#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Mengãoé líder

Flamengo FLA 89
x
75 Vitória VIT
23
1ºQ
X
12
24
2ºQ
X
14
13
3ºQ
X
23
29
4ºQ
X
26

Arena Carioca 1

27 de março de 2018
Por Liga Nacional de Basquete

Na última rodada, Flamengo bate Vitória, conta com derrota do Paulistano e fecha fase de classificação do NBB CAIXA na primeira posição

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô Relatório +/- Análise de Quntetos
89
+1 POSIÇÕES
1º Colocado (*)
X
75
-2 POSIÇÕES
8º Colocado (*)
89
PTS
75
9
A3C
8
20
A2C
16
22
LLC
19
45
RT
38
22
ASS
16

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

A ultrapassagem foi na última rodada e o Flamengo é o líder da fase de classificação do NBB CAIXA 2017/2018. Nesta terça-feira (27/03), ao lado de sua torcida, na Arena Carioca 1, o clube da Gávea superou o Universo/Vitória, por 89 a 75, contou com derrota do Paulistano/Corpore e assumiu a ponta da tabela no encerramento da temporada regular.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Venceu e secou: Empatado com o clube paulista antes do início da rodada, o time rubro-negro precisava vencer e torcer contra os rivais para ficar com a liderança. E foi exatamente isso o que aconteceu. Como o jogo realizado na Arena Carioca 1 acabou antes, o elenco flamenguista comemorou a dramática vitória do Banrisul/Caxias para cima do Paulistano já nos vestiários.

Fez por merecer: Desde que foi derrotado em casa para o Paulistano, o Flamengo permaneceu na segunda posição, com campanha idêntica aos paulistas. De lá para cá, o time do técnico José Neto não perdeu mais – foram 11 vitórias seguidas – e roubou a liderança na rodada de encerramento da fase de classificação.

Líder de novo: Esta é a sexta vez em que o clube da Gávea fecha a fase de classificação como primeiro colocado. As outras oportunidades foram nas temporadas 2008/2009, 12/13, 13/14, 15/16 e 16/17 e a equipe é a que mais vezes ficou com a liderança na história da competição.

Partiu playoffs: Classificado direto às quartas de final, o Flamengo aguarda o desfecho das oitavas e seu adversário pode ser o Vitória, que cravou o oitavo lugar, e aguarda o final da fase de classificação para conhecer seu ribal – pode ser Pinheiros ou Minas e a decisão sairá na quinta, depois do jogo adiado entre Mogi e Pinheiros.

Deram o tom: Marquinhos e Marcelinho foram os “caras” da vitória flamenguista. O camisa 11 foi o cestinha do jogo, com 22 pontos (6/10 nos arremessos de quadra), e ainda pegou oito rebotes. Já o capitão marcou 18 pontos e ainda contribuiu com seis rebotes e quatro assistências.

Marca histórica: Maior reboteiro da história, Olivinha se tornou o sexto jogador a chegar aos cinco mil pontos no NBB CAIXA. Com sua primeira cesta na partida, o ala/pivô atingiu a histórica marca e igualou o feito conquistado apenas por Shamell, Marquinhos, Alex Garcia, Marcelinho e Giovannoni. O camisa 16 totalizou quatro pontos e três rebotes no jogo.

Difícil de ver: Durante o primeiro quarto, Varejão recebeu passe de Ramon e acertou sua primeira bola de 3 pontos no NBB CAIXA. Em toda sua carreira na NBA, que durou quase 15 anos, o pivô converteu apenas um arremesso de longa distância.

Fala aí: “Eu sei qual é meu papel dentro do time é não é chutar de fora. Mas de vez em quando a gente arrisca e espero que continue caindo (risos)”, disse Varejão, que conquistou seu terceiro duplo-duplo (13 pontos e 11 rebotes) nos últimos quatro jogos.

“Agora que estou começando a sentir que o ritmo ta chegando. Fique muito tempo sem jogar e precisava desses jogos para chegar bem nos playoffs. Agora vamos ter duas semanas de treinos e vou fazer bastante 5×5 para chegar com ritmo bom aos playoffs”, completou o pivô, que disputou 13 jogos neste NBB CAIXA, com médias de 9,5 pontos e 7,6 rebotes por jogo.

Eles tentaram: Com 17 pontos (16 no segundo tempo), o norte-americano Dawkins foi o cestinha do Vitória, seguido por seu compatriota Shaw, que marcou 15. Já o pivô Kurtz conseguiu um duplo-duplo de dez pontos e 13 rebotes e foi outro destaque do time baiano no jogo.

Do início ao fim: O Flamengo liderou a partida de ponta a ponta. Com grande aproveitamento nas bolas de 3, a equipe carioca fechou o primeiro tempo com 21 pontos de frente. Já na segunda etapa, mesmo com a melhora do Vitória, os donos da casa não deram chances de reação e garantiram o triunfo que rendeu a liderança da fase de classificação com tranquilidade no fim.

Baixa importante: Com dores na costela, o pivô Murilo Becker desfalcou o Vitória nesta terça-feira. No entanto, o atual campeão do Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas não será problema para os playoffs.