#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Não apagou 2022

07-04-2025 | 09:22
Por Juvenal Dias

Marquinhos anota 17 pontos e tem grande atuação contra KTO Minas, no que pode ter sido sua última atuação em Belo Horizonte, mas R10 Score Vasco da Gama sucumbe no final

Imagine a seguinte situação: Final de campeonato, seu time em franco crescimento, vindo de títulos importantes conquistados na última temporada e prestes a vencer uma Copa inédita, na casa do adversário. Faltando 46 segundos, jogo empatado, você sendo o cara da decisão, recebe falta e vai para dois lances livres. Erra o primeiro, mas coloca seu time em vantagem no segundo. Então, com 34 segundos, a equipe mandante, também ansiosa pelo seu primeiro título nacional, vira o jogo com um arremesso de uma jovem promessa.

Mais alguns segundos corridos no relógio, você recebe a bola, erra o arremesso decisivo para dois pontos e o time adversário pega a bola. Muita gente pode pensar que ali acabou. Mas eles também erram e você tem mais uma oportunidade de consagrar sua equipe, só que no estouro do cronômetro, lá de longe e… nada feito. Certamente que você carregará essa derrota para o restante da sua vida, talvez se considere o principal responsável por não levar o título para sua casa.

Marquinhos, do R10 Score Vasco da Gama, partindo para a cesta com a marcação de Scott Machado, do KTO Minas. Foto: Hedgard Moraes/ MTC

Se você nunca viveu isso jogando basquete, essa é a principal lembrança que Marquinhos tem de enfrentar o KTO Minas na Arena UniBH. Jogando pelo São Paulo, o ala foi um dos principais jogadores que levaram o Tricolor à final da Copa Super 8 de 2022. Anteriormente, o time paulista já tinha conquistado o Campeonato Estadual e a Basketball Champions League Americas da temporada prévia. A situação descrita acima foi exatamente o que Marquinhos viveu naquele 22 de janeiro de 2022. Talvez nem se lembre que foi o cestinha da partida com 25 pontos, além de cinco rebotes e quatro assistências. Mas, o arremesso de dentro do garrafão para deixar seu time em vantagem que teve a conclusão errada pesa bastante.

“Minas também é um daqueles times tradicionais do NBB CAIXA, começou lá na criação do campeonato e tive o prazer de jogar inúmeras vezes. Foi um time que venci muito, mas também tive uma derrota dura na final da Super 8 de 2022. Então, essa é a lembrança mais forte e fresca que tenho. Foi um jogo duro, difícil, mas acabei errando a última bola lá para ganhar. Fora isso, tenho bastante vitórias e isso que é o legal dessa arena, tenho mais vitórias que derrotas, porém aquela foi dolorida. Espero que hoje possa ser mais uma chance de apagar essa derrota dolorida”, comentou Marquinhos antes da partida.

Marquinhos já retornou algumas vezes ao ginásio, inclusive no Jogos das Estrelas de 2025 que foi realizado na Arena, recebendo homenagem. Nesta segunda-feira (07/04), em um jogo valendo pontos no NBB CAIXA 2024/25, o ala, atuando pelo R10 Score Vasco da Gama, teve oportunidade de, senão apagar, pelo menos, receber uma última boa memória, caso conseguisse a vitória, que seria a oitava nas últimas nove partidas. E empenho, dedicação e sufoco não faltaram do ala e de seus companheiros de time.

O R10 Score Vasco da Gama ficou a maioria do tempo atrás no placar, mas sempre com o marcador muito justo. Perdeu o primeiro quarto por 22 a 15, fez a virada por um breve momento, venceu o quarto seguinte por 23 a 19. Terminou empatado o terceiro quarto ao vencer por 19 a 16, mas sucumbiu no final, perdendo por 19 a 12 a parcial e o jogo por 76 a 69.

Três grandes atuações mereceram destaque por parte do R10 Score Vasco da Gama, que não contou com Paulo Scheuer como desfalque de última hora: Eugeniusz, que correu, brigou e fez tudo o que podia para ser o cestinha da partida, com 21 pontos e 23 de eficiência; Paulichi, com duplo-duplo de 13 pontos e 12 rebotes, sendo 11 defensivos; e Marquinhos, que deixou 17 pontos, sendo quase perfeito da linha de lances livres, 10/11.

Agora, resta saber se Marquinhos terá uma nova chance de reescrever sua história na Arena UniBH. O KTO Minas garantiu a primeira colocação geral na tabela e um eventual novo encontro depende da colocação do R10 Score Vasco da Gama e os confrontos pelo caminho nos playoffs. A melhor das hipóteses seria em uma semifinal, uma nova oportunidade para Marquinhos mostrar seu poder de decisão e estender ao máximo sua “Last Dance”.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.