#JOGAJUNTO

LDB

Melhor impossível

Minas MIN 58
x
64 Taubaté LDB TAU
10
1ºQ
X
17
9
2ºQ
X
17
19
3ºQ
X
19
20
4ºQ
X
11

2 de dezembro de 2014

Com defesa por zona e grande atuação de seus armadores, Taubaté supera o atual vice-campeão Minas e engata terceira vitória seguida na LDB 2014

DOCUMENTOS:
Súmula
58
X
64
58
PTS
64
5
A3C
6
16
A2C
15
11
LLC
16
34
RT
30
6
ASS
9

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Taubaté Basketball confirmou seu ótimo momento na LDB 2014 nesta terça-feira. Depois de vencer as duas primeiras partidas na segunda etapa, a equipe do interior paulista manteve o embalo na competição Sub-22 e superou o atual vice-campeão Minas Tênis Clube, pelo placar de 64 a 58.

Agora, após triunfar pela terceira vez seguida na etapa disputada em Joinville (SC), o time dirigido pelo técnico Jaú registra uma campanha positiva: cinco vitórias em nove jogos disputados. Por sua vez, o Minas conheceu seu quarto revés e soma o mesmo desempenho dos algozes desta terça-feira.

+ Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da edição 2014 da LDB

Para conquistar o expressivo resultado sobre o clube de Belo Horizonte, Taubaté aplicou uma forte defesa por zona e colocou muitas dificuldades para os rivais pontuarem. Além disso, o time paulista contou com grande atuação de seus armadores Victor Mineiro, cestinha do jogo, com 20 pontos, e Juninho, autor de 18 pontos, seis rebotes e cinco assistências. Juntos, os dois jogadores marcaram 59,3% dos pontos da equipe.

“Os meninos fizeram uma partida taticamente quase perfeita. Tudo o que foi falado antes eles executaram e conseguimos vencer. Corremos um risco marcando por zona, mas conseguimos anular os pontos fortes do Minas. No ataque conseguimos trabalhar sempre muito bem a bola e mostramos que o nosso grupo é muito forte”, disse o comandante Jaú.

“O mais importante para nós é estar jogando a LDB. A vaga foi um presente para a cidade de Taubaté e queremos justificar o esforço que foi feito para estarmos aqui. Estou muito feliz com essas três vitórias consecutivas e quero que o time mantenha essa mesma pegada para os próximos jogos”, completou o treinador do Taubaté.

Ao lado de seu companheiro de posição Mineiro, o armador Juninho comandou o triunfo do Taubaté (Guilherme Peixinho/Divulgação)

Ao lado de seu companheiro de posição Mineiro, o armador Juninho comandou o triunfo do Taubaté (Guilherme Peixinho/Divulgação)

Sem poder contar com Léo Demétrio, que lesionou a coxa no duelo frente ao Winner/Limeira, além de Henrique Coelho, Danilo Siqueira, Bruno Irigoyen e Pitico, que sequer viajaram a Joinville, o Minas teve no ala Christian Panunzio, responsável por 20 pontos, sua grande figura na partida.

“Estamos jogando mal. Mesmo nas duas vitórias que tivemos não fomos bem. Estamos com um problema na armação e isso tem dificultado as coisas para nós. Hoje nossa bola não caiu contra a zona deles e fica muito difícil jogar assim contra esse tipo de defesa. Nosso volume de jogo não está bom e temos que melhorar para voltarmos a vencer já no próximo jogo”, analisou o técnico do Minas, Cristiano Grama.

A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

O jogo

O Taubaté dominou completamente o primeiro quarto. Com uma defesa por zona 2-3, a equipe do interior do Estado de São Paulo impôs muitas dificuldades ao ataque do Minas. Além disso, o desempenho do armador Mineiro foi fundamental para a equipe largar na frente. Autor de oito pontos em oito tentados, com direito a duas bolas de três, o jogador teve grande parcela de contribuição para o ótimo começo dos paulistas. A vantagem que chegou a nove pontos (17 a 8) ficou em sete (17 a 10) após um tapinha de Panunzio praticamente no último lance da parcial inicial.

O roteiro do confronto seguiu igual na segunda parcial. Sem conseguir jogar diante da forte defesa por zona do Taubaté, Minas não conseguiu elevar seu nível de produção ofensiva. Enquanto isso, no embalo de ótimas jogadas individuais de Juninho, a equipe paulista manteve o mesmo nível de atuação e teve muita tranquilidade para ampliar a diferença no marcador. Novamente com 17 pontos, mas agora contra apenas nove dos rivais, a equipe do técnico Jaú seguiu mandando no jogo e foi para o intervalo com 15 pontos de frente: 34 a 19.

Na volta do intervalo, o Minas ganhou um novo ânimo, graças ao desempenho de Panunzio. O jogador chamou a responsabilidade e, com 12 pontos no terceiro quarto, tratou de dar ao clube de Belo Horizonte mais estabilidade em seu ataque. Porém Taubaté seguiu contando com atuações brilhantes de Juninho e Mineiro, que juntos marcaram 12 dos 19 pontos do time no período. Responsável por grandes lances na parcial, a dupla de armadores foi fundamental para a equipe paulista segurar a subida de produção dos rivais e chegar para os dez minutos finais do jogo com 15 pontos de vantagem: 53 a 38.

O último período começou bastante truncado, com as duas equipes com muitas dificuldades para pontuar. Então, mesmo sem apresentar o grande desempenho das parciais anteriores, Taubaté conseguiu administrar a vantagem. Restando pouco mais de três minutos para o fim do jogo, o placar apontava 58 a 44 a favor dos paulistas. Nos instantes finais, o Minas até tentou reagir, mas não dava mais tempo e a vitória ficou mesmo com a agremiação do Vale do Paraíba.