#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Teto alto

22-10-2025 | 08:27
Por Marcius Azevedo

Aos 17 anos, Mathias Alessanco repete o caminho do pai no NBB CAIXA, valoriza o aprendizado com o técnico Gustavo De Conti no Pinheiros e projeta passos rumo à NBA

Aos 17 anos, Mathias Alessanco iniciou sua trajetória no Pinheiros com a maturidade de quem entende o momento e o tamanho do desafio. Filho do ex-pivô Shilton, ele carrega o peso do sobrenome e o talento para dar sequência à história da família no basquete. Em sua estreia no NBB CAIXA, o jovem ala de 2,06 m viveu uma experiência intensa diante do atual tetracampeão, o Sesi Franca.

A promessa começou como titular do técnico Gustavinho De Conti e terminou o jogo com oito pontos, cinco rebotes e duas assistências na derrota do Pinheiros por 87 a 69. “Todo mundo quer estrear com uma vitória, mas sabíamos que era um confronto muito difícil contra o Franca, um time que dispensa apresentações. A estreia foi muito difícil, mas estamos construindo algo maior para que, mais para frente, possamos competir melhor”, afirmou Mathias. A fala traduz bem o espírito do jogador, que encara o início da jornada com os pés no chão e uma visão de longo prazo.

Mathias Alessanco em ação na estreia pelo Pinheiros contra o Sesi Franca. Foto: Gabriella Garbim/ECP

O vínculo com o Pinheiros vai além do profissional. “É um clube com o qual eu tenho muito laço familiar. A gente brinca em casa que todo mundo já passou pelo Pinheiros, menos meu irmão agora. Oficialmente, minha mãe passou, meu pai passou e agora eu estou passando. É algo que tenho muito carinho”, contou o jovem. O número 66 que ele veste é uma homenagem ao pai, que disputou com essa sua última das 13 temporadas no NBB CAIXA em 2020/21, pelo Caxias do Sul, símbolo dessa herança que atravessa gerações.

Bem ambientado, Mathias destaca a estrutura e o acolhimento do clube como fatores fundamentais para o seu desenvolvimento. “O Pinheiros me acolheu muito bem, é uma estrutura muito, muito boa, como pouquíssimas no Brasil. Talvez seja essa e apenas mais uma. É algo especial para mim estar aqui. Conheço o (Pedro) Pastre desde os 14 anos, o Lucca (Boracina) desde os 3 anos, então é um time em que eu conheço bem os garotos”, disse.

Essa familiaridade tem ajudado na adaptação e no entrosamento com o grupo, composto majoritariamente por jovens talentos formados no próprio clube. Mathias já foi anunciado como reforço do RWE para a próxima temporada da Overtime Elite, a liga americana de jovens talentos mais midiática do mundo, e quer aproveitar cada dia no Pinheiros.

A convivência com Gustavinho, técnico multicampeão, tem sido um aprendizado valioso. “Essa minha passagem no Brasil está sendo bastante importante para mim, por ter um técnico como Gustavinho, um elenco mais jovem que eu conheço bastante. É muito importante estar vivendo essa experiência aqui no Brasil.”

Mas o horizonte do garoto vai além. A passagem pelo Pinheiros é um capítulo de transição dentro de um plano de carreira traçado com ambição. Hoje, Mathias aparece projetado como 27ª escolha do Draft de 2027, segundo o site Draft Room, e figura como o terceiro melhor prospecto internacional (fora dos Estados Unidos) da geração 2008, de acordo com o NBA Draft Point.

“Claro, ainda tenho essa passagem pelo Pinheiros, mas depois tenho uma temporada pela Overtime pela frente. Depois disso, eu vou para o college e depois, se Deus quiser, para a NBA”, projetou.

Em meio a grandes expectativas, Mathias Alessanco vive uma trajetória que combina tradição e futuro. No clube onde a história da família começou, ele dá seus primeiros passos como profissional no basquete brasileiro, demonstrando maturidade, talento e a serenidade de quem sabe que o caminho está apenas começando.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, e parcerias oficiais Universidades Cruzeiro do Sul, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.