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NBB Caixa

intercâmbio proveitoso

10-05-2024 | 05:36
Por Marcius Azevedo

Minas aproveita aprendizado em visita ao Orlando Magic para ampliar ações e vê resultado em relação ao público na temporada 2023/24 do NBB CAIXA

A Arena UniBH  vai estar lotada para o confronto entre Minas Tênis Clube e São Paulo, neste sábado (11/05), no jogo 4 da série melhor de cinco pelas quartas de final dos Playoffs do NBB CAIXA. Mas não é apenas o caráter decisivo da partida que vai levar um bom público ao ginásio. Depois de um intercâmbio em Orlando, com visitas ao Orlando Magic e ao Lakeland Magic, proporcionado pela Liga Nacional de Basquete e pela NBA, em fevereiro de 2023, o clube decidiu unir algumas estratégias vistas por lá com ações que já estavam sendo realizadas por aqui e assim aprofundar o relacionamento com seus torcedores.

Minas conseguiu atingir o maior público acumulado do basquete em uma temporada. Foto: Hedgard Moraes/MTC

O Passe Minas Storm, que funciona como uma espécie de sócio torcedor, por exemplo, foi aprimorado. O clube não conseguia mensurar algumas informações básicas dos torcedores, como nome, idade, gênero, entre outras características. Situação que mudou após uma parceria com a Total Player, que colocou um chip nas camisas que servem como ingresso em todos os jogos do basquete na Arena UniBH, para colher os dados.

Com essas e outras estratégias criadas na temporada 2023/24 do NBB CAIXA, o Minas conseguiu atingir o maior público acumulado do basquete em uma temporada na Arena UniBH, além de registrar o maior público em um jogo de NBB na história no clube, com 2.732 torcedores contra o São Paulo, na última sexta-feira (3/5), no primeiro jogo pelas quartas de final dos playoffs. Dentro do Top 10 histórico, três partidas são da atual temporada, superando, inclusive, a final da Copa Super 8 de 2022, quando a equipe minastenista conquistou seu primeiro título nacional.

“Com a experiência proporcionada pela LNB e pela NBA de levar representantes da modalidade aos Estados Unidos para conhecer o que é feito na maior liga do mundo, conseguimos criar estratégias pioneiras no clube e fidelizar o nosso público, além de trazer novos torcedores para a Arena UniBH. O resultado tem sido muito positivo e motivador para crescermos ainda mais nossa base de fãs nas próximas temporadas”, afirmou Carlos Henrique Martins Teixeira, presidente do Minas Tênis Clube.

Chip na camisa

Em parceria com a Total Player, o Minas encontrou uma maneira de colher os dados dos torcedores. Foi implementado um chip no Passe Minas Storm. Quando o torcedor adquire a camisa, ele precisa informar seu nome, data de nascimento, telefone e e-mail. Assim, é possível ter uma noção inicial de quem é o cliente. Ao chegar para o jogo, a presença do torcedor é registrada pela leitura do chip.

Mensagens via WhatsApp

O passo seguinte foi iniciar um projeto-piloto de CRM (Customer Relationship Management), no qual essas informações dos torcedores são utilizadas para proporcionar experiências fidelizadas. O Minas usa o WhatsApp para este relacionamento. Durante a temporada regular, por exemplo, o clube usou o canal para convocar os torcedores que faltaram três jogos consecutivos em troca de um upgrade no ingresso. Já os mais fiéis, que foram em pelo menos nove jogos, eram informados de que têm direito a um brinde exclusivo caso completem 10 partidas. No último jogo do mês na Arena UniBH, os aniversariantes do mês que estiveram no local são presenteados com um brinde.

Cadeira Vip

Com a ideia de aumentar o número de vendas das cadeiras de quadra, o Minas fez uma campanha pelo Instagram para divulgação do “assento vip”, que concede um lanche Sadia para quem adquire o bilhete para esse local.

O Minas criou um camarote temático com produtos Sadia. Foto: Hedgard Moraes/MTC

Camarotes

A “setorização” dos espaços da Arena atreladas a marcas como é feito em Orlando foi replicado pelo Minas. Foi criado um camarote temático com produtos Sadia e totalmente equipado pela Whirlpool com equipamentos da Consul, uma parceria da modalidade com as duas marcas. A criação de experiências corporativas para negócios por meio de vendas de pacotes para a TOTVS e Qi Network ao longo da temporada foi outro aprendizado replicado pelo clube.

Camarote equipado pela Whirlpool com equipamentos da Consul. Foto: Hedgard Moraes/MTC

Parceria com Prefeitura e Estado

Parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte mobiliza escolas da rede pública municipal para irem gratuitamente aos jogos, com transporte e alimentação incluso. O mesmo foi feito com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese) para prefeituras e projetos sociais vinculados ao ICMS esportivo.

Parceria com veículos

Seguindo o modelo NBA de fortalecimento de parcerias com mídias regionais para maior alcance do fã da equipe, outra novidade foi o início das transmissões dos jogos do Minas no NBB CAIXA no canal da rádio Itatiaia no YouTube. Além de ajudar no fomento da modalidade, são realizados sorteios de ingressos e do Passe durante a programação e das transmissões da partida. Além da Itatiaia, outros sete veículos de comunicação foram contemplados com pares de ingresso para sorteio em todos os jogos da temporada.

Influenciadores

Para a estreia nas quartas de final, o Minas fez uma parceria com o influenciador de basquete de BH, o Victão, do Basquete pra Vida, que produziu conteúdos com os atletas e individualmente com a ideia de convidar seus seguidores para uma espécie de “Meet and Greet” durante o jogo. Ele também divulgou o link de venda de ingressos, e quem comprasse pelo link pagaria meia-entrada.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.