HOJE
Unicórnio no Pinheiros
Por Liga Nacional de Basquete
Aos 17 anos, Mathias Alessanco, filho do ex-jogador Shilton e uma das maiores promessas do basquete brasileiro, defenderá o Pinheiros no NBB CAIXA 2025/26
O mundo já o conhece e agora o brasileiro terá a oportunidade de ver uma joia em solo nacional. Aos 17 anos, Mathias Alessanco é considerado uma das principais revelações do basquete e se prepara para um novo desafio em sua carreira: defender o Pinheiros, uma das equipes mais tradicionais do país, no NBB CAIXA 2025/26, que começa neste sábado (18/10).
“Estou muito feliz com essa oportunidade de jogar pelo Pinheiros, um clube de enorme tradição no basquete, que tem um laço muito forte com a minha família. Fui muito bem recebido por todos e não vejo a hora de entrar em quadra. Quero jogar, entrar em quadra para ajudar a equipe, estou com saudade da bola”, afirmou Mathias.

Mathias Alessanco, novo reforço do Pinheiros, com o técnico Gustavo De Conti | Foto: Juliana Alves/ECP
Com 2,06m, Mathias reúne características raras para a idade: é versátil, móvel, um defensor aguerrido, dono de ótimo arremesso e leitura de jogo acima da média, a definição perfeita de um verdadeiro unicórnio do basquete moderno. Revelado nas categorias de base do Bauru Basket, na época em que seu pai, Shilton, defendia o clube, ele ganhou destaque nacional vestindo a camisa do Corinthians, onde se consolidou como prospecto e conquistou suas primeiras convocações para as seleções brasileiras de base.
Aos 14 anos, recebeu o convite para integrar as categorias de base do Real Bétis, da Espanha. Foram duas temporadas de evolução, com participações marcantes em torneios internacionais como o Next Generation da Euroliga e o Top 100 Camp da NBPA. Este reúne os 100 melhores jovens do mundo, sendo o único brasileiro convidado, e o Eurocamp de Treviso, onde conquistou o prêmio Rising Star. No clube espanhol, também teve suas primeiras oportunidades entre os profissionais, com considerável minutagem e desempenho consistente.
Durante a preparação da seleção brasileira para a AmeriCup 2025, Mathias integrou o grupo de 15 atletas que treinaram sob o comando de Aleksandar Petrovic. Apesar de ter ficado fora da convocação final, participou dos treinos para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e fez história ao se tornar o jogador mais jovem a estrear pela seleção adulta em partidas oficiais das eliminatórias.
Hoje, Mathias aparece projetado como 27ª escolha do Draft de 2027, segundo o site Draft Room, e figura como o terceiro melhor prospecto internacional (fora dos Estados Unidos) da geração 2008, de acordo com o NBA Draft Point. Ele também foi anunciado como reforço do RWE para a próxima temporada da Overtime Elite, a liga de jovens talentos mais midiática do mundo.
Ver essa foto no Instagram
“Mathias é uma das maiores revelações do basquete brasileiro nos últimos anos, um garoto com um futuro brilhante pela frente. Vamos tentar ajudá-lo muito nesse período que estiver conosco e ele vai nos ajudar bastante também no NBB e na Sul-Americana. Estou conhecendo pessoalmente agora, e já percebo que é um cara muito determinado, humilde, cabeça boa, e tem um talento fora do comum. Vamos aproveitar ao máximo o período dele aqui no Pinheiros e torcer para que atinja todos os seus objetivos na carreira, pois ele é merecedor”, afirmou o técnico Gustavinho de Conti.
O basquete, aliás, está no DNA da família Alessanco. Filho de Shilton, ex-pivô com passagens por Corinthians, Flamengo, Bauru Basket e Minas, e quarto maior reboteiro da história do NBB CAIXA, Mathias também é filho de Geórgia, ex-jogadora de vôlei, e irmão mais velho de Guilherme, atleta das categorias de base do Corinthians e igualmente apontado como promessa. Além do apoio familiar, Mathias conta com a mentoria de Guilherme Giovannoni, tricampeão do NBB CAIXA e MVP da temporada 2010/11, com quem realiza treinos individuais e específicos para sua posição.
“Primeiro, é um orgulho imenso ver o Mathias seguindo meus passos no Pinheiros. Fico também feliz por ter sido um bom exemplo, começando minha carreira no clube. Minha história no Pinheiros é muito grande, porque conheci minha esposa (Giórgia) quando ela jogava vôlei e eu era atleta do basquete. Temos uma grande ligação com a instituição. E é uma alegria imensa e orgulho vê-lo seguir esses passos. O menino trabalha sério, se dedica demais. Só posso dizer que é uma alegria muito grande ver o que está acontecendo com ele, continuando uma história familiar”, disse Shilton.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, e parcerias oficiais Universidades Cruzeiro do Sul, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca