HOJE
Vaga em jogo
Por Liga Nacional de Basquete
No duelo entre maestros argentinos, Minas e Fortaleza se enfrentam em BH em busca da semifinal da Super 8; Uol, Jumper e YouTube do NBB CAIXA transmitem ao vivo, às 19h
Quando a bola subir para Minas e Fortaleza Basquete Cearense, os times já saberão quem será o adversário do vencedor na semifinal da Copa Super 8. Isso porque o duelo ocorre logo após o jogo entre Sesi Franca e UNIFACISA. A segunda partida das quartas de final entre o time mineiro e o cearense será no sábado, às 19h, na Arena UniBH, com transmissão do UOL, da Jumper Brasil e do YouTube do NBB CAIXA. Será um confronto da Tempestade, que busca o bicampeonato do torneio, contra o Carcalaion, que sonha com o título inédito.
O Minas conquistou a Super 8 em 2022, quando bateu a UNIFACISA, o Flamengo e o São Paulo. Participou das cinco edições anteriores da Copa, mas este é o ano que melhor ficou posicionado no primeiro turno do NBB CAIXA, com a segunda colocação na tabela. É a única equipe que levantou o troféu além do Flamengo e Sesi Franca. Das estatísticas coletivas, o Minas lidera como a equipe que mais converte bolas de 3 na temporada 2023/24 (10,8) e que mais dá assistências (21) por jogo. Assim, obviamente que um de seu jogadores, o ala Felipe Vezaro, iria se destacar, com 57% de aproveitamento na linha de três, o melhor da história do NBB CAIXA. Outro destaque fica por conta do jovem armador argentino Franco Baralle, que lidera os números de assistências e eficiência dentro do elenco mineiro.
A Tempestade classificou-se com a segunda melhor campanha e foi o time que garantiu-se na Super 8 com mais tempo de antecedência. Os comandados de Léo Costa fecharam o primeiro turno do NBB CAIXA com 15 vitórias e 3 derrotas. Isso dá a vantagem de decidir em casa nas quartas de final e também, caso avance, na semifinal. A única possibilidade de uma final fora de casa será um eventual encontro com o Flamengo, todas as demais combinações vindas do outro lado permitem ao Minas jogar na Arena UniBH.
Já o Fortaleza é quase um estreante da Super 8, pois sua única participação anterior foi em 2021, quando foi superado nas quartas pelo Bauru Basket. Dessa forma, o Carcalaion tenta não apenas um título inédito, mas também sua primeira vitória na competição, o que pode representar também a primeira vitória nordestina na Copa. A equipe conta com o entrosamento de três norte-americanos para conseguir mais volume de jogo, os alas Dexter McClanahan e Willian Buford Jr e o pivô Eden Ewing, atual campeão do Torneio de Enterradas do Jogo das Estrelas e que veio do Minas para esta temporada. Quem orquestra as ações é um armador que fará um duelo argentino contra Baralle, Sebastián Orresta, que lidera o NBB CAIXA em aproveitamento de bolas de 2 (73%).
Os comandados de Flávio Espiga, ex-técnico do Minas, classificaram-se com a sétima colocação no primeiro turno do NBB CAIXA. O treinador promoveu o melhor início da história do time na competição nacional, chegou a ficar ameaçado de não classificar, mas garantiu-se entre os oito melhores com 10 vitórias e 8 derrotas. Portanto, decide fora de casa nas quartas e também, caso avance, na semifinal. A única possibilidade de jogar no Centro de Formação Olímpica na Super 8 é em uma eventual final contra o Bauru Basket, que foi o oitavo.
No confronto do primeiro turno, o Minas venceu o Fortaleza Basquete Cearense por 93 a 88, jogando justamente na Arena UniBH, mesmo local da partida deste sábado.
Desse modo, o segundo confronto da Copa Super 8 terá diversos duelos entre jogadores estrangeiros e de estilos distintos, de um time que arrisca bastante de fora do perímetro contra outro que invade o garrafão para anotar boa parte de seus pontos.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.