#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Ex-Pedra no sapato

10-04-2025 | 11:15
Por Juvenal Dias

Em terra conhecida pela qualidade de seus sapatos, Marquinhos foi uma pedra incômoda por muitos anos, mas, na temporada 2024/25, se despede de Franca vendo o calçado brilhando

A cidade de Franca, entre diversas qualidades, inclusive gastronômicas, é conhecida como a terra dos sapatos de qualidade. Mas não tem nada mais incômodo do que aquela pedra dentro do calçado que machuca o pé. No caso do time do Sesi Franca, por muitos anos, Marquinhos foi essa pedra, jogando seu melhor basquete e conquistando títulos em pleno Pedrocão. No entanto, na partida dessa quinta-feira (10/04), o ala do R10 Score Vasco da Gama até fez das suas, mas não incomodou naquela intensidade e viu que os tênis dos adversários estão lustrados e prontos para buscar o tetra no NBB CAIXA.

Marquinhos, do R10 Score Vasco da Gama, encarando a marcação de Georginho, do Sesi Franca. Foto: Marcos Limonti/ SFB

“É um dos ginásios que mais gosto de jogar. Acho que tem a rivalidade Franca x Marquinhos, que foi criada há muito tempo. Eu fui até uma pedra no sapato deles por um bom tempo. Nos últimos sete anos, eles voltaram a ter um time competitivo. Estava no Flamengo, depois no São Paulo, e sempre estava disputando os finais contra o Franca. Quando não era um que ganhava, era o outro, então criou uma certa rivalidade. É legal demais jogar nessa cidade. Espero que hoje saiamos com a vitória, embora eles sejam os favoritos, jogando em casa, estão em um momento melhor, têm um elenco mais profundo, mas vai ser um jogo legal”, comentou Marquinhos antes da partida, se divertindo com suas recordações do Pedrocão.

Na final da temporada 2018/19, Sesi Franca e Flamengo decidiram a final em cinco partidas. Marquinhos foi o cestinha do time nos três últimos confrontos e trouxe o hexacampeonato de dentro do Pedrocão. Alguns meses antes, no mesmo ginásio, Marquinhos foi o líder de rebotes na primeira final e Copa Super 8, dando o título ao Rubro-Negro na casa francana. Na edição seguinte, Sesi Franca se vingou, vencendo na Arena Carioca 1 o torneio dos melhores do primeiro turno da temporada 2019/20.

Na semifinal da temporada 2021/22 do NBB CAIXA, estava Sesi Franca de um lado e Marquinhos, pelo São Paulo, do outro incomodando, sendo cestinha do Tricolor no primeiro jogo e líder de rebotes no quarto e decisivo jogo que classificou o time do interior paulista à final. Na final da temporada seguinte, novamente Pedrocão, Sesi Franca e Marquinhos no time da capital. Um jogo 3 apertado no MorumBis, com David Jackson convertendo o gamewinner e Marquinhos acumulando outro vice-campeonato após a decisão do jogo 5 no ginásio rival.

Assim dá para resumir um pouco da rica história de Marquinhos enfrentando o Sesi Franca em momentos decisivos e a pressão de jogar no Pedrocão. Na noite desta quinta-feira, Marquinhos pode ter se despedido da Capital do Basquete fazendo o que era possível e sendo líder de assistências do R10 Score Vasco da Gama, na derrota por 91 a 66. O ala não esteve como uma pedra no sapato francano que incomodasse tanto, anotou todos os seus pontos da partida nos dois primeiros quartos, cinco e dois, respectivamente além de três rebotes e cinco assistências na primeira metade de jogo.

Com o placar em 39 a 26 para o adversário antes do intervalo, alertou: “Foram muitos erros até agora, tanto defensivamente quanto ofensivamente, contra uma equipe de Franca que, jogando em casa e nós tendo esses erros, vão punir a equipe adversária. Isso que vem acontecendo, estamos respeitando muito a equipe de Franca, deixando muitos rebotes, muitas segundas chances e muito chutes bem posicionados. Temos que voltar diferentes para o segundo tempo, parar de respeitar tanto, pegar mais rebotes, melhorar o aproveitamento, se não a partida vai acabar no terceiro quarto”.

As palavras de Marquinhos surtiram efeito para que o Cruzmaltino voltasse melhor para o terceiro quarto. No entanto, ele mesmo ficou zerado e conseguiu uma assistência nos lances livres convertidos por Paulichi, com o placar em 45 a 30 contra. Também deu um toco e cometeu dois erros no período. Porém sua previsão se cumpriu com alguns minutos de atraso, já com o time do interior paulista abrindo nos momentos iniciais do quarto decisivo. O ala ainda deu mais duas assistências e teve um roubo de bola, além de mais um erro. Terminou com mais assistências do que pontos, oito a sete, além de três rebotes.

Definitivamente, Marquinhos não teve a noite que projetava antes da partida e terá uma semana de volta ao Rio de Janeiro, antes de sua última despedida antes dos playoffs, quando enfrentará o Bauru Basket, no Panela de Pressão. Depois disso, a contagem ficará restrita aos adversários que o R10 Score Vasco da Gama enfrentará nas fases que avançar do mata-mata até que Marquinhos pendure os sapatos, ou melhor, os tênis.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.