vasco da Gama contra o Caxias. Foto: Mauricio Almeida/Vasco da Gama

Neste sábado (12/10) começará a contagem regressiva para apagar os holofotes sobre o ala camisa 11 do Cruzmaltino. Certamente, a estrela de Marquinhos continuará brilhando e abrilhantando por onde decidir seguir no seu pós-carreira de atleta profissional. A partir disso, todas as homenagens serão mais do que merecidas a quem tanto contribuiu para o basquete nacional e tornou-se ídolo para muitas torcidas. O anúncio veio pouco mais de 24 horas antes do tapinha inicial da temporada 2024/25 do NBB CAIXA, a 17ª da história, no jogo que envolve justamente seu time, o R10 Score Vasco da Gama e o maior rival, o Flamengo, time no qual teve muitas alegrias e as principais conquistas.

Marquinhos é um dos três atletas que podem ostentar a alcunha de Hexacampeão do NBB CAIXA, ao lado de Olivinha e Jhonatan Luz. O ala é o segundo maior pontuador da história da competição, com 8739 pontos. Foi o oitavo atleta a completar 500 partidas e começa a contagem dessa com 508 jogos. Além disso, é o décimo maior em número de assistências (1543) e 14º em número de rebotes (2169). Nas temporadas de 2012/13, 2015/16 e 2017/18 o atleta de 40 anos de idade conquistou o prêmio de MVP da temporada. Da temporada 2010/11 até 2016/17, ou seja sete temporadas seguidas, foi eleito o melhor ala da competição. No ano seguinte, que foi destronado da posição, tratou de vencer como o maior cestinha, antes de recuperar o trono de melhor ala por mais quatro temporadas seguidas.

Em sua rede social, Marquinhos falou dos seus 25 anos de carreira:

“Amanhã começa mais um @nbbcaixa e junto com ele começa a minha contagem regressiva como Atleta Profissional de basquete, a “Famosa Saideira “! Momento de começar a dar adeus em pequenas doses ao esporte que me deu tantas coisas ao longo de todos esses anos como jogador. Com a laranjinha aprendi a ter responsabilidade, disciplina, caráter, dedicação e muito amor, não só pelo jogo, mas, também, por cada momento em que piso em quadra.

 

Através do basquete consegui atingir todos meus objetivos pessoais como atleta: jogar na NBA, escrever meu nome na história dos clubes que atuei e chegar ao ponto mais alto que eu considero, vestir a camisa da Seleção Brasileira e representar meu país nas principais competições esportivas mundo a fora. Foram 2 Jogos Olímpicos, 3 Mundiais e 1 Pan-americano.

Com o basquete também tive a oportunidade de conhecer lugares que jamais imaginei, de conhecer pessoas incríveis e tornar real o sonho de muitos torcedores em ver seu time de coração ser campeão. Sensação essa que, tenho certeza, que mais vou sentir falta na minha aposentadoria. Poder cantar, vibrar e até chorar com os torcedores a cada lance que a bola laranja nos proporciona.

Mas nem tudo nessa jornada é só alegria e sorriso no rosto. Tive que aprender a lidar e conviver com o principal vilão de todo atleta, a DOR, um dos principais motivos que me fez tomar essa decisão. Esporte de alto rendimento é assim, você trabalhar no seu limite físico e mental o tempo todo e, uma hora, a conta chega com as dores, lesões e limitações físicas.

Mas ainda tenho fôlego e muita vontade para escrever esse último capítulo como atleta profissional nessa que será a minha temporada de despedida das quadras. Então, espero aproveitar com todos vocês a cada partida, a cada cesta pela busca por muitas vitórias ainda! Que seja especial!”

Marquinhos revelou que o desejo de parar já vem sendo trabalhado desde a última temporada. “Foi uma ideia que surgiu agora, durante a temporada passada já estava pensando, mas foi tão legal a temporada do NBB CAIXA que eu quis alongar mais um pouco e fazer mais uma temporada com o Vasco.”

Olivinha, do Flamengo, e Marquinhos, na época, estava no São Paulo. Foto: arquivo

O ala só não esteve presente na temporada 2009/10 do NBB CAIXA. As suas três primeiras foram com o Pinheiros, antes das nove seguidas com o Flamengo, lugar onde conquistou seis dos sete títulos do clube na história da competição, o último veio justamente na última temporada de Marquinhos com a camisa Rubro-Negra, em 2020/21. Em seguida, realizou o sonho de jogar pelo São Paulo, ajudando o Tricolor a conquistar o Paulista e a Basketball Champions League Americas de 2021/22 e onde permaneceu por duas temporadas. Na retomada do projeto do basquete pelo R10 Score Vasco da Gama, aceitou o desafio de comandar uma jovem equipe e conduziu o Gigante da Colina ao quarto lugar ao final da última temporada regular e parou nas quartas de final dos playoffs, ao ser derrotado em casa para o Bauru Basket, de outra lenda, Alex.

O atleta já se imagina desfrutando em cada ginásio que estiver atuando e espera que cada jogo seja divertido. Ele também tem como objetivo impulsionar o R10 Score Vasco da Gama ainda mais longe nessa temporada, tentando uma semifinal inédita para o clube ou até mesmo uma final. Independentemente do anúncio, acredita que os companheiros já vão iniciar o campeonato dando tudo de si e em busca da vitória contra o rival da cidade, jogando diante de sua torcida.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.