#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vale vagano Super 8

18-12-2019 | 07:05
Por Liga Nacional de Basquete

Em colocações bem próximas, Minas (6º) e Pinheiros (7º) farão duelo decisivo visando a classificação para a Copa Super 8

Restam menos de 15 partidas para acabar o primeiro turno do NBB CAIXA 2019/2020. Com isso, o primeiro objetivo dos clubes na temporada se aproxima cada vez mais: a Copa Super 8. A briga pelas oito primeiras colocações do campeonato está a todo vapor, com algumas vagas ainda em aberto.

Uma partida em especial tem um peso importante nessa disputa: o confronto entre Minas Tênis Clube (6º) e EC Pinheiros (7º), nesta quinta-feira (19/12), às 19 horas, com transmissão ao vivo no Facebook.

Dentro do grupo de classificação para o torneio, os dois times vêm em uma fase boa na competição e possuem campanhas idênticas (sete vitórias e cinco derrotas). O time minastenista conseguiu embalar três vitórias consecutivas, a última delas fora de casa contra a Unifacisa, em outro confronto direto na tabela.

“Estamos conseguindo crescer principalmente no entendimento entre os jogadores, nesse entrosamento que leva realmente um tempo. Isso ficou mais evidente na última partida, contra a Unifacisa, em que jogamos bem dos dois lados da quadra e tivemos o controle da partida. No final, a diferença caiu, mas o jogo foi muito bem administrado. Espero que a gente consiga continuar nessa crescente, temos grandes objetivos na competição e está numa boa hora para começarmos a jogar nosso melhor basquete”, avaliou o treinador Léo Costa.

+Confira a classificação completa do NBB CAIXA 2019/2020

Léo Costa, do Minas (Orlando Bento/MTC)

Para o confronto com o Pinheiros, o comandante espera a mesma pegada dos jogos anteriores para conseguir um bom resultado e se aproximar ainda mais da Copa Super 8, um dos principais objetivos do Minas nesse primeiro turno.

“Assim como o último jogo, que era confronto direto, esse também tem essa mesma característica. Espero que o time consiga manter o mesmo nível de concentração que tivemos lá nas questões combinadas, principalmente na parte defensiva. Nosso time é experiente, está acostumado com esses momentos importantes. Claro que a competição ainda está no início, mas era o nosso primeiro objetivo estar entre os oito para participar da Copa Super 8. Dentro desse cenário é um jogo fundamental, e em casa temos que entrar com tudo para conquistar essa vitória”, completou o treinador.

+O que é a Copa Super 8? Saiba tudo do torneio que dá vaga para a Champions League Americas

César Guidetti, do Pinheiros (Antonio Penedo/Mogi das Cruzes)

Do outro lado, o Pinheiros também possui uma série de três vitórias consecutivas (sobre Basquete Cearense, Unifacisa e Corinthians). Depois de um começo irregular no campeonato, o time comandado pelo treinador César Guidetti depende apenas de si para confirmar sua participação na Copa Super 8.

“Faltam apenas três jogos para terminar o primeiro turno e tem muitos times brigando pela classificação para o Super 8. Tivemos um bom tempo para a preparação e agora é levarmos para quadra a energia necessária para executarmos taticamente o que está planejado. O resultado será uma consequência”, afirmou o técnico.

Betinho, do Pinheiros, e João Vitor, da Unifacisa (Daniel Vorley/Pinheiros)

O ala Betinho falou sobre o equilíbrio do NBB CAIXA, com as equipes muito próximas na classificação. Para ele, o jogo contra o Minas exigirá bastante da equipe, principalmente pela boa fase vivida pelos adversários.

“Antes de começar o Sul-Americano, traçamos metas e o Super 8 está entre nossas ambições, paralelamente ao NBB, que está a cada ano mais competitivo. Apenas duas ou três derrotas separam os oito primeiros. O importante é evoluirmos jogo a jogo. Minas está se encorpando e vem de uma vitória importante no Nordeste (Unifacisa). Possui várias opções de defesa e vai exigir concentração máxima”, destacou Betinho.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.