#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Máxima importância

13-02-2017 | 06:30
Por Liga Nacional de Basquete

Na reta final da fase de classificação, líder Brasília recebe Paulistano nesta terça e vê partida como decisão: "encaramos o jogo como uma final"

Líder e motivado após uma vitória de respeito sobre o Solar Cearense, o UniCEUB/BRBCARD/Brasília volta a atuar pelo NBB CAIXA 16/17 nesta terça-feira (14/02), às 20 horas (de Brasília), no Ginásio da ASCEB, pensando apenas no resultado positivo para se manter no topo da tabela de classificação. O adversário será o Paulistano/Corpore, rival da equipe candanga nos últimos playoffs e que chega para o confronto com cinco derrotas consecutivas na conta.

“Eu repito para os jogadores que toda partida é uma decisão. Temos dois jogos em casa, contra dois adversários qualificados, e a pressão para vencer é grande. Pode ter certeza que encaramos o jogo contra Paulistano como uma final. Queremos continuar na ponta para terminar a fase de classificação na melhor posição possível.”

Depois de perder para o Universo/Vitória, por 78 a 70, e conhecer sua segunda derrota como mandante na temporada, o Brasília se reabilitou da melhor maneira possível em seu último jogo. Diante do Basquete Cearense, os comandados de Bruno Savignani tiveram uma atuação praticamente perfeita e alcançaram a 13ª vitória do time candango no NBB CAIXA 16/17, por 88 a 52.

Lucas Mariano, do Brasília

Em atuação dominante, o Brasília voltou a vencer pelo NBB CAIXA 16/17 diante do Basquete Cearense, por 88 a 52 (Brito Júnior/UniCEUB)

A pontuação sofrida pela equipe da capital federal foi a segunda menor de um time nesta temporada. Os 52 tentos contra a meta do Brasília só são inferiores aos 49 sofridos pelo próprio Paulistano diante do Banrisul/Caxias do Sul no primeiro turno. A marca alcançada pelos comandados de Bruno Savignani não foi atoa, já que estes atletas formam a terceira melhor defesa da temporada, com média de 75,06 pontos sofridos por jogo.

“Temos que estar bem atentos na defesa para diminuir o volume de jogo deles. É uma equipe que mescla juventude e talento com alguns jogadores experientes. É importante defender individual e coletivamente pra que a gente possa conseguir impor o nosso ritmo e a partir daí poder atacar com maior fluidez,” acredita Bruno.

O time da capital paulista é velho conhecido dos candangos. Presentes desde a primeira edição do NBB CAIXA, as equipes se enfrentaram pela primeira vez nos playoffs na temporada passada. Em série bem equilibrada, o Brasília “roubou” o mando adversário com vitória, por 100 a 88, no Jogo 3 e tratou de fechar as quartas de final em casa, por 83 a 78, eliminando o Paulistano da competição.

Nesta temporada, as duas equipes já se encontraram em jogo válido pelo primeiro turno. Dominante durante o segundo e terceiro quartos, os candangos abriram vantagem sobre o rival e confirmar a vitória, por 90 a 74, mesmo fora de casa. Destaque para as atuações de Lucas Mariano (21 pontos e seis rebotes) e Deryk (18 pontos, quatro rebotes e quatro assistências), cestinhas do Brasília na partida.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Fúlvio, do Brasília, e Georginho, do Paulistano

No primeiro turno, o time candango foi à capital paulista e venceu o Paulistano, por 90 a 74 (Filippo Ferrari/Old Coach)