HOJE
pontos positivos
Por Marcius Azevedo
Marquinhos não tem grande exibição, mas elogia o comportamento do R10 Score Vasco da Gama na vitória sobre o Fortaleza Basquete Cearense/CFO
A farewell tour ou turnê de despedida de Marquinhos teve seu terceiro episódio nesta sexta-feira (01/11), no Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza. O ala entrou em quadra pelo R10 Score Vasco da Gama pela terceira vez como visitante no NBB CAIXA 2024/25, naquele que pode ser o seu último jogo na cidade. Não foi uma grande exibição do jogador de 40 anos, mas o time cruzmaltino conquistou uma importante vitória sobre o Fortaleza Basquete Cearense/CFO por 70 a 68, com uma virada no último período.
Marquinhos terminou o jogo com 10 pontos, seis rebotes, sendo três ofensivos, e quatro assistências para 11 de eficiência. O ala não teve bom aproveitamento nos arremessos, registrando 28,6% (2/7) no perímetro e 33,3% (2/6) nas tentativas para dois pontos. Rafael Paulichi foi o maior pontuador com 18 pontos. Jamaal foi o responsável por fechar o jogo, definindo o triunfo ao converter dois lances livres com o cronômetro indicando apenas 2 segundos para o fim.

Marquinhos em ação pelo R10 Score Vasco da Gama contra o Fortaleza Basquete Cearense/CFO. Foto: Carlos Roosewelt/FBC
“Foi uma partida de muitos altos e baixos, mas tem muito mais coisa positiva do que negativa. Foram duas corridas durante o jogo, onde o Fortaleza abriu 13 pontos e depois 10 pontos, sendo esta segunda no último quarto. Conseguimos ter fôlego, concentração, acreditamos em algumas coisas que estavam dando certo para conseguirmos virar o jogo. É uma partida que dá muita moral para seguir em frente. Viemos de duas derrotas seguidas e, uma vitória fora de casa, dá muita moral o jogo diante da Unifacisa, quando vamos tentar fazer um grande jogo e buscar outra vitória”, afirmou Marquinhos.
Em sua última temporada na carreira, Marquinhos lembrou que pôde acompanhar o processo de surgimento da equipe do Ceará, então apenas com o nome de Basquete Cearense, em 23 de junho de 2012, até se consolidar no NBB CAIXA e hoje seguir forte após fechar parceria com o Fortaleza Esporte Clube. “Eu vi o projeto que hoje é o Fortaleza nascer lá no começo. Era apenas Basquete Cearense. Vi todo essa evolução”, comentou o ala do R10 Score Vasco da Gama, que lembra com carinho de um jogo na temporada 2012/13.
+ Veja estatísticas da vitória do R10 Score Vasco da Gama sobre o Fortaleza BC/CFO
“Um jogo que me vem na memória foi um que lotou. Joguei com o Flamengo aqui e teve capacidade máxima. Jogamos muito bem esse jogo e ganhamos, mas foi uma grande festa. É legal ver todo o carinho que o torcedor de Fortaleza tem pelo time. É claro que eles passam um período de estabilidade por causa de investimentos. Isso é difícil no basquete brasileiro. Mas esse jogo me lembro com muito carinho, não só por ter ganho e feito uma boa partida, mas foi um jogo bem legal de ver o ginásio lotado num projeto que tinha acabado de se consolidar”, relembrou Marquinhos.
A partida em questão aconteceu no dia 23 de fevereiro de 2013, quando mais de 8 mil pessoas lotaram o ginásio Paulo Sarasate para acompanhar o jogo entre o time da casa e o Flamengo. O local estava sendo reinaugurado após passar por uma grande reforma. Até o então prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, esteve presente, assim como Manoel Tobias, bicampeão mundial de futsal pela seleção brasileira e eleito três vezes o melhor jogador do mundo pela Fifa.
+ Veja galeria de fotos da partida desta sexta-feira no CFO
Marquinhos terminou o jogo com 16 pontos, 3 rebotes e 3 assistências para 20 de eficiência, ajudando no triunfo do Flamengo por 101 a 82. Vítor Benite foi o cestinha da equipe rubro-negra, com 29 pontos e 78% de aproveitamento (7/9) nos arremessos de 3 pontos. Pelo Basquete Cearense, o destaque foi Felipe Ribeiro, que anotou 22 pontos e pegou oito rebotes para 33 de eficiência. “Era muito mais torcedor do Fortaleza do que do Flamengo. Cabiam mais de 8 mil pessoas no Paulo Sarasate, era tipo um mini Maracanãzinho. Lembro com carinho desse jogo”, finalizou o ala.
Fortaleza ainda pode voltar à turnê de despedida de Marquinhos se R10 Score Vasco da Gama e Fortaleza Basquete Cearense/CFO se enfrentarem nos playoffs do NBB CAIXA ou se cruzarem na Copa Super 8, que acontece em janeiro e fevereiro de 2025, entre os oito melhores times do primeiro turno.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca