#JOGAJUNTO

NBB Caixa

'Cheiro' de Marquinhos

04-11-2024 | 10:09
Por Juvenal Dias

Marquinhos é o cestinha, com 23 na conta, brilha na prorrogação diante da Unifacisa e conduz o R10 Score Vasco da Gama à sua terceira vitória no NBB CAIXA 24/25

Em um duelo de dois times que tinham o mesmo aproveitamento e mesma campanha (Unifacisa e R10 Score Vasco da Gama), Marquinhos, que passou dos 8800 pontos no jogo anterior e soma 514 jogos em seu currículo, enfrentou outro atleta que competiu nas 17 temporadas do NBB CAIXA, Guilherme Hubner. O pivô, prestes a entrar no clube dos 500 jogos, completou 499 no duelo contra a lenda, no entanto saiu derrotado. O Cruzmaltino levou a melhor nessa segunda-feira (04/11) dentro da Arena Unifacisa, por 81 a 72, e Marquinhos vai levar um grande “cheiro” da Paraíba.

Antes da partida, Marquinhos comentou sobre presenciar o crescimento do adversário dentro do basquete nacional, mas que também contava com a vitória. “A lembrança boa é que eu praticamente inaugurei esse ginásio aqui, vim jogar a partida amistosa com o Flamengo. Eles nos chamaram para inaugurar esse ginásio aqui, lá atrás, em 2016 ou 2017. Praticamente eu vi esse time crescer, jogando contra, vi eles ganhando do São Paulo na final da Liga Ouro. Depois, entraram no NBB e não saíram mais, é um projeto sólido. O pessoal aqui de Campina Grande ama o basquete, é sempre legal vir aqui, ter o carinho da torcida. Mesmo sendo adversário, eles cumprimentam, mandam abraços, não ‘enchem’ o saco, são muito respeitosos. É essa onda que vai ter, uma energia bem legal na Arena. Espero que consigamos fazer uma boa partida, vencer para continuar a sequência. Mas é legal demaisvir aqui e jogar contra a Unifacisa.”

Marquinhos, do R10 Score Vasco da Gama, contra Guilherme Hubner, da Unifacisa, no duelo dos longevos. Foto: Gabriella Tayane / Basquete Unifacisa

No primeiro quarto, diante de uma Arena Unifacisa com massiva presença do público torcedor, Marquinhos começou como titular, mas demorou alguns minutos para movimentar o marcador com o acerto de seus dois lances livres na falta que sofreu. Saiu para descansar com a vantagem de 13 a 7 e voltou ainda com vantagem para fazer sua especialidade, bola de três, últimos pontos do R10 Score Vasco da Gama no período, ainda faltando três minutos para encerrar. Permaneceu em quadra por quase sete minutos e meio, mas precisou sair porque sofreu uma cotovelada involuntária no rosto, ao tentar marcar o contra ataque que Gaskins puxou. Viu a Unifacisa virar para 18 a 16 do banco de reservas enquanto se recuperava com o rosto inchado da pancada.

+ Confira as estatísticas da partida entre Unifacisa e R10 Score Vasco da Gama

Mais dois lances livres certeiros e o primeiro arremesso de dentro do perímetro, que também foi preciso, fizeram com que Marquinhos anotasse mais quatro pontos. Além disso, um rebote e uma assistência para Eugeniusz contribuiu para que o Cruzmaltino fosse para o intervalo com a vantagem de dois pontos, com 37 a 35. Terminou a primeira metade do embate como segundo maior pontuador do time com nove pontos, atrás de Jamaal, que anotou 14. Enquanto esteve no quinteto jogando, o ala correu quadra toda, como no lance que recebeu a falta, mostrando que o físico do atleta de 40 anos está inteiro e não só a precisão dos arremessos.

Marquinhos teve uma atuação mais intensa dentro do garrafão no terceiro quarto. Buscou três rebotes, dois defensivos e um ofensivo. Também manteve o aproveitamento de lances livres, acertando mais dois, e errou seu primeiro arremesso na partida. Contudo, acertou mais dois pontos para somar quatro à contagem total de 13. Foi o período que o Gigante da Colina teve sua maior vantagem contra o Jack, sete pontos, todavia a vantagem terminou em três para os visitantes.

Com uma constância impressionante em termos de progressão, Marquinhos anotou mais cinco pontos, chegando a 18 e se isolando como o cestinha da partida. Dessa vez, assim como o restante do R10 Score Vasco da Gama, o aproveitamento caiu, já que o ala tentou 12 pontos no último quarto. Mesmo assim, contribuiu com mais três rebotes defensivos e uma assistência. Do outro lado, Alaekwe e Rachel puxaram a reação e fizeram com que o placar terminasse em 65 a 65. Assim, a partida foi para a prorrogação e o torcedor paraibano viu um show particular de Marquinhos.

O camisa 11 anotou os dois primeiros pontos, deu uma assistência e anotou mais uma de três para fazer o time carioca abrir quatro pontos de vantagem. Foi o começo da arrancada de 16 a 7 do Cruzmaltino, que faturou sua terceira vitória fora de casa, a segunda seguida no Nordeste. Foi o terceiro triunfo da equipe carioca na temporada 2024/25 do NBB CAIXA. Marquinhos ainda terminou com oito rebotes e três assistências para uma eficiência de 28.

+ Confira as fotos do confronto entre Unifacisa e R10 Score Vasco da Gama

Depois da partida, Marquinhos comemorou o resultado conquistado na Paraíba. “A vitória que dá muita moral, já viemos de uma vitória muito difícil em Fortaleza. Tivemos um bom período para treinar, acertar e entender algumas coisas. Estamos tendo muitas dificuldades, porque estamos sem o único pivô que nós temos. Temos que nos desdobrar defensivamente, cobrir o garrafão e brigar por todos os rebotes. Foi visível o que fizemos hoje. A vitória foi muito grande porque poucos times vão chegar em Campina Grande e vencer a Unifacisa em casa.”

Dos 17 ginásios diferentes que Marquinhos passará em sua temporada de despedida antes de chegar os playoffs, já foram quatro e se deu bem em três.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.