
HOJE

Mega sucesso
Por Liga Nacional de Basquete
Mega Rodadas da Virada de 2024 do NBB CAIXA registram aumento do público presente nos ginásios e na audiência multiplataforma comparadas ao ano anterior
A tradicional rodada entre Natal e Ano Novo do NBB CAIXA, realizada entre os dias 27 e 29 de dezembro, foi um sucesso. Ao todo, 15 partidas agitaram a reta final de 2024 e fecharam o ano com chave de ouro. Foram registrados recordes de público, aumento de receita líquida e audiência na TV e no YouTube. A programação competitiva durante a época festiva de fim de ano mostra mais uma vez que é bem aceita pelo fã nacional da bola laranja e um acerto da Liga Nacional de Basquete.

Kevin Crescenzi, do Paulistano/CORPe, e Malcolm Miller, do São Paulo, disputando jogada na Mega Rodada da Virada 2024. Foto: Wilian Oliveira/Foto Atleta
Sete jogos na sexta-feira à noite de forma quase simultânea, um jogo no sábado à tarde e mais sete jogos ao mesmo tempo pelo domingo de manhã fizeram o torcedor vibrar com o maior campeonato de basquete do país. Foram as Mega Rodadas da Virada que abriram o segundo turno do NBB CAIXA 2024/25. Quem acompanha a atual edição já vinha com a emoção no alto, pois dias antes, houve a definição dos últimos classificados à Copa Super 8. E o brasileiro que busca um evento esportivo de alto nível nessa época do ano, pôde-se deleitar com grandes atuações espalhadas pelos ginásios do País.
Como resultado, a LNB divulgou um relatório que aponta:
- Média de público 39% maior do que o registrado no restante da temporada;
- Crescimento de 19,2% no público em relação à rodada de fim de ano anterior;
- Crescimento de 39,58% na renda líquida em relação à temporada anterior;
- KTO Minas com o dobro de público em relação à rodada de fim de ano de 2023;
- Paulistano/CORPe triplicou seu público na rodada de fim de ano em relação a 2023;
- O jogo Paulistano/CORPe 80 x 76 São Paulo impactou mais de 400 mil pessoas com transmissões na TV Cultura, SporTV e YouTube; e
- Mais de 540 mil pessoas assistiram aos jogos do NBB CAIXA na TV e no YouTube.
Público nos ginásios
Segundo relatório elaborado pelo Depto. Técnico-Operacional da LNB, a média de público do NBB CAIXA 2024/2025, sete dos nove clubes que mandaram jogos na Mega Rodada da Virada de Fim de Ano registraram públicos maiores em relação aos jogos até 23 de dezembro. Assim, Botafogo, Flamengo, R10 Score Vasco da Gama, Paulistano/CORPe, CAIXA/Brasília Basquete, KTO Minas e CEISC/União Corinthians tiveram crescimento de público comparado ao restante da temporada e foram os responsáveis por esse número de 39% na ordem de aumento de torcedores.

Torcida em peso para acompanhar o CEISC/União Corinthians na Mega Rodada da Virada 2024. Foto: Vinicius Molz Schubert
Mesmo com dois jogos a menos do que no ano anterior, a média de público cresceu nas Mega Rodadas da Virada e mobilizou quase onze mil torcedores nas arenas do NBB CAIXA. O CEISC/União Corinthians, tal como no restante da temporada, liderou essa média, com 3447 pessoas por jogo nas duas rodadas.
Três clubes coincidiram de serem mandantes nas Mega Rodadas da Virada no ano de 2023 e novamente em 2024 e todos registraram aumento de público comparando os dois anos. Paulistano/CORPe, com 208% a mais, KTO Minas (107%) e Pato Basquete (9,5%) foram as equipes que estavam nessa coincidência de mandos.
Por consequência, a renda líquida arrecadada também engordou um pouco mais os cofres dos clubes, que em 2023 girou na casa dos 91 mil reais e saltou para perto de 128 mil.
Audiência na TV, tela de computador ou celular
Por ser um período de férias escolares e para muitos que trabalham, diversas famílias viajam e procuram destinos para lazer e descanso. Mesmo assim, a tecnologia e os diferentes canais de transmissão do NBB CAIXA não deixaram o torcedor sem possibilidades. As Mega Rodadas da Virada contaram com um total de 11 transmissões, sendo seis na TV (três no sportv, uma na TV Cultura, uma na ESPN e uma exclusiva no Disney Plus), e outras cinco partidas no YouTube do NBB CAIXA e no NBB BasquetPass. Tanto na TV quanto no streaming, as partidas tiveram números expressivos de audiência e mostraram a força dos jogos nesse período do ano.

Guerrinha e Demétrius Ferracciú dando entrevistas na Mega Rodada da Virada 2024. Foto: Wilian Oliveira/Foto Atleta
Só no sportv, foram três transmissões que impactaram mais de 250 mil espectadores somando os jogos entre Flamengo x Farma Conde/São José Basketball (27/12), Paulistano/CORPe x São Paulo (28/12) e Flamengo x Mogi Basqiete (29/12). A fonte dos dados é o Instar Analytics, ferramenta da Globo de medição de audiência. O jogo Paulistano/CORPe x São Paulo foi transmitido simultaneamente no sportv (fechada), TV Cultura (aberta) e YouTube do NBB CAIXA (streaming gratuito). Ainda no sportv, foi registrado o expressivo número de 120 mil pessoas impactadas.
Já na Cultura, foi registrado 0,4 de audiência (equivalente a 280 mil pessoas), com pico de 0,6 (420 mil pessoas). Somando com os 14 mil usuários únicos que viram o jogo pelo YouTube, o duelo entre “pai e filho” da capital paulista impactou mais de 400 mil pessoas. Mesmo sem os dados da ESPN/Disney+, o número de pessoas impactadas na audiência do NBB CAIXA durante as Mega Rodadas da Virada chegou a 540 mil.
Comunicação 360º nas Mega Rodadas da Virada
A rodada de final de ano contou com uma série de ativações físicas e digitais da Mega da Virada, em parceria com a CAIXA, patrocinadora máster do NBB CAIXA. Quem saiu ganhando foi o fã de basquete que compareceu aos ginásios! Foram realizadas ações nos intervalos, com distribuição de brindes, dinâmicas com os fãs e desafios exclusivos para clientes CAIXA, além de placas de quadra especiais confeccionadas para essa campanha.
Já o portal da Liga (lnb.com.br) fez ampla cobertura das duas Mega Rodadas, com matérias antes e depois dos jogos, destacando o desempenho de jogadores e equipes. Cada jogo também foi retratado individualmente com sua respectiva publicação. Todos os jogos também tiveram galerias de fotos, além dos vídeos dos melhores momentos das partidas que tiveram transmissão. A audiência apenas nos três dias de jogos (27, 28 e 29 de dezembro) foi de 151.461 visualizações, o que representou 20% da audiência total do site no mês de dezembro.
Ver essa foto no Instagram
Enquanto isso, no Instagram, Facebook, Shorts, foram publicados conteúdos especiais com os atletas referentes à Mega da Virada. Ao todo, só nesse período foram registrados mais de 2.1 milhões de contas alcançadas (+17,1% maior que em 2023) e 135 mil de engajamento (+14% a mais).
Já nas transmissões, o pacote gráfico também foi envelopado de Mega da Virada e também exibiu vídeos e conteúdos especiais com os atletas do NBB CAIXA, tanto no YouTube do NBB CAIXA quanto no sportv, ESPN, Disney+ e TV Cultura.
Hat-trick no YouTube: 1 milhão de views por 3 meses seguidos
Já que o assunto aborda as transmissões, uma marca têm enchido os olhos da LNB. O YouTube do NBB CAIXA vem registrando números históricos na temporada 2024/2025. Desde o mês de início do campeonato, os números de audiência vêm sendo significativamente maiores na plataforma. Por três meses consecutivos (Outubro, Novembro e Dezembro), foram registrados mais de 1 milhão de visualizações nos vídeos e transmissões do YouTube do NBB CAIXA, algo nunca antes registrado na história do canal que existe desde 2012.
+ Siga o NBB CAIXA no Instagram
O número de visualizações foi 66,4% maior do que em 2023 nesse período do ano. Já em usuários únicos, que já o número total de pessoas que viram os conteúdos, foram 865 mil pessoas impactadas e um crescimento de 36,3% comparado com o ano anterior. O canal do YouTube do NBB CAIXA conta com 188 mil inscritos e, além das transmissões, contém os melhores momentos de todas as partidas transmitidas ao vivo, Top 5 Semanal, Top 10 Jogadas Mensal, além de quadros divertidos, bastidores, entrevistas especiais e outros.
As Mega Rodadas da Virada de 2024 ajudaram a reforçar que o basquete acontece aqui na LNB com resultados expressivos pela aceitação do público.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.