HOJE
A voz da experiência
Por Marcius Azevedo
Aos 39 anos, Marquinhos tem atuação decisiva na vitória do R10 Score Vasco da Gama sobre o Pinheiros no jogo 1 das oitavas de final dos Playoffs do NBB CAIXA 2023/24
Quando o técnico Léo Figueiró incorporou Marquinhos ao elenco do R10 Score Vasco da Gama era para jogos como o que aconteceu neste sábado (20/04), no ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo. O jogador de 39 anos usou toda sua experiência para comandar o time em uma importante vitória sobre o Pinheiros por 64 a 56, no primeiro jogo da série melhor de três pelas oitavas de final dos Playoffs do NBB CAIXA 2023/24.

Marquinhos anotou 22 pontos na vitória do R10 Score Vasco da Gama sobre o Pinheiros. Foto: Gabriella Garbim/ECP
O treinador soube dosar os minutos do seu principal jogador. Marquinhos foi o titular com menos tempo em quadra (26 minutos), mas com o melhor desempenho. O ala foi quase que irretocável nas bolas de três pontos, convertendo 83,3% (5/6) dos arremessos. Ele terminou com 22 pontos, além de seis rebotes, duas assistências e 24 de eficiência.
“Ainda estamos com um desequilíbrio no nosso time. O Humberto ainda está machucado, o Cauê (Verzola) está voltando agora. Temos de ir dosando. Em alguns momentos vai o Eugeniusz, outros o Paulichi, outros eu. Tento ser aquele cara que solta o rojão e vai buscar a vareta. Hoje, nos momentos cruciais, consegui converter as bolas para o time”, afirmou Marquinhos.
Para Léo Figueiró, jogadores como Marquinhos precisam ser enaltecidos. “No Brasil temos de honrar quem merece. Jogadores como o Alex, Marquinhos, temos de honrar pelo que eles conquistaram na carreira. Respeito muito o Marquinhos como jogador. A vinda dele elevou o time de patamar. Vendo ele motivado igual uma criança, brigando, discutindo, está sendo muito bacana”, afirmou o treinador.
“A gente conversa bastante, respeito muito o Marquinhos e ele vem respeitando o meu trabalho. Vem tentando puxar o melhor de cada jogador. Está sendo uma experiência fantástica. Espero que ele possa seguir se cuidando para dar ainda muita alegria, porque é um jogador diferenciado no Brasil”, completou.
Em relação ao jogo com o Pinheiros, além do desempenho de Marquinhos, Léo Figueiró ficou satisfeito com o comportamento defensivo do Vasco. “A grande chave para terminar em quarto (na temporada regular) foi sempre marcar bem. A estratégia foi repetida hoje”, afirmou o técnico do Vasco. “O playoff está aberto. Temos de trabalhar, melhorar nossa produção ofensiva para o segundo jogo.”
O desempenho do ataque também foi considerado o principal problema do outro lado. Para o armador Felipe Ruivo, que terminou o jogo com nove pontos e cinco assistências, serão necessários ajustes para o segundo jogo se o Pinheiros quiser continuar vivo na série. A partida será apenas na sexta-feira (26/04), às 20h, em São Januário, com transmissão do NBB BasquetPass e CRVG TV Plus.
“Em um jogo de playoffs, depois de 40 minutos, enfrentando uma equipe da qualidade do Vasco, fazer 56 pontos é muito pouco. Não tem nada perdido. Se tivesse ganho também não teria nada decidido. É melhorar o nosso ataque porque o desempenho defensivo foi bom”, afirmou Ruivo. “Playoff não dá para lamentar muito. Temos um espaço (de tempo) bom para treinar, ajustar o que foi ruim para conseguir sair de lá com duas vitórias.”
O técnico o David Pelosini concorda com Ruivo. “A gente fez um excelente primeiro tempo, tudo dentro do combinado. Não fomos felizes com a cesta no segundo tempo. A nossa estratégia defensiva funcionou. E ajustar o ofensivo. Mas não estamos mortos e vamos lutar por duas vitórias lá”, disse.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca