#JOGAJUNTO

LDB

Melhor impossível

Paulistano CAP 59
x
64 B.Cearense CEA
13
1ºQ
X
15
16
2ºQ
X
16
13
3ºQ
X
15
17
4ºQ
X
18

Gin. Prof. Hugo Ramos

15 de fevereiro de 2015

Basquete Cearense supera Paulistano em partida equilibrada do início ao fim, mantém invencibilidade e crava classificação antecipada à próxima fase da LDB

DOCUMENTOS:
Súmula
59
X
64
59
PTS
64
3
A3C
5
16
A2C
18
18
LLC
13
38
RT
45
4
ASS
10

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O começo do Basquete Cearense na quarta etapa da LDB não poderia ter sido melhor. Atuando no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), na manhã deste domingo, o time nordestino superou o Paulistano/Unimed, em duelo equilibrado do início ao fim, pelo placar de 64 a 59, manteve sua invencibilidade na competição e de quebra garantiu a classificação antecipada à próxima fase do maior campeonato de base do basquete brasileiro.

Líder isolado da atual edição da competição Sub-22, o time da capital do Estado do Ceará somou sua 18ª vitória em 18 partidas disputadas e garantiu matematicamente uma vaga entre os oito times que seguirão na disputa pelo título. Por sua vez, a equipe de São Paulo conheceu sua quinta derrota também em 18 jogos realizados, mas segue com grandes chances de avançar ao octogonal final da LDB.

+ Clique aqui e confira a classificação completa da quarta edição da LDB

Três jogadores comandaram a pontuação do Basquete Cearense diante do clube paulista. O cestinha foi o ala/armador Victor Gusmão, com 15 pontos, seguido por Rômulo e Felipe Taddei, responsáveis por 14 e 13 pontos, respectivamente. Juntos, os três jogadores marcaram 42 pontos (65,6% do total dons pontos do time de Fortaleza no duelo). Se recuperando de uma lesão no tornozelo esquerdo, o armador Davi Rossetto, um dos grandes destaques da equipe, ficou apenas no banco de reservas.

“Foi um jogo muito físico. O time deles é bastante jovem e tem vários jogadores atléticos, então foi um jogo bastante ‘pegado’. Ficamos focados durante os 40 minutos e isso foi fundamental para vencermos. Indenpendente se já estamos classificados, vamos seguir com essa concentração e queremos continuar invictos”, disse Rômulo, que ainda garantiu sete rebotes.

Pelo Paulistano, os destaques ficaram por conta de dois atletas que também atuam pelo clube no NBB. Autor de 21 pontos, o armador Arthur Pecos foi o cestinha da partida, enquanto que o ala Gemerson deixou a quadra com o único duplo-duplo do confronto, ao marcar 15 pontos e garantir 13 rebotes.

“Foi um jogo duro e tivemos chances de vencer até os últimos segundos. Cometemos algumas falhas defensivas durante o jogo e isso nos prejudicou um pouco no fim. Mas não podemos nos abalar com essa derrota e temos que manter o foco para o restante da etapa. Estamos mais do que vivos na briga pela classificação e temos que seguir com o nosso trabalho”, disse Pecos.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceira com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

O jogo

As duas equipes começaram a partida sem apresentar um bom aproveitamento ofensivo. Com decisões precipitadas nos instantes iniciais da partida, os times demoraram a engrenar no duelo. Depois de errar seus três primeiros arremessos, Pecos anotou seis pontos seguidos (três tiros certeiros de dois pontos) e liderou a subida de produção do Paulistano. Do outro lado, o Basquete Cearense também melhorou gradativamente e conseguiu fechar o primeiro quarto na frente. Com destaque para Taddei, vindo do banco de reservas, e Rômulo, os nordestinos engataram uma boa sequência e fecharam a parcial inicial com dois pontos de vantagem: 15 a 13.

No segundo quarto, as equipes apresentaram propostas bem diferentes. Enquanto o clube paulista baseou seu jogo com jogadas no garrafão, principalmente com Gemerson, a equipe de Fortaleza apostou nas bolas de três pontos diante de uma defesa por zona dos rivais – foram dois acertos em oito tentativas de longa distância para os comandados de Espiga no período.

Ainda sem conseguirem apresentar regularidade ofensiva, os times seguiram alternando bons e maus momentos e o equilíbrio seguiu como grande tônica da partida. Tudo indicava que o intervalo chegaria com o placar em igualdade, mas no último lance da parcial, Rômulo pontuou em ótima jogada coletiva e o Basquete Cearense foi para os vestiários com os mesmos dois pontos de frente que fechou o primeiro quarto: 31 a 29.

Com boas participações de Victor Gusmão, Erick e Rômulo, o time do Nordeste do país seguiu explorando muito bem as jogadas no garrafão e conseguiu não só se manter na liderança durante todo o terceiro quarto como também abriu oito pontos de frente, a maior vantagem da partida até então (46 a 38).

Depois de passar praticamente todo o período sem apresentar um bom rendimento, o Paulistano aproveitou uma sequência de erros dos rivais, contou com quatro pontos seguidos de Gemerson, grande destaque da equipe com um duplo-duplo na conta ainda no terceiro período, e cortou a diferença no placar para quatro pontos antes da chegada dos dez minutos finais: 46 a 42.

No começo do último período, o Paulistano reagiu de vez. Com boas jogadas de Pecos e Lucão, a equipe emplacou uma boa sequência e deixou o placar em igualdade logo nos instantes iniciais da parcial decisiva (49 a 49). Porém o Basquete Cearense mostrou o porquê é o único invicto da LDB. Logo no lance seguinte após o empate dos rivais, Victor Gusmão converteu sua segunda bola de três pontos no quarto e voltou a colocar a equipe em vantagem. Com uma forte defesa e muita paciência em seus ataques, os cearenses se mantiveram até o fim do jogo com o placar favorável para garantirem a 18ª vitória e a classificação antecipada para a próxima fase.