HOJE
Vaga em jogo
Por Liga Nacional de Basquete
No duelo entre maestros argentinos, Minas e Fortaleza se enfrentam em BH em busca da semifinal da Super 8; Uol, Jumper e YouTube do NBB CAIXA transmitem ao vivo, às 19h
Quando a bola subir para Minas e Fortaleza Basquete Cearense, os times já saberão quem será o adversário do vencedor na semifinal da Copa Super 8. Isso porque o duelo ocorre logo após o jogo entre Sesi Franca e UNIFACISA. A segunda partida das quartas de final entre o time mineiro e o cearense será no sábado, às 19h, na Arena UniBH, com transmissão do UOL, da Jumper Brasil e do YouTube do NBB CAIXA. Será um confronto da Tempestade, que busca o bicampeonato do torneio, contra o Carcalaion, que sonha com o título inédito.

Felipe Vezaro é o grande chutador de bolas de 3 para o Minas. Foto: Hedgard Moraes/ MTC
O Minas conquistou a Super 8 em 2022, quando bateu a UNIFACISA, o Flamengo e o São Paulo. Participou das cinco edições anteriores da Copa, mas este é o ano que melhor ficou posicionado no primeiro turno do NBB CAIXA, com a segunda colocação na tabela. É a única equipe que levantou o troféu além do Flamengo e Sesi Franca. Das estatísticas coletivas, o Minas lidera como a equipe que mais converte bolas de 3 na temporada 2023/24 (10,8) e que mais dá assistências (21) por jogo. Assim, obviamente que um de seu jogadores, o ala Felipe Vezaro, iria se destacar, com 57% de aproveitamento na linha de três, o melhor da história do NBB CAIXA. Outro destaque fica por conta do jovem armador argentino Franco Baralle, que lidera os números de assistências e eficiência dentro do elenco mineiro.
A Tempestade classificou-se com a segunda melhor campanha e foi o time que garantiu-se na Super 8 com mais tempo de antecedência. Os comandados de Léo Costa fecharam o primeiro turno do NBB CAIXA com 15 vitórias e 3 derrotas. Isso dá a vantagem de decidir em casa nas quartas de final e também, caso avance, na semifinal. A única possibilidade de uma final fora de casa será um eventual encontro com o Flamengo, todas as demais combinações vindas do outro lado permitem ao Minas jogar na Arena UniBH.

Sebastián Orresta tem o melhor aproveitamento de bolas de 2 para o Fortaleza BC. Foto: Hedgard Moraes/ MTC
Já o Fortaleza é quase um estreante da Super 8, pois sua única participação anterior foi em 2021, quando foi superado nas quartas pelo Bauru Basket. Dessa forma, o Carcalaion tenta não apenas um título inédito, mas também sua primeira vitória na competição, o que pode representar também a primeira vitória nordestina na Copa. A equipe conta com o entrosamento de três norte-americanos para conseguir mais volume de jogo, os alas Dexter McClanahan e Willian Buford Jr e o pivô Eden Ewing, atual campeão do Torneio de Enterradas do Jogo das Estrelas e que veio do Minas para esta temporada. Quem orquestra as ações é um armador que fará um duelo argentino contra Baralle, Sebastián Orresta, que lidera o NBB CAIXA em aproveitamento de bolas de 2 (73%).
Os comandados de Flávio Espiga, ex-técnico do Minas, classificaram-se com a sétima colocação no primeiro turno do NBB CAIXA. O treinador promoveu o melhor início da história do time na competição nacional, chegou a ficar ameaçado de não classificar, mas garantiu-se entre os oito melhores com 10 vitórias e 8 derrotas. Portanto, decide fora de casa nas quartas e também, caso avance, na semifinal. A única possibilidade de jogar no Centro de Formação Olímpica na Super 8 é em uma eventual final contra o Bauru Basket, que foi o oitavo.
No confronto do primeiro turno, o Minas venceu o Fortaleza Basquete Cearense por 93 a 88, jogando justamente na Arena UniBH, mesmo local da partida deste sábado.
Desse modo, o segundo confronto da Copa Super 8 terá diversos duelos entre jogadores estrangeiros e de estilos distintos, de um time que arrisca bastante de fora do perímetro contra outro que invade o garrafão para anotar boa parte de seus pontos.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca