HOJE
Lugar caloroso
Por Juvenal Dias
Marquinhos deixa a calorosa Santa Cruz do Sul, com uma possível última passagem pelo estado gaúcho e duas derrotas na bagagem, mas presenciando a paixão do torcedor pelo basquete
O giro pelos ginásios do NBB CAIXA está acabando para a primeira parte da Last Dance de Marquinhos. O ala do R10 Score Vasco da Gama se despede do Rio Grande do Sul, pelo menos até as definições de playoffs, com a partida contra o Ceisc/União Corinthians na bagagem. Além do calor da torcida, a última impressão foi de uma apresentação abaixo de seu padrão e uma temperatura alta do verão de Santa Cruz do Sul.

Marquinhos, do R10 Score Vasco da Gama, sentindo o calor da marcação do Ceisc/União Corinthians. Foto: Vinicius Molz Schubert / @vinicius_schubert
Depois do jogo desta quinta-feira (06/02) no Arnão, faltam cinco jogos fora de casa para que o R10 Score Vasco da Gama conclua a fase de classificação no NBB CAIXA 2024/25. Isso quer dizer que Marquinhos visitará quatro cidades e mais o jogo contra o Flamengo, como mandante, no Maracanãzinho, para a lenda passa ter feito seu giro pelo país pela última vez. Depois, só visita os times que o Cruzmaltino enfrentar nos playoffs. Na cidade gaúcha do jogo da noite, vai guardar dois tipos de calor, o climático e o humano.
É difícil pensar que um carioca da gema como Marquinhos possa sentir mais calor do que no próprio Rio de Janeiro, mas também é inevitável pensar que o jogador de 40 anos não tenha sentido os 27ºC com sensação na casa dos 30ºC. Isso que a partida do NBB CAIXA veio antes do alerta de calor excessivo com a previsão de 39ºC para Santa Cruz do Sul na segunda-feira (10/02).
“Não tenho tantas lembranças de Santa Cruz do Sul, joguei uma duas ou três vezes aqui. Mas o que mais me vem na cabeça são os jogos muito disputados e a torcia que é fora de série. Todos gostam muito de basquete. Posso dizer que aqui é a verdadeira Capital do Basquete, tem uma tradição enorme vinda lá de trás e com essa retomada. É legal demais ver esse projeto. A paixão que o torcedor tem, é a maior média de público do campeonato. Sempre tem duas certezas, casa cheia e grandes jogos”, relembrou Marquinhos.
Em quadra, Marquinhos começou fazendo um primeiro quarto de entrega para o time andar, anotando quatro pontos, mas, principalmente, liderando os rebotes do R10 Score Vasco da Gama, com três bolas recuperadas e deu duas assistências. Uma delas, se aproveitou que Dikembe estava voltando atrasado, o marcando no meio da quadra, e deu um passe daqueles que ele faz parecer fácil para a enterrada de Scheuer. A equipe saiu vitoriosa no período, 26 a 23. Em seguida, um quarto discreto que praticamente passou zerado, se não fosse assistência para a bola de três de Paulichi, que devolveu a ponta do placar ao Cruzmaltino, faltando dois minutos, antes de ir para o intervalo em 36 a 36.
+ Siga o NBB CAIXA no Instagram
No retorno, acertou um arremesso de dentro do garrafão e um arremesso livre. Mas a entrega para o time continuou com mais um rebote e, como um ala que tem muita visão de jogo, deu três assistências ao melhor estilo armador, liderando o time no quesito dentro do terceiro quarto. No entanto, quem cresceu foi o Ceisc/União Corinthians, que abriu seis pontos e venceu o quarto por 26 a 20. A reta final desse terceiro quarto pesou no ânimo de Marquinhos e o restante da equipe. O período decisivo foi totalmente do rival dono da casa, que ampliou a vantagem com mais sete pontos de margem, no 22 contra 15, para fechar o placar em 84 a 71. Marquinhos fez mais dois pontos e terminou com nove. É a primeira partida que fechou com um dígito na pontuação dentro da temporada 2024/25. Também teve quatro rebotes e seis assistências, líder do time nos dois quesitos.
Agora volta para o Rio para, no calor de casa e de sua torcida, enfrentar o Pato Basquete e buscar reabilitação após duas derrotas no Rio Grande do Sul. A marca de 9000 pontos está mais próxima, mas os 8968 com os nove dessa noite não vai ser tão bem recordado quanto ver um ginásio como o Arnão cheio de amantes do basquete.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca