HOJE
Menino talentoso
Por
Com apenas 18 anos, garoto Gabriel Jaú tem atuação destacada e rouba a cena na vitória do Bauru sobre o Brasília no Jogo 2

Jaú teve muita personalidade e brilhou em uma partida recheada de astros (Caio Casagrande/Bauru Basket)
Em uma quadra com Guilherme Giovannoni, Alex Garcia, Jefferson, Fúlvio, entre outros grandes nomes do basquete nacional, um jovem de apenas 18 anos roubou a cena. Com muita personalidade, o garoto Gabriel Jaú teve uma grande atuação e foi um dos destaques da vitória do Gocil/Bauru Basket no Jogo 2 da série contra o UniCEUB/BRBCARD/Brasília, neste domingo, no Ginásio da Asceb, na capital federal.
De longe com seu melhor desempenho entre os profissionais, Jaú ficou pouco mais de 18 minutos em quadra e marcou expressivos 17 pontos, além de dois rebotes e duas assistências. Só Gui Deodato, com 19 pontos, marcou mais pontos do que o camisa 25 pela equipe bauruense na partida.
“Jogamos como uma equipe deve jogar, muito unida e forte defensivamente. Estou feliz por ter mostrado meu trabalho e é continuar sempre assim para evoluir a cada dia e ajudar o time sempre. Hoje saio de quadra com o sorriso de orelha. É meu primeiro NBB e poder fazer um jogo como esse me deixa muito feliz”, disse o menino.
Um dos mais jovens atletas desta edição do NBB CAIXA, Jaú teve sua grande prova de fogo no terceiro quarto e o resultado foi para lá de empolgante. Logo no começo da parcial, o garoto substituiu Shilton, que marcou sua terceira falta, e entrou em quadra em um momento difícil para o Bauru.

Personalidade de gente grande: Jaú não se intimidou com pressão da Asceb e teve ótima atuação (Caio Casagrande/Bauru Basket)
Com muita personalidade, Jáú não se mostrou nervoso com a situação e marcou 11 pontos praticamente seguidos em um momento crítico e foi fundamental para que Bauru segurasse a reação do Brasília e mantivesse a partida equilibrada. O auge do jovem jogador foi em uma cesta seguida de falta na reta final do período.
“Antes dos jogos, eu sempre tento visualizar o que vou fazer na partida. Isso me faz bem porque entro em quadra já sabendo o que vou fazer. Para enfrentar nomes como Giovannoni e Lucas Mariano você tem que estar muito bem preparado”, disse o camisa 25 do Bauru.
Nascido em Jaú, cidade vizinha de Bauru, Gabriel carrega o nome de sua terra natal como apelido desde pequeno, quando iniciou nas categorias de base do próprio Bauru. Mesmo com apenas 18 anos, o versátil ala/pivô já ainda atuou no Palmeiras e passou pelo basquete espanhol antes de voltar ao Bauru, no ano passado.
Um dos grandes nomes da nova geração do basquete nacional, Jaú disputou a LDB 2015 pela Seleção Brasileira Sub-17 e fez parte do elenco verde-amarelo que conquistou o terceiro lugar na Copa América Sub-18, em 2016. Em seu primeiro NBB CAIXA, o garoto passou pelo tradicional trote da equipe bauruense e teve seu cabelo raspado antes do início dos playoffs.
“Agora está bonito, mas no primeiro jogo contra Macaé eu estava muito feio (risos). Mas isso faz parte e todos já foram calouros uma vez na vida”, disse Jaú, ao lembrar do corte “diferente” feito por seus companheiros de time.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca