#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Último encontro lendário?

04-02-2025 | 10:17
Por Juvenal Dias

No 29º encontro de lendas cestinhas do NBB CAIXA, Marquinhos pode ter se despedido de Caxias do Sul, vendo Shamell ser o cestinha pelo rival e conduzindo o time gaúcho à vitória

A partida desta terça-feira (04/02) pode marcar o fim de encontros de lendas do NBB CAIXA. Em sua temporada de despedida, Marquinhos, ala do R10 Score Vasco da Gama, pode ter feito o 29º e último embate contra Shamell, ala/armador do Caxias do Sul Basquete, no duelo entre os dois maiores cestinhas da história do campeonato. Também foi o 43º enfrentamento contra Larry Taylor, o que pode significar também mais uma despedida contra outra lenda.

Marquinhos, do R10 Score Vasco da Gama, tentando se desvencilhar de Shamell, do Caxias do Sul Basquete. Foto: Matheus Magnani

O ginásio, no Sesi, em Caxias do Sul, foi o palco para um dos jogos que retomam a temporada 2024/25 do NBB CAIXA, após a Copa Super 8 de 2025, competição que o R10 Score Vasco da Gama parou nas quartas de final, na despedida de Marquinhos da competição. Com a página virada, o ala, que é o segundo maior cestinha, tendo começado a partida com 8946 pontos, e enfrentou duas lendas de uma só vez. Shamell, o maior cestinha da competição, começando com 9185 pontos, e Larry Taylor, jogador que passou o Olivinha e se tornou o atleta com mais partidas na história, chegando para esse confronto com 567 na sua conta.

Contra Larry, Marquinhos teve mais enfrentamentos, já que nunca atuaram juntos. Marquinhos leva vantagem de 29 vitórias a 13. Já a relação com Shamell tem duas temporadas atuando juntos no São Paulo. Fora isso, nos embates, 19 a 9 para o brasileiro contra o norte-americano. Com o revés dessa noite por 88 a 82, o placar fica 29 a 14 contra Larry e 19 a 10 contra Shamell. Esse pode ter sido o último confronto de Marquinhos contra os “Bad Boys” melhores amigos. A derrota, para o R10 Score Vasco da Gama, representou a manutenção entre os times que estão no meio de cima da tabela e se, hoje fosse definido os playoffs, enfrentaria um adversário próximo. Mas teria certeza que não seria o Caxias do Sul Basquete, já que o time gaúcho permanece nas últimas colocações do NBB CAIXA e seria uma das duas equipes que estaria fora do mata-mata.

“Esses confrontos são muito legais contra o Shamell e Larry, nós nos respeitamos demais, eles deram o máximo deles mais uma vez, jogando em casa, fazendo de tudo para vencer e ter uma partida muito boa. Quem ganhou com isso, foi o público que pôde acompanhar esse jogo. São dois jogadores que ainda estão em altíssimo nível. Chegar aos 9000 pontos seria legal demais, espero conseguir em breve essa marca que pertence só ao Shamell. Vai ser muito bom chegar nessa marca também”, comentou o ala do R10 Score Vasco da Gama.

Desse modo, restou a Marquinhos as boas lembranças de suas passagens por Caxias, caso essa tenha sido sua última viagem para a cidade do Rio Grande do Sul, de temporadas anteriores. “Não tenho tantas memórias do atual ginásio do Caxias do Sul Basquete. Eles jogavam em outro menor, mas desde quando mudaram para o Sesi, toda vez que vim jogar aqui tinha um bom público, a torcida gosta muito de basquete. Sempre tive jogos bem disputados, como imagino que seja dessa terça-feira. Espero que o R10 Score Vasco da Gama saia vitorioso”, ressaltou Marquinhos, lembrando que o Caxias atuava no ginásio que leva o nome do Cruzmaltino, o Ginásio Vasco da Gama, famoso “Vascão”, até a temporada 2017/18 do NBB CAIXA.

O Caxias do Sul Basquete fez sua estreia no NBB CAIXA em 2015/16 e permaneceu por três temporadas atuando no ginásio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da cidade, antes de usar as instalações do Sesi. Contudo, no meio do caminho dessa transição de casa, o time passou por uma nova estruturação, ficando de fora do principal campeonato de basquete do país na temporada 2018/19 e retornou na temporada 2020/21, jogando “sem casa”, nas restrições de pandemia. Então, em 2021/21 adotou o ginásio atual como local para mandar suas partidas.

Marquinhos, na possível despedida contra o Caxias do Sul, jogando na casa de Shamell. Foto: Matheus Magnani

“Me lembro que na temporada passada, o jogo estava pau a pau até o terceiro quarto, engatamos uma sequência de pontos e saímos vitoriosos”, recordou Marquinhos. O jogo a que se refere, foi 68 para o R10 Score Vasco da Gama contra 63 para o Caxias do Sul Basquete, no primeiro dia de novembro de 2023, era o quarto jogo do Cruzmaltino na temporada e somava sua terceira vitória na competição, em uma sequência que culminaria com a quarta colocação do primeiro turno e uma classificação inédita à Copa Super 8.

Na partida, Marquinhos começou como titular, atuando por quase 30 minutos. Foi vice-líder do Cruzmaltino em pontuação no primeiro quarto, com cinco pontos, e repetiu a atuação no terceiro quarto. Porém, nos outros dois, não brilhou tanto. Mesmo assim, flertou com duplo-duplo, com 13 pontos, oito rebotes e quatro assistências. Mas viu Shamell brilhar com 24 pontos e a lenda norte-americana se distanciar na corrida história. Para quem gosta da parte histórica, a torcida é para que não tenha sido realmente o último encontro dos três lendários e os times voltem a se encontrar para contar mais páginas.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.