HOJE
Liderança em jogo
Por Juvenal Dias
Minas e Flamengo fazem duelo repleto de ingredientes: vale a liderança do NBB CAIXA, é o jogo 500 de Gustavinho e pode ser prévia da final da Super 8; SporTV transmite ao vivo
A partida desta quinta-feira (11/01), às 19h, na Arena UniBH, já não seria apenas um duelo comum de meio de temporada do NBB CAIXA 2023/24 por se tratar de um Minas contra Flamengo. Ao acrescentar que é uma partida que vale a liderança da tabela, a importância da vitória aumenta para os dois lados. Além disso, há outros ingredientes: é o jogo de número 500 na carreira do técnico rubro-negro Gustavinho de Conti; pode ser a prévia de uma possível final de Copa Super 8 e é o embate que ocorre um dia após o aniversário do ala mineiro Danilo Fuzaro. Um confronto recheado de ingredientes e que terá a transmissão do SporTV.
No dia 13 de outubro de 2023, a 16ª temporada do NBB CAIXA teve início no Maracanãzinho com um duelo antecipado entre Flamengo e Minas, porque o time carioca tinha um amistoso contra o Orlando Magic alguns dias depois. O Minas venceu por 87 a 70 e largou na frente da tabela. Essa foi uma das únicas duas derrotas do Mengão e uma das 15 vitórias da Tempestade no primeiro turno, que acabou com o carioca superando o minero por uma vitória. Ambos estão classificados para a Super 8, com mandos garantidos até uma possível final, quando podem ter um novo encontro no ginásio do tapinha inicial da temporada.
O segundo turno começou para as duas equipes na última segunda com o Minas superando o Botafogo e o Flamengo vencendo o clássico contra o R10 Score Vasco da Gama. Ou seja, continuam com a diferença na tabela de uma vitória (17 a 16) a favor do Rubro Negro. Caso o Minas cumpra com o dever de casa, as campanhas serão igualadas e o time mineiro levará vantagem pelo confronto direto. Por outro lado, se o Flamengo devolver o resultado da primeira partida, abre uma frente maior para seus concorrentes mais próximos, o próprio Minas e o Sesi Franca.
Muita coisa em jogo

Danilo Fuzaro pronto para arremessar a bola. Foto: Hedgard Moraes/ MTC
Ala do Minas, Danilo Fuzaro completou 30 anos nesta quarta-feira e será um dos que entrarão em quadra com a motivação extra. Ao ser questionado se tem presente melhor do que a vitória, respondeu: “Acredito que não, seria um baita de um presente. Ficaria muito feliz com uma vitória e vamos trabalhar para que ela venha”.
No entanto, o camisa 9 da Tempestade sabe o que está prestes a encarar: “Será o jogo mais difícil da temporada até aqui. Os dois times cresceram bastante durante o campeonato, então será um jogo muito disputado na Arena UniBH. É uma partida importantíssima. É um jogo para nos dar moral e continuarmos crescendo na competição, uma eventual derrota não é o fim, pois o campeonato é muito longo. Mas, é claro que queremos sair com a vitória dentro da nossa casa”, completou o jogador, que é o quinto do time na média de pontos (9,6) e de assistências (2,3).
Treinador do Minas, Léo Costa lembra qual foi a chave para conquistar a primeira vitória do NBB CAIXA 2023/24: “No primeiro jogo contra o Flamengo, conseguimos manter a concentração e a consistência dos dois lados da quadra por 40 minutos, e isso fez toda a diferença para a nossa vitória. Temos que repetir isso para termos sucesso novamente”.
O técnico está atento a tudo o que pode pesar neste novo confronto: “Certamente será um jogo de alta exigência física, técnica e tática, onde qualquer detalhe pode fazer a diferença para a vitória. É um jogo que certamente tem um atrativo a mais, pois com a vitória reassumimos a liderança do NBB. É com esse pensamento e objetivo que entraremos em quadra”, completou.
Ex-jogador do Minas, Gui Deodato aparece no elenco do Flamengo como o segundo na média de pontos (12,6), o terceiro em assistências (2,4) e o quarto em eficiência (12,7). O ala elogiou a equipe que defendeu nas temporadas 2019/20 e 2021/22. “São as duas equipes que na minha opinião mais chamam atenção no campeonato, junto ao Franca”, opiniou.
Apesar de ser um confronto do início do segundo turno, Deodato disse que o Flamengo encara o duelo com importância especial.
“A gente tem colocado como uma final para nós. É um confronto direto e temos certeza que vamos nos encontrar lá na frente em termos de classificação. É muito importante se impor contra uma equipe como o Minas”, revelou o ala.
Destaque no banco

Gustavinho será o primeiro técnico com 500 jogos no NBB CAIXA. Foto: Paula Reis/ CRF
Um grande personagem do jogo não estará em quadra, mas sim no banco, comandando os atletas do Flamengo. Gustavo de Conti será o primeiro da história do NBB CAIXA a completar 500 partidas como técnico na competição. Gustavinho comandou o Paulistano por oito temporadas e conquistou o título da temporada 2017/18, antes de se transferir para o Flamengo e repetir o feito em 2018/19 e 2020/21. Ele também acumula a função de técnico da Seleção Brasileira masculina.
“Acho que esse número de 500 jogos ser justamente contra o Minas é muito emblemático, ainda mais nessa situação de disputa do primeiro lugar do NBB CAIXA, quem vencer estará na liderança. É emblemático porque é a minha cara, desses 500 jogos, a esmagadora maioria eu comandei como se fosse final de campeonato, como se fosse o último jogo, encarando com muita seriedade, exigindo o máximo dos atletas e da comissão que esteve ao meu lado. É emblemático porque retrata bem o que foi minha trajetória nesses 500 jogos do NBB CAIXA”.
Comandante do adversário, Léo Costa reconhece o valor da marca, mas sabe que as festividades ficarão fora da quadra.
“Parabenizo o Gustavo por sua trajetória no NBB CAIXA. Um treinador muito experiente, e que apesar da marca dos 500 jogos, estará focado na partida. Por isso, nesse momento o meu foco é totalmente na nossa equipe e o pensamento voltado na busca pela vitória”, comentou.
A certeza é que estão postos todos os ingredientes para mais um grande duelo histórico no NBB CAIXA, com direito a cereja no bolo e vela. Resta saber se o desejo realizado será de quem apagou pelos 30 anos de vida ou pelos 500 jogos completados.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca