HOJE
Máxima importância
Por Liga Nacional de Basquete
Na reta final da fase de classificação, líder Brasília recebe Paulistano nesta terça e vê partida como decisão: "encaramos o jogo como uma final"
Líder e motivado após uma vitória de respeito sobre o Solar Cearense, o UniCEUB/BRBCARD/Brasília volta a atuar pelo NBB CAIXA 16/17 nesta terça-feira (14/02), às 20 horas (de Brasília), no Ginásio da ASCEB, pensando apenas no resultado positivo para se manter no topo da tabela de classificação. O adversário será o Paulistano/Corpore, rival da equipe candanga nos últimos playoffs e que chega para o confronto com cinco derrotas consecutivas na conta.
“Eu repito para os jogadores que toda partida é uma decisão. Temos dois jogos em casa, contra dois adversários qualificados, e a pressão para vencer é grande. Pode ter certeza que encaramos o jogo contra Paulistano como uma final. Queremos continuar na ponta para terminar a fase de classificação na melhor posição possível.”
Depois de perder para o Universo/Vitória, por 78 a 70, e conhecer sua segunda derrota como mandante na temporada, o Brasília se reabilitou da melhor maneira possível em seu último jogo. Diante do Basquete Cearense, os comandados de Bruno Savignani tiveram uma atuação praticamente perfeita e alcançaram a 13ª vitória do time candango no NBB CAIXA 16/17, por 88 a 52.

Em atuação dominante, o Brasília voltou a vencer pelo NBB CAIXA 16/17 diante do Basquete Cearense, por 88 a 52 (Brito Júnior/UniCEUB)
A pontuação sofrida pela equipe da capital federal foi a segunda menor de um time nesta temporada. Os 52 tentos contra a meta do Brasília só são inferiores aos 49 sofridos pelo próprio Paulistano diante do Banrisul/Caxias do Sul no primeiro turno. A marca alcançada pelos comandados de Bruno Savignani não foi atoa, já que estes atletas formam a terceira melhor defesa da temporada, com média de 75,06 pontos sofridos por jogo.
“Temos que estar bem atentos na defesa para diminuir o volume de jogo deles. É uma equipe que mescla juventude e talento com alguns jogadores experientes. É importante defender individual e coletivamente pra que a gente possa conseguir impor o nosso ritmo e a partir daí poder atacar com maior fluidez,” acredita Bruno.
O time da capital paulista é velho conhecido dos candangos. Presentes desde a primeira edição do NBB CAIXA, as equipes se enfrentaram pela primeira vez nos playoffs na temporada passada. Em série bem equilibrada, o Brasília “roubou” o mando adversário com vitória, por 100 a 88, no Jogo 3 e tratou de fechar as quartas de final em casa, por 83 a 78, eliminando o Paulistano da competição.
Nesta temporada, as duas equipes já se encontraram em jogo válido pelo primeiro turno. Dominante durante o segundo e terceiro quartos, os candangos abriram vantagem sobre o rival e confirmar a vitória, por 90 a 74, mesmo fora de casa. Destaque para as atuações de Lucas Mariano (21 pontos e seis rebotes) e Deryk (18 pontos, quatro rebotes e quatro assistências), cestinhas do Brasília na partida.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

No primeiro turno, o time candango foi à capital paulista e venceu o Paulistano, por 90 a 74 (Filippo Ferrari/Old Coach)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca