HOJE
Na história
Por Marcius Azevedo
José Santiago Materán se tornou o maior cestinha do Pato Basquete no NBB CAIXA ao alcançar 733 pontos: "É uma conquista muito importante para mim"
A primeira partida da temporada 2024/25 do NBB CAIXA foi especial para José Santiago Materán. Apesar da derrota para o Pinheiros em um jogo emocionante, o venezuelano se tornou o maior cestinha da história do Pato Basquete ao terminar o confronto com 17 pontos.
Materán chegou aos 733 pontos pela equipe paranaense e ultrapassou Augusto Cabral, que anotou 726 em sua passagem de três temporadas pelo Pato Basquete. Outro detalhe: o venezuelano alcançou esta pontuação em 65 jogos contra 85 do armador que está atualmente na Unifacisa. Do atual elenco, o jogador mais próximo é Gabriel Novaes, com 702 pontos, no quarto lugar entre os maiores pontuadores.
“Me sinto muito feliz e grato à organização do Pato Basquete por me abrir as portas no NBB CAIXA. Eles acreditaram em mim desde o começou e agora estou devolvendo um pouco disso e fazendo história como o maior cestinha do time. É uma conquista muito importante para mim porque, eu sendo estrangeiro, consegui colocar meu nome em uma organização que está em constante crescimento, onde desde que eu cheguei, consegui fazer amigos, com meus companheiros e com uma torcida, isso é muito especial para mim e muito legal esse reconhecimento”, afirmou Materán, que fechou o jogo com 42,9% de aproveitamento nos arremessos de 3 pontos.
O venezuelano enxergou situações positivas na derrota para o Pinheiros por apenas um ponto (68 a 67) na estreia. “O time ainda está procurando se encaixar bem, mas foi um jogo que nos permitiu analisar muitas coisas, saber o que falta para melhor e também saber quais são os pontos fortes da nossa equipe para basear o nosso jogo. Se conseguimos fazer isso vamos conquistar vitórias e ter sucesso nesta temporada.”
O próximo compromisso do Pato Basquete será nesta segunda-feira (14/10), às 20h, contra o Corinthians, com transmissão do YouTube do NBB, UOL, BasquetPass e Meu Timão. Será o reencontro da equipe paranaense com o técnico Jece Leite. Para Materán, há aspectos positivos e negativos ao enfrentar o ex-treinador.
Ver essa foto no Instagram
“Agora vamos enfrentar o Corinthians, um time de tradição e muito bem estruturado para esta competição, além do fato de o técnico deles, o Jece Leite, conhecer nossos jogadores e ter sido meu treinador nas duas primeiras temporadas no Pato Basquete. Sabemos também como ele trabalha e vai ser um jogo muito forte, um jogo onde temos de corrigir os erros que cometemos contra o Pinheiros e buscar nossas forças para vencer e voltar para casa com nossa primeira vitória”, afirmou o venezuelano.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.