#JOGAJUNTO

NBB Caixa

São Paulo:A primeiraimpressão

28-05-2021 | 01:06
Por Liga Nacional de Basquete

Logo na primeira participação em playoffs, São Paulo chegou às Finais em uma campanha incrível; relembre a trajetória

Após a derrota para o Flamengo por 93 a 85 no Jogo 3 das Finais do NBB 2020/2021, o São Paulo ficou com o vice-campeonato da competição. A campanha, mesmo com o segundo lugar, é positiva, ainda mais olhando para a trajetória do clube do Morumbi durante toda a temporada.

“Ninguém gosta de perder, de sentir essa sensação que estamos sentindo, ainda mais após três jogos bem disputados e resolvidos nos momentos finais. O que eu tenho para dizer é que esse é o primeiro ano do São Paulo em playoffs e batemos de frente com o Flamengo, que já venceu três torneios só nessa temporada. Fico feliz, mesmo não sendo o que queríamos, e agradeço a Deus pela temporada, por tudo e todos. Lutamos, estivemos juntos até o fim”, disse Lucas Mariano, pivô do São Paulo.

Georginho com troféu de vice-campeão do NBB do São Paulo

O caminho até a final começou lá atrás, ainda na fase de classificação, quando o time treinado pelo experiente e multicampeão Cláudio Mortari alcançou a incrível marca de 23 vitórias em 30 jogos – 76,7% de aproveitamento. Nos Playoffs, o caminho também foi positivo logo de cara, com duas expressivas vitórias em séries em cima de Corinthians e Minas.

+ Tabela de Classificação do NBB 2020/2021

O primeiro triunfo, ainda nas quartas de final, fase que o São Paulo garantiu vaga direta por terminar entre os quatro primeiros na temporada regular, foi de forma arrasadora e histórica em cima do rival Corinthians. Ao todo, foram três vitórias sem muitos sustos que garantiram o Tricolor do Morumbi nas semifinais da competição, onde enfrentou o Minas.

Já nas semifinais, o Tricolor do Morumbi realizou uma série mágica frente ao Minas Tênis Clube, 2º colocado na fase de classificação com 26 vitórias em 30 jogos. No primeiro duelo a vitória veio de forma tranquila, com a equipe paulista administrando bem a vantagem – 88 a 70. Enquanto isso, nos Jogos 2 e 3 tiveram a tranquilidade passou longe e as partidas tiveram contornos dramáticos, com duas vitórias para o tricolor nos segundos finais.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Garantido nas Finais do NBB, a primeira da história do clube, o Tricolor do Morumbi demonstrou força ao longo dos três jogos, competindo bola a bola e ponto a ponto do início ao fim. O primeiro e o segundo duelo, ambos decididos na última bola, exemplificam muito bem isso.

No terceiro e derradeiro jogo, a equipe precisava vencer, fez um jogo duro, mas teve pela frente um Flamengo afiado, que anotou 14 bolas de três pontos, chutando para 192 pontos na partida (48% de aproveitamento nos chutes).

O revés veio e o rubro-negro carioca conquistou o título, mas a torcida tricolor, com toda certeza, ficou com um gostinho de quero mais e que a equipe pode e deve entregar alegrias nas próximas temporadas, se firmando de vez como um time de campanha meteórica no basquete, assim como foi mostrado nessa temporada, com disputas de semifinais de Campeonato Paulista, final de Copa Super 8, Final Four de Basketball Champions League Américas e Finais do NBB.

NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, BetMotion, KitchenAid, Moss, IMG Arena e Genius Sports.