HOJE
Merecido
Por Liga Nacional de Basquete
Vice-campeão com elenco mais jovem da história das Finais, Gustavo De Conti fatura Troféu Ary Vidal de Melhor Técnico da temporada pela 2ª vez

Vice-campeão, Gustavo De Conti levou as filhas Júlia (7 anos) e Bruna (4 anos) para receber seu 2º Troféu Ary Vidal na carreira (João Pires/LNB)
O Troféu Ary Vidal de Melhor Técnico do NBB CAIXA 2016/2017, oferecido pela SKY, é de Gustavo De Conti. Na noite desta terça-feira, na Festa dos Melhores do Ano, em São Paulo, o atual vice-campeão da competição desbancou Régis Marrelli (Universo/Vitória) e César Guidetti (EC Pinheiros) e teve sua grande temporada pelo Paulistano/Corpore recompensada.
“Para mim, prêmio individual em esporte coletivo é meio esquisito. É uma coração do nosso trabalho, não do meu trabalho. É um trabalho da comissão técnica toda, dos jogadores, porque um sem o outro ninguém ganha nada. É um prêmio de todo o conjunto do Paulistano. Fico feliz porque esse prêmio é de todos nós”, declarou Gustavo De Conti.
Aos 37 anos, Gustavo conquistou o troféu pela segunda vez na carreira. A primeira foi em 2013/2014, quando levou o Paulistano à decisão do NBB CAIXA pela primeira vez na história. Naquela ocasião, acabou derrotado em jogo único, no Rio de Janeiro, por 78 a 73.
“Ganhar o troféu pela segunda vez é motivo de muito orgulho. O NBB tem grandes treinadores, e poder ganhar esse prêmio entre tantos bons treinadores é muito bom. Quando vamos jogar contra uma equipe, sempre estudamos o técnico adversário também. Sempre estudamos mais para estar na frente dos outros treinadores. Então o nível dos técnicos do NBB também faz com que todos elevem seus níveis”, analisou De Conti.
Uma das coisas que deixou a premiação de Gustavinho ainda mais especial foi que, além de seus assistentes Beto Jayme e Eran Scherzer, suas filhas Júlia (7 anos) e Bruno (4 anos) e a esposa Alessandra subiram no palco para receber o Troféu Ary Vidal junto com ele. Para o treinador, a família
“Isso é o mais importante de tudo. Para mim um troféu individual em um esporte coletivo é meio estranho, mas para elas (Júlia e Bruna) é o papai que ganhou e isso é o mais importante (risos). Minhas filhas estão com o troféu e não querem largar. Isso não tem preço, é mais importante do que qualquer título ou prêmio. Ver que elas estão felizes já me deixa ainda mais feliz”, falou Gustavinho.
Gustavo levou o Paulistano ao vice-campeonato de maneira incrível, tendo nas mãos o time mais jovem da história a chegar às Finais, com média de idade de 21,9 anos. Quinto colocado na fase de classificação, despachou Solar Cearense (oitavas) e Franca Basquete (quartas) no Jogo 5 e chegou à decisão após varrer o Vitória, de Régis Marrelli, nas semifinais por 3 a 0.
Já nas Finais contra o Gocil/Bauru, chegou a colocar uma mão na taça de campeão ao abrir 2 a 0 na série melhor de cinco, mas acabou levando a virada do Dragão, que conquistou o título pela primeira vez na história. Ao todo, De Conti e o Paulistano tiveram desempenho final de 21 vitórias em 32 partidas disputadas neste NBB CAIXA (65,6% de aproveitamento).
Assim como o restante das categorias, Gustavo De Conti foi eleito o Melhor Técnico através de uma votação, que contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 15 equipes que disputaram a nona edição do NBB CAIXA, além da imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros.

Gustavo De Conti foi técnico da Seleção Brasileira no vice-campeonato no Sul-Americano 2016 (João Pires/LNB)
Nascido no Rio de Janeiro (RJ), Gustavo De Conti comanda a equipe adulta do Paulistano desde a temporada 2011/2012. Em 2012, passou a integrar a comissão técnica da Seleção Brasileira, com participações em dois Jogos Olímpicos (Londres 2012 e Rio 2016) e uma Copa do Mundo de 2014 como auxiliar de Rubén Magnano. Como técnico principal, comandou o Brasil em dois Sul-Americanos (2011 e 2016), com direito a vice-campeonato no último.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Confira todos os vencedores do Troféu Ary Vidal na história do NBB CAIXA:
2016/2017 – Gustavo De Conti (Paulistano)
2015/2016 – José Neto (Flamengo)
2014/2015 – Dedé Barbosa (Limeira)
2013/2014 – Gustavo De Conti (Paulistano)
2012/2013 – Lula Ferreira (Franca)
2011/2012 – Régis Marrelli (São José)
2010/2011 – Hélio Rubens (Franca)
2009/2010 – Lula Ferreira (Brasília)
2008/2009 – Paulo Chupeta (Flamengo)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
