#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Menino talentoso

23-04-2017 | 09:06
Por

Com apenas 18 anos, garoto Gabriel Jaú tem atuação destacada e rouba a cena na vitória do Bauru sobre o Brasília no Jogo 2

Jaú teve muita personalidade e brilhou em uma partida recheada de astros (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Em uma quadra com Guilherme Giovannoni, Alex Garcia, Jefferson, Fúlvio, entre outros grandes nomes do basquete nacional, um jovem de apenas 18 anos roubou a cena. Com muita personalidade, o garoto Gabriel Jaú teve uma grande atuação e foi um dos destaques da vitória do Gocil/Bauru Basket no Jogo 2 da série contra o UniCEUB/BRBCARD/Brasília, neste domingo, no Ginásio da Asceb, na capital federal.

De longe com seu melhor desempenho entre os profissionais, Jaú ficou pouco mais de 18 minutos em quadra e marcou expressivos 17 pontos, além de dois rebotes e duas assistências. Só Gui Deodato, com 19 pontos, marcou mais pontos do que o camisa 25 pela equipe bauruense na partida.

“Jogamos como uma equipe deve jogar, muito unida e forte defensivamente. Estou feliz por ter mostrado meu trabalho e é continuar sempre assim para evoluir a cada dia e ajudar o time sempre. Hoje saio de quadra com o sorriso de orelha. É meu primeiro NBB e poder fazer um jogo como esse me deixa muito feliz”, disse o menino.

Um dos mais jovens atletas desta edição do NBB CAIXA, Jaú teve sua grande prova de fogo no terceiro quarto e o resultado foi para lá de empolgante. Logo no começo da parcial, o garoto substituiu Shilton, que marcou sua terceira falta, e entrou em quadra em um momento difícil para o Bauru.

Personalidade de gente grande: Jaú não se intimidou com pressão da Asceb e teve ótima atuação (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Com muita personalidade, Jáú não se mostrou nervoso com a situação e marcou 11 pontos praticamente seguidos em um momento crítico e foi fundamental para que Bauru segurasse a reação do Brasília e mantivesse a partida equilibrada. O auge do jovem jogador foi em uma cesta seguida de falta na reta final do período.

“Antes dos jogos, eu sempre tento visualizar o que vou fazer na partida. Isso me faz bem porque entro em quadra já sabendo o que vou fazer. Para enfrentar nomes como Giovannoni e Lucas Mariano você tem que estar muito bem preparado”, disse o camisa 25 do Bauru.

Nascido em Jaú, cidade vizinha de Bauru, Gabriel carrega o nome de sua terra natal como apelido desde pequeno, quando iniciou nas categorias de base do próprio Bauru. Mesmo com apenas 18 anos, o versátil ala/pivô já ainda atuou no Palmeiras e passou pelo basquete espanhol antes de voltar ao Bauru, no ano passado.

Um dos grandes nomes da nova geração do basquete nacional, Jaú disputou a LDB 2015 pela Seleção Brasileira Sub-17 e fez parte do elenco verde-amarelo que conquistou o terceiro lugar na Copa América Sub-18, em 2016. Em seu primeiro NBB CAIXA, o garoto passou pelo tradicional trote da equipe bauruense e teve seu cabelo raspado antes do início dos playoffs.

“Agora está bonito, mas no primeiro jogo contra Macaé eu estava muito feio (risos). Mas isso faz parte e todos já foram calouros uma vez na vida”, disse Jaú, ao lembrar do corte “diferente” feito por seus companheiros de time.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.