#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Encontro de lendas

06-11-2024 | 01:59
Por Liga Nacional de Basquete

Marquinhos e Shamell se enfrentam nesta quinta-feira (07/11), na partida entre R10 Score Vasco da Gama e Caxias do Sul Basquete, em São Januário

Em sua temporada de despedida, Marquinhos, 40 anos, vai viver mais um momento especial nesta quinta-feira (06/11), quando o R10 Score Vasco da Gama encara o Caxias do Sul Basquete. A equipe gaúcha conta com Shamell, 44 anos, no elenco. Ou seja, teremos um dos últimos encontros (ou até o derradeiro se eles não se enfrentarem no segundo turno) entre essas lendas do NBB CAIXA.

Marquinhos e Shamell estão em lados opostos neste momento, mas não foi sempre assim. Eles puderam atuar juntos no Pinheiros por duas temporadas e depois se reencontraram no São Paulo, anos depois, disputando inclusive uma final do NBB CAIXA e conquistando, por exemplo, o maior título da história do basquete tricolor, o da Basketball Champions League Américas.

“Sempre nos demos muito bem. Só tenho lembrança boas com o Shamell, lembranças da gente levantando troféus”, afirmou o Marquinhos. “Enfrentar o Marquinhos é sempre um prazer, tantas coisas que ele já fez para o basquete brasileiro. Também fizemos muitas coisas juntos. É bom ainda jogar contra ele, os dois com saúde, ainda estamos fazendo várias coisas na história do NBB”, completou Shamell.

Com diversas temporadas do NBB CAIXA no currículo, Marquinhos e Shamell estão no topo das estatísticas da competição. O americano é o líder na pontuação, com 8,983 pontos. O ala do R10 Score Vasco da Gama está logo atrás, com 8,829. Ambos devem superar os 9 mil pontos na edição de 2024/25.

Shamell e Marquinhos também estão próximos na lista de assistências, ocupando o oitavo (1,623) e o novo lugar (1,561), respectivamente. Em número de jogos, novamente o americano aparece um pouco na frente, em sexto, com 524 partidas contra 514 do adversário, que está em oitavo.

Será o jogo de número 29 entre eles na história do NBB CAIXA. Marquinhos está na dianteira desta disputa, com 18 vitórias. Shamell conquistou 10 triunfos. O ala do R10 Score Vasco da Gama tem médias de 15,6 pontos, 5 rebotes e 3 assistências com 16 de eficiência contra o jogador do Caxias do Sul, que registra 12,9 pontos, 3 rebotes e 3 assistências com 11 de eficiência sempre que enfrenta o antigo companheiro.

O ala do Caxias do Sul prefere não indicar apenas um jogo especial. “Na minha cabeça não tem jogo apenas um jogo entre nós dois, sempre foram grandes jogos entre nós. Sou muito competitivo, mas, dentro da quadra, mas fora, somos amigos, foi muito legal ver nós dois amadurecermos durante todo esse tempo, batalhamos muito e agora estamos no fim do caminho. É legal ver isso. Tivemos conquistas juntos, vários jogos contra também e todos eles são especiais”, afirmou.

Marquinhos concordou com Shamell ao falar do quanto eles sempre foram competitivos. “Dentro da quadra, somos parecidos. Somos competidores, odiamos perder. Realmente até quando tinha treino, participávamos de coletivo, quase sempre no mesmo time, nós fazíamos de tudo para ganhar. A lembrança que eu tenho dele é de ser um cara competidor ao máximo, assim como eu”, disse.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.